TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Didática

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  1.166 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1

DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Por que a didática é ciência, técnica e arte? (Estude bastante no fascículo e pesquise na Internet para criar uma resposta chique).

R: A Didática é ciência, enquanto se fundamenta em princípios científicos. É técnica, quando aplica esses princípios na ação docente. É arte, na medida em que o professor utiliza a imaginação, a criatividade e tem habilidades na integração dos princípios para a condução das atividades discentes, de forma a obter resultados eficazes.

  1. O que você aproveitaria do estudo da Didática para melhorar sua maneira de estudar ou de orientar pessoas a aprender?

R: Aprender mais, saber orientar, agir, para que o aluno aprenda da melhor forma possível.

  1. Quais são as melhores estratégias para um professor atender às necessidades dos estudantes?

R: Partindo das características, interesses e curiosidades dos alunos. Todos têm sentimentos e emoções. Assim, as técnicas que tiverem suspense, que apelar para as emoções a atender a curiosidade dos alunos terão mais sucesso.

  1. Elabore cinco questões sobre dúvidas ou discordâncias com base no conteúdo que consta nas unidades 1 e 2.

UNIDADE 2

IDEAIS, FINS E OBJETIVOS DA  EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Que perfil de pessoa você gostaria que a educação formasse?

R: Que seja feliz, que tenha condições de se auto-realizar, seja político e capaz de ajudar a melhorar o mundo.

  1. Quais são os dez objetivos mais importantes que devem ser alcançados pela educação?

R:- que aprenda a respeitar os outros homens;

 - que os brasileiros fiquem cada vez mais unidos e que ninguém pense em dividir o Brasil ou fazer dele dois ou mais países;

 - que as pessoas do mundo todo se ajudem entre si para que todas possam ser mais felizes;

- que toda a pessoa se desenvolva ao máximo de que é capaz: desenvolva seu sentimento, sua inteligência, seu corpo, sua capacidade de agir e de trabalho etc.;

 - que ajude a sociedade a melhorar e não pense ou busque as coisas só para si;

- que conheça bem um campo da ciência e como se aplica essa ciência para que os homens vivam melhor;

- que a pessoa respeite e preserve tudo que o homem criou e inventou até hoje e também que crie e invente mais coisas para aumentar mais ainda a cultura da humanidade;

 - que todas as pessoas respeitem as ideias e a religião dos outros e não tratem de forma diferente as pessoas por serem pobres, ricas ou de outra raça ou cor.

  1. Elabore e/ou explique estratégias mais adequadas para alcançar esses objetivos.
  2. Faça um resumo ou comentários do que você pensa que seja mais importante sobre objetivos nos textos lidos.

  1. Quais são as fontes dos objetivos da educação?

R: a Filosofia da Educação, o próprio aluno, a cultura, as necessidades da sociedade e os especialistas das diversas matérias ou áreas do conhecimento humano.

UNIDADE 3

O PROFESSOR

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Que qualidades deve ter um professor para podermos dizer que ele é competente? Liste cerca de 30 virtudes, habilidades ou atitudes.

R: animado, dinâmico, alegre, extrovertido, calmo, delicado, humilde, compreensivo, humano, paciente, conhecer bem a matéria, cultura geral ampla, curiosa, imaginação, criatividade,idealista, sonhador, humilde, altruísta, otimista, perseverante, boa dicção, voz alta e clara, linguagem fluente, afetividade, amor, pontualidade, honestidade e sociável.

        

  1. O que o professor deve fazer para garantir disciplina em sala de aula? Ou seja, como conseguir que os estudantes participem ativamente das atividades?

R: os alunos gostam de professor disposto, animado, dinâmico, alegre, extrovertido. As brincadeiras, o humor e a extroversão facilitam o relacionamento com os alunos. Os alunos sentem-se mais à vontade, e cria-se um ambiente de descontração e de participação, qualidades fundamentais para obter a confiança dos alunos e ter disciplina em sala de aula.

  1. O professor não deve mais dar aula e passar conteúdo. Então, quais devem ser as funções do professor diante das novas descobertas da psicologia, das neurociências e da Didática?

R: - apresentar situações que levem os alunos a acionar o processo intelectual, analisando, comparando, concluindo e organizando as informações e experiências na mente;

 - solicitar pesquisas, fazendo com que o próprio aluno busque as informações de que precisa;

- trabalhar com o concreto e a partir da realidade do aluno; - orientar os alunos a eles próprios formularem objetivos, a definir e tornar claro o que e por que querem aprender;

- sugerir ou apresentar temas e atividades interessantes e significativas para os alunos fazerem ou estudar; - criar situações em que os alunos possam aplicar as informações teóricas;

- provocar os alunos a falar, a discutir, a dar a sua opinião;

 - o professor deve ser como aquele pai que toma a frente nas brincadeiras com seus filhos. Pula, fica alegre, entusiasma-se e contempla o filho aprendendo a brincar. O mesmo deve acontecer com o professor. O aluno imita-o, compraz-se com o entusiasmo contagiante do professor. Imita o professor nas qualidades deste, no estudo, na pesquisa, em sua ânsia de buscar a verdade e o saber;

 - de que adianta alguém ter a casa cheia de móveis, artigos e eletrodomésticos, piano e não saber utilizá-los? O mesmo ocorre com o estudante cheio de conteúdo, mas que não sabe utilizá-lo quando necessário.

  1. Por que o professor, para fazer sucesso, deve respeitar a natureza da criança?

R: Cada criança tem seu tempo para aprendizagem, podemos compará-la com uma planta, onde vc semeia a semente, rega, enfim,  trata a planta de acordo com as características de sua natureza, assim devemos fazer também com nossos alunos.

UNIDADE 4

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA DIDÁTICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Podemos listar, seguramente, mais de 50 princípios da Didática. Busque, analise, estude e escreva os quatro que você julga os mais estratégicos para o sucesso da aprendizagem.

R: Aprende-se a fazer fazendo, esse principio é um dos que julgo mais importante, pois não tem aprendizagem sem praticar o que lhe esta sendo ensinado.

Antes de começar a aprender, o aluno deve querer aprender, esse princípio é de total interesse do aluno, por isso devemos incentivar os alunos desde pequenos a querer aprender, ter sede de conhecimento, pois de nada faria efeito o ensino sem o interesse do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com