TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamental

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

2. Articulação do artigo “Interpretação Analítico-Comportamental do Autocontrole Emocional” com a disciplina de Psicologia Comportamental

O artigo destaca alguns determinantes do padrão de comportamento definido como autocontrole emocional: o contexto social de produção e ocorrência do autocontrole e os conflitos entre consequências para o indivíduo e para o grupo ao qual pertence.

Ao discutir o autocontrole, a análise do comportamento o faz com respeito às relações comportamentais. O autocontrole emocional estaria relacionado ao controle de emoções tidas como negativas (ansiedade, depressão e raiva), enquanto o autocontrole comportamental estaria relacionado a padrões comportamentais de planejamento, resolução de problemas e autorreforçamento.

O ser-humano pode então utilizar o autocontrole emocional como uma forma de fuga ou de esquiva de emoções negativas, como as descritas acima .Se será fuga ou esquiva , dependerá da intensidade destas emoções , se podem ou não ser evitadas .Ao se deparar , por exemplo, como uma situação estressante , o indivíduo poderá treinar o autocontrole emocional , a fim de impedir que o estresse se transforme em raiva , o que obviamente traria à tona sentimentos negativos para ele e para as pessoas à sua volta . Neste caso , o autocontrole emocional funciona como esquiva ao sentimento de raiva pois ainda não está presente este sentimento , assim o indivíduo pode utilizar o autocontrole , se esquivando de respostas emocionais negativas para o estresse. Embora talvez não seja possível fugir do estresse , pode se esquivar de emoções mais destrutivas , como a raiva.Só poderemos colocar em prática a esquiva se no passado , passamos por experiências negativas ou dolorosas que façam com que evitemos a possibilidade de passar por experiências parecidas no futuro.A esquiva impede que um evento indesejado aconteça.(Sidman,2003). Ao utilizar-se da esquiva, o indivíduo pode se beneficiar pois assim reduzirá a emissão de respostas emocionais negativas para si próprio. Para se esquivar de situações que podem ser negativas, entra em ação também a força de vontade, que está ligada ao autocontrole, seja emocional ou comportamental pois segundo um dicionário,” autocontrole é o controle de si mesmo, domínio de seus próprios impulsos,emoções e paixões.” (Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1990, p. 225). Pode – se dizer então, em outras palavras, que a esquiva é uma forma de controle exercida pelo próprio organismo para evitar comportamentos ou emoções indesejadas.

Segundo Skinner (1953/1998), um indivíduo controla o seu próprio comportamento da mesma forma como controla o comportamento de outro. Para isso, ele manipula variáveis para tornar provável a emissão de uma resposta antes pouco provável. Este controle é utilizado também como uma forma de se esquivar de punições e aprendemos a nos esquivar , como sabemos , porque já passamos por situações que nos trouxeram conseqüências desagradáveis. Por exemplo, ao parar na faixa de pedestres no sinal vermelho, o motorista está se esquivando de conseqüências desastrosas, como um acidente ou a cobrança de uma multa e ele só se comporta desta forma porque provavelmente em uma situação passada, ele passou por uma experiência em que agiu de forma diferente e teve conseqüências desagradáveis . Por este motivo , agora ele se esquiva , mudando seu comportamento porque sabe que assim também modificará as conseqüências. O indivíduo pretende evitar estas conseqüências negativas, pois sabe que as conseqüências negativas são também acompanhadas de respostas emocionais negativas , como ansiedade , medo , angústia . Por isto pode-se dizer que o autocontrole comportamental também contribui para o autocontrole emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com