TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÂMPUS QUIRINÓPOLIS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE QUIRINÓPOLIS

CÂMPUS QUIRINÓPOLIS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Beatriz Cristina Ribeiro

 Carlla Esmerino dos Santos

 Larissa Silva Gonzaga Marçal

Mariana Clara Araújo Oliveira

Palloma Rodrigues Tosta

Patricia Moraes Silva

Patricia Oliveira Marcacine

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: “CIRCUITO JOGOS E BRINCADEIRAS”

QUIRINÓPOLIS, GOIÁS

2019

Beatriz Cristina Ribeiro

 Carlla Esmerino dos Santos

 Larissa Silva Gonzaga Marçal

Mariana Clara Araújo Oliveira

Palloma Rodrigues Tosta

Patricia Moraes Silva

Patricia Oliveira Marcacine

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: “CIRCUITO JOGOS E BRINCADEIRAS”

Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado à Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis, como exigência do Estágio Supervisionado em docência na Educação Infantil I, sob reponsabilidade da Professora Lara Patrícia Sandre.

QUIRINÓPOLIS, GOIÁS

2019

 INTRODUÇÃO

 As crianças desde muito pequenas, participam de uma diversidade de circunstâncias que cercam uma serie de atividades que envolvem jogos e brincadeiras. Ao executar as brincadeiras e jogos as crianças emitem e recebem vários benefícios, são atividades que ao se manifestarem aumentam um conjunto de habilidades e dinâmicas que envolvem atender e desenvolver uma serie de necessidades psicomotoras, e cognitivas.

Aprender brincando possibilita mais que uma diversão. Portanto, foi pensando na importância de vivenciar mais atividades que estimulem propiciar e potencializar a aprendizagem que desenvolvemos o Projeto de Intervenção Pedagógica no CMEI Marconzinho, no maternal, no período Matutino. O Projeto de Intervenção Pedagógica é uma proposta para auxiliar as praticas diárias do CMEI, mostrando que essas atividades é substancial para a adição de conhecimentos e habilidades que estimulem a coordenação motora da criança, uma pratica pedagógica que planejamos inspirar mais atividades como essas, para assim ajudar as crianças, os professores e o grupo gestor, mostrando a sua importância.

O projeto de Intervenção Pedagógica tem como tema “Circuito Jogos e Brincadeiras” busca atender as necessidades do CMEI. Desta forma, optamos para desenvolver as seguintes Brincadeiras e jogos: Brincadeira: Circuito de bambolê, corda bamba, jogo das cores e dança das cadeiras.

Este projeto será desenvolvido de forma lúdica com propósito de diversão e aprendizagem. Durante o estágio supervisionado todas do grupo na fase de observação, identificamos a necessidade de desenvolver e estimular a formação integral da criança. Além disso, quanto mais as brincadeiras e jogos forem inseridas dentro as atividades pedagógicas, mais habilidades em outras atividades as crianças vão demostrar.  

 

PROBLEMÁTICA

A utilização de jogos e Brincadeiras podem beneficiar as atividades em sala de aula?

A interação da criança com a prática diária de jogos e brincadeira pode auxiliá-la em outros ambientes como familiar e social?

 OBJETIVO GERAL

Desenvolver nas crianças, através de jogos e brincadeiras, o progresso e a ampliação do conhecimento, aumentando seu potencial na aprendizagem. Além de integrar convívio em seu processo social, familiar e escolar.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Compreender a importância de trabalho em equipe;

• Compreender a importância da agilidade, e da atenção;

 Aprender a importância de regras;

• Obter equilíbrio e ritmo em situações de tensão;

Desenvolver a capacidade de observação e percepção visual;

Compreender a sequência e ritmo correto de cada atividade;

• Reconhecer o percurso.

METODOLOGIA

Essa atividade será realizada na quadra do CMEI. Vamos reunir os Grupo IV na quadra, vamos nos apresentar pra eles, e vamos explicar o percurso que será feito, iremos dividir as crianças para fazerem a atividade, e vamos informar que no final haverá um prêmio para incentiva-los a fazer todo o percurso, e dizer que os colegas que já terminaram podem ajudar os que estão fazendo. Quando explicarmos, vamos fazer na prática para eles observarem como deve ser feito. A primeira atividade que será realizada será a sequência de cones onde eles andam em ziguezague, a próxima atividade será uma sequência de bambolê, onde a criança deverá pular com os dois pés dentro do bambolê e alguns com os pés separados, até chegar ao fim. A próxima atividade consiste em a criança colocar os dois pés na figura de pés, e sem tirar os pés do chão coloca as mãos nas figuras de mãos ate finalizar as figuras. Depois será a corda “bamba”, a corda será colocada em linha reta, e a criança deve pisar com um pé atrás do outro somente na corda, se pisar fora, deverá começar a atividade novamente. A quinta atividade, será o jogo das cores, no qual iremos colocar tapetes com determinadas cores e a criança terá que colocar um cone da mesma cor do tapete. Em sequência, colocaremos boliche para as crianças jogarem a bola e derrubarem o máximo de pinos que conseguirem. E para finalizarmos, terá a dança das cadeiras. Quando tivermos a última criança finalista, vamos parabenizá-los, e entregar o prêmio para todas as crianças e enfatizar como elas desempenharam bem as atividades.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        É muito importante que toda criança tenha liberdade de se expressar, partindo daqui a importância do brincar na vida da criança. A criança aprende, se desenvolve, socializa e se manifesta brincando, pois é quando se sente livre para pensar, imaginar, criar, expressar sentimentos e suas emoções. Mesmo desde quando muito pequenos, as crianças se expressam com balbucios e com gestos corporais.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. (BRASIL, 1998, p.22).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com