TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Por:   •  21/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

Dados do aluno

Nome: Camila Santos Matias

RGM:16792432

Curso: Pedagogia (licenciatura) EAD

Disciplina: Estagio Curricular Supervisionado primeiros anos do ensino fundamental

Semestre: Quarto

Introdução

O estágio supervisionado de ensino fundamental tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma experiência pratica com base teórica a todo conteúdo estudado até o momento, está vivencia propõe ao aluno uma busca por experiências e práticas significativas.

O estágio supervisionado foi realizado na unidade escolar E.E Belkice Manhães Reis situada na rua Janni Vanini Capozi no período da manhã, numa turma de primeira e segunda série, esta etapa do estágio teve uma carga horaria de 100 horas.

 O relatório apresentado traz em sua composição experiências vivenciadas, o perfil dos professores, a pratica pedagógica dos professores, minhas experiências enfim, uma avaliação do ambiente escolar como um todo.

A observação e intervenção permitiram uma análise criteriosa, essencial para uma contribuição para desenvolver diversos aspectos durante o estágio.

Caracterização da escola

A E.E Belkice e uma escola Pública Localizada na Rua: Janni Vanini Capozi em uma Rua pavimentada próximo a comércios, casas residenciais, igrejas e Creches tem toda infraestrutura necessária, beneficiada por todos os serviços públicos como rede de esgoto, energia elétrica, agua encanada, coleta de lixo e controle de Dengue.

A instalação tem uma boa estrutura física, constando 8 Salas de aula,1 sala de vídeo, parque, espaço para Contação de história, refeitório e estacionamento.

A área administrativa conta com sala para secretaria, sala para os professores e sala para Direção, na área de merenda escolar tem cozinha e uma sala para dispensa.

O Corpo docente e formado por 1 Diretor, 1 coordenador 1 secretaria.

14 Professores 1 cozinheira 3 Auxiliar de cozinha e 4 Auxiliar de limpeza.

Seu horário de funcionamento e de período integral das 07:00 as 17:00.

Perfil dos Professores

No período em que estive na unidade escolar, fui supervisionada por duas professoras nas quais ambas de personalidades diferentes, o período de observação se totalizou em 100 horas o nível acompanhado foi primeira e segunda série.

A p1 e uma professora amável e paciente que democraticamente vai impondo regras e rotina a sua turma, sua aula e bem diversificada, com brincadeiras, jogos, musicas, e vários outros atrativos pedagógicos, sua linha pedagógica e baseada em livros didáticos ofertados pelo estado ,sua linguagem e bem acessível, dando livre oportunidade de interação ao aluno o que motiva o aluno a uma maior interação e participação na hora da atividade.

A p1 prioriza em sua aula atividades que desenvolve vários aspectos na criança como motor, cognitivo, desenvolvimento social e emocional, atividades que contribuem para o aprendizado através da curiosidade, persistência e criatividade de cada aluno.

Tem domínio sobre sua turma sem necessidade que chamar a atenção a todo momento, em suas atividades em grupo consegue com que todos participem da atividade fazendo com que a criança perceba sua autonomia no partilhar e receber conhecimentos dos outros colegas, suas aulas estão sempre planejadas para melhor organização e para que seu plano de ação seja desenvolvido com sucesso.

A p2 e uma professora com uma postura mais formal e fechada, tem domínio de sua sala e adota um método de ensino mais tradicional, o seu foco está mais voltado para a alfabetização, com a intencionalidade do educar através das atividades propostas, seus alunos consegue realizar as atividades com clareza, suas aulas são iniciadas com planejamento do dia e se mantem em uma rotina elaborada por ela baseada nos horários e rotina da escola.

Suas aulas são mais limitadas voltada ao que se pede em seu projeto pedagógico que no momento são baseadas em livros didáticos e Contação de história.

Estive na presença dos outros professores da unidade e pude observar que o relacionamento entre os mesmos é harmonioso, nos intervalos os principais assuntos era como desenvolver de maneira pratica e eficientes atividades que estivesse dentro do proposto pela escola.

Sua grande maioria comprometida, mas alguns dos docentes se sentem desmotivados por diversos problemas enfrentados no exercício de suas atividades como, falta de professores auxiliadores, falta de material pedagógico entre outros.

A Pratica pedagógica dos professores

Perante o que pude observar enquanto estive em sala é que os professores cada um com sua individualidade e seu jeito pessoal de ministrar suas aulas, estão ligados a pratica construtivista, sempre observando a individualidade de cada aluno, as necessidades e características.

A cada dia o docente propõe atividades baseadas no que a criança e capaz de desenvolver sozinho e com ajuda, e assim a cada aula tem embasamento para montar a próxima, de acordo com o potencial da turma, buscando sempre por aulas que estimule os alunos e não as impôs, atentos a o que os alunos oferecem, deste modo ao mesmo tempo o professor avalia seu aluno.

Em cada atividade oferecida os professores ensinam diretamente as letras e silabas para se formar uma palavra de uma forma lúdica, interativa e pratica, que desperte o desejo de construção para que no tempo de cada um se construa a estrutura das palavras.

FOCOS DE OBSERVAÇÃO

Produção textual e oralidade

Em minha vivencia pude observar que as professoras desenvolvem produções textuais baseadas em diferentes matérias não somente em língua portuguesa, mas também em história entre outras.

Os professores estimulam bastante seus alunos na oralidade, toda vez que termina uma atividade as professoras perguntam a seus alunos o que acharam o que aprenderam, por exemplo em sua aula de Contação de história

algumas me chamou mais a atenção, a professora leu o livro a floresta e os animais e no final pediu para que os alunos escrevesse um texto contando o que achou da história um aluno chamado Davi então levantou a mão e disse a professora que a história era ótima muito legal porem não falava do que os animais se alimentavam a professora então respondeu que ela acharia uma outra história para próxima aula que falasse sobre o assunto, aluno então levantou apontou os animais e explicou aos colegas quais eram os animais carnívoros, mamíferos e assim por diante fiquei lisonjeada ao ver a inteligência desta criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com