TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

Por:   •  15/11/2019  •  Artigo  •  4.982 Palavras (20 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 20
UNIVERSIDADE NILTON LINS

COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

ADRIANO VIEIRA DE BRITO

MANAUS

2016

SUMÁRIO

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        2

2.INTRODUÇÃO        3

3.JUSTIFICATIVA        4

4.PROBLEMA        4

5.HIPÓTESE        5

6.OBJETIVOS        5

6.1 GERAL        5

6.2 ESPECÍFICOS        5

7.REVISÃO DE LITERATURA        6

7.1 O QUE É LEITURA?        6

7.2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.        7

7.3 DESENVOLVIMENTO DA LEITURA.        8

7.4 APRENDIZAGEM DA LEITURA.        10

7.5 O ESPAÇO DO EJA        11

8.METODOLOGIA        14

8.1 QUANTO À NATUREZA        14

8.2 QUANTO AOS FINS        14

8.3 QUANTO AO MEIO        15

9.CRONOGRAMA        16

10.REFERÊNCIAS        17

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  • Tema

Leitura no Ensino Fundamental EJA.

  • Delimitação do Tema

 As Dificuldades de aprendizagem na leitura de educação de jovens e adultos Eja.

  • Orientando

Adriano Vieira de Brito.

  • Orientador

Prof° Flavio Veras.

  • Unidade de Execução

Licenciatura em Pedagogia.

2.INTRODUÇÃO

Com este trabalho pretendo mostrar que as práticas pedagógicas são culturais, históricas e que se atualizam em função da necessidade. Com essas possibilidades de mudanças para Educação de Jovens e Adultos, usando as metodologias de ensino que apontam nos parâmetros novos, é que se permitem a releitura em momentos nas séries do Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos.

A educação constata-se a de várias políticas de Educação de Jovens e Adultos, focalizadas, sobretudo, para o processo de alfabetização. Mas, apesar das investidas nesta área, ainda existem muitos Jovens e Adultos longe dos bancos escolares, os motivos são os mais diversos: falta de oportunidade, aulas tradicionais, currículos distantes da realidade do aluno, dificuldades de aprendizagem. Em face desta realidade, pretende-se identificar e analisar, a partir da ótica dos educadores, as principais dificuldades de aprendizagem dos Jovens e Adultos do primeiro seguimento da EJA. 

Diante desses fatos, coloca-se o problema gerado deste estudo com a forma do hábito da leitura onde pode ser desenvolvido no ensino de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos.

Ao abordar esse estudo, se considera a pesquisa notada de abordagem no  ensinar o desenvolvem o hábito da leitura em sala de aula na modalidade do EJA; e De identificar a estratégicas e recursos pedagógicos a fim de contribuir para tal e discutir, como vem sendo a constituição pelas metodologias adotadas para o exercício do ensino dela na modalidade do EJA.

O tema vem desenvolver neste estudo a afirmação/estimulação do hábito da leitura no ensino de aprendizagem das diversas disciplinas nas modalidades educacional de Jovens e Adultos.

3.JUSTIFICATIVA

Esse projeto é idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o aluno (jovem e adulto) a adquirir o hábito da leitura, uma vez que a maioria desse público se encontra com dificuldades de concentração, raciocínio lógico e exposição de pensamentos. A leitura desse ponto de vista deve ser encarada como parte do cotidiano de cada aluno, remetendo os mesmos a uma aprendizagem significativa.

Dentro da perspectiva desse projeto tenho como  intuito verificar as dificuldades da leitura que são enfrentados pelos alunos de educação do ensino fundamental do EJA, ou seja um dos motivos é que estão longe de aprender a ler e ainda tem a falta de interesse próprio. A partir desta análise é possível perceber que as dificuldades são apontadas pelos educadores do EJA a não concluir o seu ensino. Acredita-se que trabalhar com essa modalidade de ensino, é realmente difícil, a falta de recursos didáticos apropriados, a ausência de apoio de base educacional para contribuir na formação dos educadores para a população.

O respeito no ensino e aprendizagem por uma leitura com mais interesse no               estudo pelo educando a fim de que possam constituir as evidências de uma proposta teórica. Dessa forma a comunicação da leitura que pretendo relatar no presente projeto, trata-se de uma experiência de ensino passando as informações nas escolas em que possa levar uma reflexão em níveis pedagógicos. Para desenvolver a compreensão da leitura no melhor processo com jovens e adultos, isso não pode ser de forma mecânica, mas que haja significado. Assim, levem as escolas oferecer atividades de leitura com fim especifico de criar e aplicar novos conhecimentos para os jovens e adultos, considerando seus conhecimentos prévios.

4.PROBLEMA

Na educação de jovens e adultos há dificuldades de aprendizagem relacionada na leitura?

5.HIPÓTESE

  Na maioria dos casos, os alunos de EJA são jovens e adultos, que trabalham ou não tiveram a oportunidade de frequentar na escola, algum até sabem ler, porém, de forma ler contextualizado, com relação de livros, sons, palavras etc. Logo, se faz necessário compreender que a leitura vai além da decifração de letras e sons. Através do letramento possibilita-se a inclusão no universo cultural, por meio da cultura letrada, pode nos comunicar e nos integrar com outros indivíduos, ter acesso às informações, tecendo saberes e fazendo uma leitura de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (570.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com