TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperar o Quê da Docência? Sobre a Relação Com o Conhecimento, a Escola e as Alunas e Alunos.

Por:   •  23/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

Esperar o quê da docência? Sobre a relação com o conhecimento, a escola e as alunas e alunos.

“A forma-de-ser-professor(a) é gerada sendo professor(a), de fazer de professor(a) ou de viver uma vida de professor(a) no exercício cotidiano do ofício ... Esse ‘esperando não se sabe o quê’ disse um pouco do ofício de professor (a) ou, pelo menos, do espírito que o governa, aquela espécie de espera desesperada de que alguma coisa que não se sabe aconteça, aquela ideia de que o professor não busca resultados, mas provoca efeitos, os quais são sempre imprevisíveis e inesperados. In. LAROSSA, J (org.). Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 13.

Quem busca, sempre encontra. Não encontra necessariamente aquilo que buscava, menos ainda aquilo que é preciso encontrar. Mas encontra alguma coisa nova, a relacionar à coisa que já conhece... O mestre é aquele que mantém o que busca em seu caminho, onde está sozinho a procurar e o faz incessantemente. In. RANCIERE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 57

Em um contexto mais amplo e utilizando-se do senso comum, pode-se dizer que a base de um professor é a soma do conhecimento, escola e alunos. Ao fazer uma analogia do que se esperar da docência, é possível presumir que o profissional que esteja disposto a assumir o posto de professor, tem que ser provido de uma capacitação na área, uma preparação, uma referência teórica onde possibilite ao docente transmitir o seu conhecimento aos alunos por meios de uma boa didática, pois é através dela se espera que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

A relação que se cria entre um professor e o conhecimento é um caminho de vida dupla, e pode ser traçado por vários caminhos. O professor já carrega consigo uma cama de conhecimentos, porém, conhecimentos esses que não são absolutos. A missão que o professor abraça é de guiar os alunos, a chegar/construir seu próprio conhecimento, porém seguindo uma linha de raciocínio lógica, onde no final do percurso, todos que com ele fizeram o trajeto, obterão o mesmo resultado. E no meio deste, acontece uma troca de conhecimento entre professor e alunos, gerando uma construção de conhecimento.

A escola é o principal meio em que os professores terão acesso ao seu público alvo, que são os alunos. Os alunos são os receptores desse sistema, onde o professor é o transmissor, o conhecimento é o “pacote de dados” e a escola é o meio de transmissão. Nesse sistema, o professor e alunos são capazes de ensinar e aprender simultaneamente, garantido a transmissão do conhecimento, seja ele o propósito da aula ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com