TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA: Estação das Sensações e Descobertas

Por:   •  24/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estação das Sensações e Descobertas

Janaina Albanez dos Santos RA:8741993740

Cintia Inês Ortino da Silva RA:9904016704

Tutora EAD: Thalita Garcia

Cotia, 21 Maio de 2017.

[pic 2]

Sumário

Introdução:......................................................................................3

Conteúdos:......................................................................................4

Metodologia:....................................................................................5

Cronograma:....................................................................................6

Avaliação:.........................................................................................6

Considerações Finais:....................................................................7

Referências Bibliográficas:............................................................8

[pic 3]

Introdução

A matemática sempre foi vista pelos alunos como a disciplina mais difícil. Se o aluno “normal” já sente muita dificuldade em aprender matemática, os alunos com necessidades especiais, como por exemplo, os deficientes visuais sofrem pela falta de preparo dos profissionais da Educação para tratar desse problema especifico.

A deficiência visual é a situação de perda ou diminuição da visão, o portador de deficiência visual tem restringida a sua orientação e mobilidade, a sua capacidade de realizar algumas tarefas do cotidiano, dificuldades escolares de leitura e escrita, entre outras.

De acordo com a Constituição Federal, todos tem direito a Educação (artigo 205).

 Segundo Mazzota (1996, p.15) a educação especial tem sido, com grande frequência, interpretada como um apêndice indesejável. A inclusão do aluno deficiente visual na escola regular é o eixo deste trabalho. E essa opção, de iluminar a reflexão sobre a inclusão na perspectiva do aluno cego revela, uma vez mais, a necessidade de reaprender a olhar a realidade escolar, de modo que se enxergue, por dentro, a trama que envolve a questão da inclusão do aluno deficiente. Quanto mais se tem falado em inclusão nas atuais reformas educativas, mais a exclusão se configura como produto de uma sociedade de desiguais a ser equacionada. Esse trabalho pretende prestar uma contribuição no sentido de encaminhá-la à solução. É importante ressaltar que não se quer negar a deficiência e muito menos minimizar a marginalização social que sofrem as pessoas que estão fora dos padrões aceitos socialmente. Não. A cegueira em si é uma condição limitadora: porém, as histórias de vida podem revelar que indivíduos reais percorrem diferentes caminhos sociais, mesmo partilhando da mesma condição biológica. E, portanto, é necessário uma reflexão para as condições que se está oferecendo ao aluno portador de deficiência visual, com relação a sua aprendizagem no ensino regular. E esse foi o ponto de partida do que se pretendeu alcançar no desenvolvimento deste projeto, ou seja, verificar as condições que estão sendo oferecidas para o portador de deficiência visual.

Conteúdos

 

Nome da escola: Despertar para o Próximo 

Turma:2°ano B

Professor (a):Regiane

Ação: criar um ambiente alfabetizador, planejar o conteúdo, compreender e desenvolver estratégias de inclusão com crianças deficiente visual.

 

Conteúdo: adição; subtração; divisão; multiplicação; jogos das sensações; quebra-cabeça; livro em relevo com partes do corpo humano; higiene; partes das plantas; alimentos saudáveis; espécies de animais e seu habitat.

Disciplina: Matemática, Ciências

Encaminhamento metodológico: todos os alunos farão as atividades adaptadas para ajudar o colega com deficiência visual, o trabalho será em grupos

Recursos: para a confecção das atividades adaptadas serão utilizados materiais recicláveis, serão expostos em um ambiente espaçoso sem obstáculos para melhor desenvolvimento.

Avaliação: a avaliação será oral

 Metodologia

Essa pesquisa terá abordagem de forma qualitativa, pois pode ser caracterizada com a tentativa e uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos professores, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos.

Os professores organizaram um espaço que a escola cedeu com materiais recicláveis para a realização dessa atividade, um ambiente sem obstáculos para que o aluno com deficiência visual possa se locomover sem dificuldade e com pouca luz, para que os outros alunos percebam a dificuldade do colega.

Uma sala composta por diversos materiais de matemática e ciências; contendo pela sala os jogos sensoriais, dominó em relevo, organize a quantidade que se pede, dezena, centena e unidade com tampinhas de garrafas, jogo da velha, organize do menor para o maior com palitos, ache a figura do tamanho certo, material dourado e tangram; ainda para o estudo de geometria, blocos lógicos, além de formas planas ou tridimensionais através de diversos materiais, como o papel, cartolina, isopor, palitos de churrasco e até canudinhos. Através desse tipo de material, os alunos com e sem deficiências podem perceber com mais clareza os formatos, utilizar materiais com formas circulares, como bambolês ou mesmo pulseiras, e, a partir da manipulação deles, trabalhar relações de pertinência, como a interseção ou a união.

Livros confeccionados em relevo e velcro , para facilitar o aprendizado com partes do corpo humano, das plantas, frutas, animais, higiene, alimentos saudáveis, foram espalhados para que os alunos realizassem a atividade em grupos e seguindo as orientações da professora. A atividade foi dividida em dois dias, para que todos os alunos conseguissem participar.

Cronograma

Data

Horário

Atividade

Desenvolvimento das Atividades

Tempo de realização

27/03

08:00 ás 11:30

Jogos sensoriais

de matemática

Os grupos disputam partidas entre si

30 minutos para cada grupo

28/03

08:00 ás 11:30

Livro tátil com partes do corpo

humano, frutas, animais e higiene

Os grupos devem encaixar as partes das peças no lugar certo, dizendo a que grupo pertence: corpo humano, frutas, animais ou de higiene.

30 minutos para cada grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (224.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com