TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 - RESUMO / LAUDA DO ESTUDO ........................................................................4

2.2 - LAUDA / COMPREENSÃO DO ESTUDO ...........................................................5

3 CONSIDERAÇÕES DA EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE ........................................6

4 MUDANÇA NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO ..........................................................7

5 VISÃO DE MUNDO ................................................................................................ ..8

6 CONCLUSÃO ................................................................. .........................................9

3 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise da necessidade do desenvolvimento educacional do ser humano, o homem sem educação não é nada perante a sociedade moderna e globalizada. A educação é vista como o maior recurso para que consigamos enfrentar a nova estruturação do mundo, dependendo assim a continuação do atual processo de desenvolvimento econômico e social.

A educação é um direito fundamental e constitucional de todo cidadão, ajuda no desenvolvimento de um país, e do indivíduo, sua importância vai além de uma vida social melhor, através dela que aprendemos e nos preparamos para a vida em sociedade.

Ela é um dos pilares da sociedade, uma pessoa com uma boa educação, com uma boa capacitação está mais qualificado para as necessidades do mercado de trabalho moderno e globalizado, estará mais preparada para a competividade do mundo atual, uma pessoa culta está mais apta a criar, planejar e executar projetos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – Os índices de formação escolar tem melhorado e avançado a cada ano, porém, os problemas éticos e sociais não estão apresentando o mesmo avanço e sinalizam que já um distanciamento entre a visão do mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo, vemos constantemente na mídia seja, televisionada, por revistas ou jornais pessoas de classes alta e com ótimos nível estudantil se envolvendo no mundo do crime.

Um dos motivos pode ser as virtudes e a cultura estar mudando, hoje o caráter e a prudência estão sendo trocado de valores, onde o cidadão vale mais pelo seu sucesso financeiro do que pelo seu caráter. A educação participa desde o tempo da antiguidade no crescimento da nação, da sociedade num todo.

A educação fica difícil de acontecer quando a tradição é destruída, a estabilidade pode ser indício de momentos finais de uma cultura. Devemos estar atentos quanto ao julgamento dos pontos positivos ou negativo de tais mudanças, para que assim possamos antever o futuro da sociedade num todo.

Uma sociedade organizada tem um sistema educativo eficiente, os gregos tem um ideal da formação humana, viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente para todos os povos o conteúdo da educação parece ser o mesmo, moral e prático. Os filósofos gregos tinham a idéia a qual deveríamos estar usando nossa capacidade de conhecimento para a educação do indivíduo ao logo de sua existência.

Na antiguidade os filósofos gregos tinham vários pensamentos sobre a ética, a educação, o sacrifício pela pátria, para eles a honra era um dos fundamentos da educação, formando-se e manifestando na forma integral do homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua atitude interior.

Na idade média o indivíduos preocupa-se com a salvação da alma, tratando o conhecimento como algo dentro do indivíduo, com o individualismo econômico e político, era dever do homem buscar o conhecimento por sim mesmo mediante suas experiências privadas e pessoais.

Sendo um ser individualista intelectual moral e social, onde a consciência de cada pessoal é um continente fechado em si, muito embora a ação se dê em um mundo público e comum.

2.2 - Os índices de formação escolares vem a cada dia apresentando melhoras, a cada ano tem aumentado a quantidade de pessoas que conseguem concluir o ensino de nível superior, porém tem-se presenciado uma contra mão desses índices, onde a sociedade globalizada valoriza mais o dinheiro, mesmo que seja ele de forma ilegal, o que realmente importa é o status social, o carácter do indivíduo não tem mais o valor como antes, os indivíduos tem desprezado os reais valores para uma sociedade mais justa, mais voltada para o bem social, o sucesso acadêmico parece ser medido pelo sucesso financeiro, mais do que pela melhora de caráter.

Desde os tempos modernos vemos a busca da perfeição ou excelência na educação, uma sociedade organizada visa uma educação de qualidade, onde todos realmente saem das escolas, universidade preparados para o trabalho, a educação se faz necessário para se conseguir o equilíbrio social e econômico, os gregos valorizam muito a cultura e as tradições, buscam constantemente uma ótima educação para sua sociedade, entendem que temos que usar nossa capacidade de conhecimento para estar capacitando o indivíduo até sua formação.

O homem é um indivíduo individualista moral, onde sua mente é fechada e pensa só em sim mesmo, egoísta sem pensar no próximo, intelectualmente e moralmente e socialmente, o homem no mundo de hoje visa somente seu bem comum.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com