TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia Semipresencial

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Jundiaí/SP

             Curso de Pedagogia Semipresencial

Desafio Profissional

Didática da Língua Portuguesa; Educação de jovens e Adultos; Políticas Educacionais; Competências Profissionais; Fundamentos da Gestão em Educação; Pedagogia Empresarial.

Zulma Ap. Rodrigues de O. Santos        RA 8738983054

Maria Égila da Silva Torres                RA:2752581497

Carmem Lúcia A. dos Santos              RA:0200602166

5º ano

Jundiaí 16 de Novembro de 2016

Sumário

Introdução.................................................................................................................3

Educação de Jovens Adultos................................................................................................................. ....4

Quais são os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos?.............5

Quais são as perspectivas de avaliação na EJA?..................................................5

 VARIAÇÃO LINGUISTICA NO SEGMENTO EJA  .................................4

PLANO DE AULA..................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................4

REFERÊNCIAS.........................................................................................6

Introdução

Nesse trabalho descrevemos a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a forma, que trata a Lei de Diretrizes e Bases nos artigos 37 e 38 quanto a Educação de Jovens e Adultos, fazendo uma análise e observando suas diretrizes e normas, comentando as deficiências e dificuldades encontradas nessa modalidade de ensino.Abordando também o tema variação lingüística que fala sobre os diversos falares de uma língua de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e histórica em que é utilizada.

Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos é uma categoria organizacional constante da estrutura da Educação Básica nacional com finalidades específicas. O Brasil continua exibindo um número enorme de analfabetos. É de se notar que, segundo as estatísticas oficiais, o maior número de analfabetos se constitui de pessoas com mais idade, de regiões pobres que por diversos motivos tiveram que abandonar os estudos. As políticas de educação de jovens e adultas têm o desafio de resgatar um compromisso histórico da sociedade brasileira contribuindo para igualdade de oportunidade, inclusão e justiça social.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) trata da Educação de Jovens e Adultos no titulo V, capitulo II como modalidade de educação básica, superando sua dimensão de ensino supletivo, regulamentando sua oferta a todos aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental.

No artigo 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

O artigo 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. O mundo é um ambiente de aprendizagem. No entanto, a escola é, socialmente, o espaço eleito para cumprir grande parte desta missão. E o  Planejamento  é responsável por dimensionar as necessidades de atendimento escolar.Assim como o planejamento das aulas  da EJA é diferente, as dificuldades também mudam do Ensino Fundamental nas turmas regulares e nas turmas de EJA.Em geral, este público é atendido por professores formados para atuar no Ensino Fundamental e que costumam trabalhar paralelamente com as crianças das turmas regulares. Apesar de o currículo ser essencialmente o mesmo, quem frequentou a EJA já é adulto e busca outra finalidade com os estudos. Por isso, o professor precisa fazer adaptações na escolha dos temas, na abordagem e no tratamento que dá à turma. É por isso que a EJA necessita ser pensada  como um modelo pedagógico próprio, a fim de  criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

  1. Quais são os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos?

A concepção político – pedagógica da EJA busca atender e melhorar as condições das pessoas que por algum motivo não puderam concluir seus estudos. A realidade social faz parte do processo educativo e o currículo deve considerar todo o saberes acumulados em toda a trajetória de vida, por isso a importância de realizar um diagnóstico escolar para conhecer o perfil dos integrantes da EJA.

Sendo primordial a compreensão dos tempos do sujeito, pois são trabalhadores  com rotinas diferenciadas  que implicará em reconhecer que cada um tem o seu ritmo para aprender de acordo com sua rotina de vida.

  1.         Quais são as perspectivas de avaliação na EJA?

 As perspectivas da avaliação na EJA deve ser considerada a avaliação Formal ( teste, projetos escolares, provas, atividades de casa e outros) e a informal((auto avaliação, valores e juízos de encorajamento) que forem definidos no Projeto Político Pedagógico das escolas, considerando as Diretrizes de avaliação Educacional.

 É fundamental reconhecer toda aprendizagem e experiências vividas anteriormente, são ações que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem e de avaliação dos sujeitos presentes na EJA. Portanto, os processos avaliativos deve reconhecer os saberes adquiridos durante toda sua trajetória de vida sendo fundamental para  que se alcance os objetivos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com