TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL: O ALICERCE DA APRENDIZAGEM

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

EDUCAÇÃO INFANTIL: O ALICERCE DA APRENDIZAGEM

SUMÁRIO

1. Introdução  ..........................................................................................................3

2. Desenvolvimento ................................................................................................4

2.1. A história da Escola ........................................................................................4

2.2. Educação Infantil: Educar x Cuidar  ..............................................................6

2.3. Entrevista com a pedagoga Maria Lúcia........................................................8

2.4.Prática observada no ambiente escolar ........................................................9

3. Considerações Finais.......................................................................................11

4. Referências........................................................................................................12


1. Introdução

A educação significa a transmissão de hábitos, costumes e valores passados de uma geração para outra, que vai sendo construída através de experiências adquiridas ao longo da vida de cada indivíduo. É definida como o fato social pelo qual uma sociedade transmite o seu patrimônio cultural e suas experiências de uma geração mais velha para uma mais nova, garantindo sua continuidade histórica. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. No processo educativo, habilidades e conhecimentos são transferidos para os indivíduos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na sua formação, fazendo com que sejam capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Luizote de Freitas, onde a educação básica é oferecida para crianças de quatro meses a cinco anos de idade. Sendo que as crianças de até três anos são atendidas em período integral e meio período e as crianças de quatro e cinco anos somente meio período.

A escola permite e incentiva o brincar de seus alunos, pois na educação infantil é possível trabalhar o brincar de diversas formas, possibilitando cada vez mais o desenvolvimento social, cognitivo e motor.

A formação das crianças está ligada ao desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo que ocorre nas diferentes idades. Quando inseridas em ambientes enriquecedores, instigantes e cheios de espaços para aprender, a criança segue avançando. Nessa perspectiva a EMEI do Bairro Luizote de Freitas tem a missão de oferecer formação integral à criança, que favoreça a autonomia, por meio de educação com qualidade, respeitando as individualidades e contribuindo para uma sociedade mais humana e digna. 

2. Desenvolvimento

2.1. A história da escola

A Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Luizote de Freitas foi criada em 11 de outubro de 1991, através da lei 5453 de 30 de dezembro de 1991, sob registro da 40a Superintendência Regional de Ensino.  No início de sua criação, a instituição foi denominada Módulo de Educação Infantil (MEI), projeto pioneiro para o município e região, A situação socioeconômica da comunidade atendida é caracterizada por média ou baixa, na sua maioria. Como a escola foi fundada em 1991, sendo uma das poucas escolas públicas de educação infantil na região, há uma crescente demanda por vagas em todas as faixas etárias. Atualmente houve uma ampliação do espaço físico para o atendimento totalizando hoje aproximadamente 953 discentes, porém não atende toda a demanda para a educação infantil da região.

A escola funciona em rede física própria, em um terreno muito bom, com tamanho adequado para ampliação da instituição. A área construída é pequena, restando um extenso espaço para o lazer. Neste espaço contém um parquinho infantil. Existe também uma área verde com várias árvores frutíferas e um gramado para que as crianças pratiquem atividades recreativas, orientadas pelos profissionais da instituição.  A Escola desenvolve um trabalho com os pais, visando uma mudança de concepção no que diz respeito ao atendimento às crianças, ressaltando o aspecto educativo dessa ação em contraposição à perspectiva assistencialista existente anteriormente. O envolvimento dos pais acontece tanto em reuniões quanto em atendimentos individualizados, participação no Conselho Escolar, nas atividades programadas pela Escola. O atendimento às crianças, na Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Luizote de Freitas, é realizado de forma integral e parcial (meio período).  As turmas são organizadas por agrupamento respeitando a faixa etária determinada pela Secretaria Municipal de Educação, para se evitar a infrequência, realiza-se, permanentemente trabalho de conscientização junto às famílias, assim a frequência dos alunos é contemplada em todas as atividades escolares propostas pela escola.

Considerando o princípio de gestão democrática instituída pela constituição federal de 1984 cabe ao gestor da escola decidir, juntamente com a comunidade escolar, sobre os gastos prioritários para a escola, de acordo com essas finalidades. No momento dessa decisão, o planejamento é fundamental, o conselho escolar deverá exercer papel não só consultivo, mas também deliberativo decidindo, com base nos objetivos e prioridades definidas no Projeto Político Pedagógico sobre os gastos a serem realizados. Na prestação de contas, a clareza dos relatórios torna-se fundamental, inclusive como mecanismo de democratização do acesso às informações neles contidas, permitindo maior transparência nas ações realizadas.

 Uma das principais metas desta instituição será articular o envolvimento da família e comunidade em todos os aspectos que envolvam a formação integral da criança.

2.2. Educação infantil: Educar x Cuidar

A Educação Infantil se constitui na primeira etapa da educação básica e tem como finalidade, o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A educação infantil deve proporcionar às crianças, condições adequadas para a promoção do seu bem estar, do seu desenvolvimento integral, procurando ampliar suas experiências, estimulando seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade. Devido às particularidades desta etapa da educação, torna-se imprescindível o cumprimento de suas funções indissociáveis: o cuidar e o educar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com