TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar para a vida ou para o trabalho?

Por:   •  29/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa mostrar a evolução da educação, como uma forma de aprimoramento do caráter humano, onde a convivência em sociedade é favorecida pelo fato do homem utilizar-se de ser um animal racional para realizar seus ideais de vida, visando sempre a busca da felicidade.

Para chegar ao modelo atual de educação, mostraremos ao longo deste sua construção desde a antiguidade até os dias atuais.

2- Desenvolvimento

Educar para a vida ou para o trabalho?

O texto Educar para a vida ou para o trabalho, de José Adir Lins Machado consiste em uma análise onde se faz um parâmetro entre os meios de educação da antiguidade e os atuais, o que mudou de lá até hoje, o que se manteve e o que faziam os primeiros pensadores e educadores para construir uma sociedade justa.

O texto descreve também quais os benefícios deixados por esses métodos educacionais que tanto mudaram a forma de educar.

José Adir diz que a educação fica impossibilitada de ocorrer quando a tradição é destruída, e é bom lembrar que a estabilidade também pode ser indício de momentos finais de uma cultura, pois qualquer povo altamente organizado tem um sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana. Diz que a formação se manifesta na forma integral do homem, na sua conduta, comportamento exterior e atitude interior.

É por meio da educação que adquirimos conhecimentos racionalizados, e seria esta, atualmente, uma forma de esclarecimento ou de conduzir à racionalidade, amadurecendo a criança se dá a liberdade em seu comportamento no mundo.

A educação passa a ser considerada a forma de tornar a criança um adulto racional maduro, pronto para conhecer o mundo em que vive. É quando o conhecimento e a ciência passam a ter importância determinante na forma de pensar a vida em sociedade.

Se a educação a penas reproduzir em vez de produzir o conhecimento, torna-se se também uma mídia, uma ferramenta para alienar. Ao concentrar o ensino em beneficio de uma elite, classe ou Estado, a educação passa a ser um meio que determina a manutenção de uma sociedade hierarquizada, disseminando ideologias, limitando e direcionando o saber e contribuindo para uma sociedade administrada. Como ocorre no ensino tradicional que reproduz e direciona o conhecimento de modo a satisfazer os rumos do capitalismo, “capacitando” mão de obra, já que seu conhecimento serve apenas para desempenhar seu trabalho, e por meio de tecnologias midiáticas, gerando necessidades de consumo para que gire e funcione esse sistema de lucro, desigualdades, exclusão e ilusão. Um saber mais científico, crítico e teórico acaba sendo acessível a uma minoria, quando dão continuidade aos estudos, em uma universidade ou podem pagar um ensino de melhor qualidade.

A palavra educar quer dizer preparar para a vida, e isso geralmente não está isento de dificuldades, pois normalmente cada pessoa terá que fazer por merecer, ou seja, se esforçar para poder alcançar qualquer objetivo, seja ele humano, espiritual ou profissional, por mais simples que ele seja, necessitando sempre de uma atenção para ser realizado. A união entre o mundo do trabalho e a escola é um fator primordial, sobretudo para que possa haver a emancipação e concretização do ser, no que diz respeito à sua própria vida.

A educação é questão primordial, mas não pautada num sistema de desigualdade de classes. Através do trabalho o homem, na relação com o objeto, entra em contato com o mundo real concreto, descobre-se igual aos outros homens, identificando-se enquanto ser humano.

É possível que estejamos vivendo hoje o auge da tecnologia, os meios de comunicação estão cada vez mais avançados, os projetos científicos também, a tecnologia tomou conta de nossas vidas, se fazendo presente em casa, no trabalho, escola, nos trazendo facilidade de comunicação, locomoção, lazer e aprendizado. Conseguimos e presenciamos coisas antes inimagináveis, há um grande salto para o futuro, com transformações tecnológicas incríveis, fruto de uma educação direcionada a formar profissionais cada vez mais capacitados e mais focados em projetos futuristas.

Por mais que os índices de formação escolar atuais estejam constantemente apresentando melhoras, e com isto consigamos importantes avanços tecnológicos e científicos, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo.

As virtudes presentes originariamente na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática ou então foram substituídas por outras com este fim, e assim, respeito, tolerância e solidariedade entre outras virtudes, cederam lugar, por exemplo, à excelência em atendimento, o despertar necessidades e à empatia com o cliente, visto que o outro é agora um cliente ou consumidor; um instrumento para se adquirir recursos, dado que o relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com