TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICA DE ENSINO

Segundo o Art. 1º do regulamento de estágio dos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (Resolução N° 684-CONSEPE) “Estágio é um componente curricular integrante do projeto pedagógico dos cursos de graduação e constitui um eixo articulador entre teoria e prática que possibilita ao estudante a interação entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho”.

O Estágio Curricular específico para o curso de Bacharelado e Licenciatura é subdividido em estágio prático de ensino de ciências (com carga horária de 180 horas) e estágio prático ensino de biologia (com carga horária de 225 horas). Estes estágios têm por objetivo propiciar a integração entre o conteúdo específico de Ciências Biológicas, o conteúdo pedagógico na formação de educadores e a vivência prática em sala de aula.

O Estágio Supervisionado cumpre vários objetivos: favorece a compreensão da realidade escolar, propicia a aquisição de competência para a intervenção adequada e possibilita a investigação e a vivência de projetos pedagógicos teoricamente sustentados. O estágio deve ser realizado nas escolas conveniadas, preferencialmente públicas.

Os estágios são realizados por alunos que já cumpriram aproximadamente 70% da carga horária do curso e seguem normas gerais estabelecidas pela Universidade Federal do Maranhão e normas específicas do Curso de Ciências Biológicas, estabelecidas pelo Colegiado do mesmo.

1. INTRODUÇÃO

        Por estágio curricular entende-se as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao campo futuro de trabalho.

        O estágio é o espaço de consolidação dos conteúdos teóricos das disciplinas pedagógicas e fundamentos da educação trabalhados no curso. Dessa forma, o estagiário deverá ter a oportunidade de vivenciar situações concretas do cotidiano educacional e, simultaneamente, articular a teoria e a prática, para que possa adquirir subsídios para questionamentos e reflexões sobre o objetivo, conteúdo e forma do processo ensino-aprendizagem, bem como questionamentos e reflexões sobre a organização administrativa e pedagógica da escola.

        O estágio, entendido como atividade de aprendizagem, não pode ser tomado apenas como uma experiência prática desenvolvida pelo aluno, mas sim como uma oportunidade para refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos e instrumentos discutidos durante o curso. Além do aspecto da obrigatoriedade curricular, o estágio configura-se em um momento de aprofundamento e integralização de conhecimentos e habilidades de interesse do aluno em situações reais que demandam considerações de ordem prática. Tais situações reais permitem o exercício do diagnóstico (conhecimento da situação), da avaliação da situação, do teste de modelos e instrumentos e a identificação de medidas e estratégias geradoras de melhorias no processo vivenciado.


2. JUSTIFICATIVA

        O Estágio Curricular Supervisionado são componentes obrigatórios da reorganização curricular das licenciaturas, cujas atividades estão intrinsecamente articuladas aos conhecimentos adquiridos nos semestres letivos, de acordo com a legislação vigente.

        Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e o Parecer CNE/CP28/2001, os cursos de licenciatura, obrigatoriamente, deverão contemplar no seu quadro curricular um espaço às Praticas de Ensino e Estágio Supervisionado, para que os futuros docentes concretizem a prática de ensino concomitante aos conhecimentos apreendidos nos semestres. Trata-se de uma cooperação dinâmica inter e transdisciplinar, numa produção que reorganiza a teoria, reconceituando-a de forma significativa para atuar no campo de estágio.

        Pelo parecer CNE/CP nº 28 /2001 a correlação existente entre a teoria e prática é um movimento contínuo entre o saber e fazer, em busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente escolar, que subsidiará a prática de um outro componente curricular obrigatório: Estágio Curricular, tornando o estagiário um profissional autônomo e competente no exercício de sua profissão.

É importante ressaltar, que toda a estrutura do Estágio Curricular Supervisionado acontecerá com base no perfil desejável a esse profissional, ressaltando as dimensões inerentes à formação docente, com base na função social da escola, no trabalho coletivo de construção do Projeto Político Pedagógico, para a produção e socialização do saber, intrinsecamente ligadas na gerência da prática educativa.

        O Estágio Curricular Supervisionado visa proporcionar ao futuro profissional, autonomia em seu desempenho docente, pela capacidade de inovar a práxi pedagógica, visando o sucesso escolar de seus futuros alunos.

        O referido Estágio é um tempo de aprendizado, no qual, o aluno como futuro docente permanecerá por um determinado tempo em ambientes escolares, numa relação pedagógica com profissionais experientes. A responsabilidade para com sua organização, tendo como finalidade a promoção da pesquisa científica em campo, a produção de renovados conhecimentos pedagógicos, pelo aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e ser um profissional consciente e ético para com as diferenças de seus aprendizes, numa perspectiva dialógica no relacionamento professor-aluno.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno vivência real e prática das atividades profissionais da docência, complementando seus conhecimentos;

3.2 Objetivos Específicos :

Ensejar a prática madura e consciente das competências e habilidades desenvolvidas e adquiridas durante o processo de ensino-aprendizagem.

Favorecer condições para o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar.

Promover a reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida/ vivenciada.

Propiciar a organização de tempo e situações de acompanhamento da vida escolar e/ou ambientes educacionais ao longo dos semestres, na perspectiva da construção coletiva, da socialização, da pesquisa e da construção do conhecimento.

Diagnosticar as necessidades da sua futura área de atuação, apresentando novas alternativas de ação.

4. COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

  1. desenvolvimento do ensino visando à aprendizagem dos alunos, no magistério do Ensino Fundamental e Médio, valorizando a perspectiva sócio-ambiental,
  2. visão critica das perspectivas teóricas, adotadas nas investigações das Ciências Biológicas que fundamentam a formação do educador,
  3. domínio de conteúdos básicos que são objetos dos processos de aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio;
  4. planejamento de situações de ensino envolvendo  conceitos, princípios e teorias das ciências biológicas, favorecendo a compreensão de seus significados em diversos contextos e o desenvolvimento de espírito investigativo;
  5. utilização das tecnologias e de materiais de apoio inovadores;
  6. domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
  7. percepção dos diferentes contextos interculturais, visando atuar com competência, responsabilidade e consciência critica educacional;
  8. desenvolvimento de práticas investigativas sobre o ensino de Biologia e áreas afins;

planejamento, desenvolvimento e avaliação de cursos e de situações de ensino-aprendizagem.  

5. EQUIVALÊNCIA DE CARGA-HORÁRIA

Carga horária extra sala –(máximo de 60 h/a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com