TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio de pedagogia

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PRÉ - PROJETO

Adriana Carvalho de Alcântara Roque- RA. 5544123902

Carla Moura Candido -  RA.  9904011245

Emilaine Fabíola da Silva Xavier – RA. 5544119524

Graziela Oliveira Ferreira de Assis – RA. 5544123644

Humberto Firmino da Silva – RA 5594137458

INDISCIPLINA NA ESCOLA

 

OSASCO - SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adriana Carvalho de Alcântara Roque- RA. 5544123902

Carla Moura Candido -  RA.  9904011245

Emilaine Fabíola da Silva Xavier – RA. 5544119524

Graziela Oliveira Ferreira de Assis – RA. 5544123644

Humberto Firmino da Silva – RA 5594137458

INDISCIPLINA NA ESCOLA

Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador I, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Maria Claudia Tiveron.

OSASCO - SP

2015

TEMA

INDISCIPLINA NA ESCOLA

É grande o desafio que os educadores têm encontrado em relação à indisciplina em sala de aula e na escola, tanto na pública como no particular, sabemos também que não se trata de um problema apenas no Brasil. Esta questão tem ocupado um espaço cada vez maior do cotidiano escolar no país e no mundo.

Falar em indisciplina nos dias atuais requer muito estudo e reflexão em torno do assunto, uma vez que o tema abordado é complexo, pois a desobediência e o desrespeito as regras da sociedade tornou-se um comportamento negativo pré-estabelecido no processo ensino -aprendizagem.

A educação da atualidade passa por um momento crítico e desafiador tanto para os professores quanto para pais e alunos, o problema da indisciplina está relacionada a política educacional adotada, falta de apoio dos pais e familiares, inversões de valores, ou seja, a transferência de responsabilidades.

É necessário que a escola juntamente com a família assumam a responsabilidade cada qual com a sua função, construindo assim, coletivamente ações pedagógicas afim de amenizar o problema nas instituições educacionais.


JUSTIFICATIVA

Os problemas com indisciplina, no âmbito escolar, têm se agravado muito nos últimos tempos abrangendo a educação infantil até o ensino médio dificultando o processo-ensino aprendizagem, muitos são os fatores que precisam ser discutidos para chegar a solução deste problema.

Certamente a indisciplina é um dos maiores problemas enfrentados no cotidiano escolar que precisa ser amplamente discutido, desde a esfera governamental até o cidadão comum, passando pelos profissionais da educação.

O fracasso escolar,  dentre outros,  é uma das consequências da indisciplina na escola atual, qualquer pessoa ligada  as práticas escolares contemporâneas,  seja educador ou educando, está sujeito a esse “fantasma” que ronda a todos nós , o  tema em questão vem crescendo continuamente e é fruto de uma sociedade desprovida de valores que geram  impasses diários na vida do professor e alunos, dificultando a aprendizagem do educando indisciplinado, mas de todos os que se encontram na sala de aula,  portanto, é necessário compreender melhor quais as razões que fazem com que os alunos sejam indisciplinados, que fatores contribuem para este comportamento, além de  buscar entender quais são os diversos conceitos que envolve o termo indisciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com