TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Anos Iniciais Pedagogia Unopar

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  11.315 Palavras (46 Páginas)  •  1.520 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1] [pic 2]

RAFAELA OLIVEIRA SILVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

RAFAELA OLIVEIRA SILVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Angelita Martins Guedes

Tutor de Sala: Liége Torres Miranda  

Uruguaiana

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

                         O estágio foi feito na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Dornelles no 3° ano do ensino fundametal com intervenção feita no período matutino onde foram aplicados 6 dias de intervenção que teve como tema “O Despertar da Paixão por Livros”, em desenvolvimento do que a professora regente já estava em andamento, no qual usei este tema para diversas atividades que são importantes para os alunos dos anos iniciais.

                        A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Em um país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos são fundamentais. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto.

             O estágio nos anos iniciais é relevante, pois é através dele nos acadêmicos em pedagogia estabelecemos relação a teoria e a pratica também é a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional dos anos iniciais em sua atuação pedagógica. O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua pratica. O presente estágio de docência teve como objetivos, aprimorar a pratica em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade   profissional  por  meio  da participação em situações reais de trabalho envolvendo supervisores,  estudantes  em campo de estágio.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                          Realizei meu estágio na Escola Ernesto Dornelles que atende no ensino público e gratuito, está localizada na rua Bento Gonçalves n° 2639 no bairro São João, escola que conta com aproximadamente 57 vagas trabalhando nos turnos manhã das 08:00 as 12:00 e tarde das 13:30 as 17:30 para aulas de reforço.

               A proposta da escola com a nova direção é trazer novos alunos do proprio bairro que é uma aréa bem carante de volta a escola a luta é diaria para que a escola continue em pé, porque a ultima direção com uma má administração quase fez com que fechasse a escola  A direção e a equipe pedagógica com a ajuda dos pais e alguns parceiros estão fazendo novos projetos para incentivar as crianças voltar para a escola onde mostrando que a educação é para todos.

                          Realizar o estágio faz com que possamos colocar em prática tudo que estamos adquirindo em sala de aula conteúdos em que estamos aprendendo, é muito importante a realização dele, pois nos da um suporte de aprendizagem, quando colocamos em prática é muito grandioso e cada dia é um aprendizado diferente. Além de contribuir muito para nossa formação nos dando uma base profunda para que quando formados possamos trabalhar da melhor maneira possível.

                          Vivemos experiências ricas e significativas contribuindo para nossa formação profissional, também é um momento de reflexão e construção para que a relação entre a teoria e a prática se concretize.

                          A escola Ernesto Dornelles foi inaugurada no dia 06 de abril  de 1952, contendo 10 funcionarios.

                         A escola tem como função e objetivos proporcionar condições para que a escola seja um ambiente estimulador e criativo, que possibilite a troca de experiências, proporcionando a criança condições de aprender e expressar-se de forma lúdica, assegurando assim o seu desenvolvimento integral nos aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

                 

                        Estágio realizado na instituição E.E.E.F Ernesto Dornelles, localizada na Rua Bento Gonçalves, nº 2639 no Bairro São João tem como diretora Rosa B. Fagundes

                     Os turnos de funcionamento da escola é Integral e Parcial no horário das 08h:00m às 17h:30m.

                     O atendimento da Escola é para crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental organizado as turmas de acordo com a capacidade de cada sala em uma média de 12 a 15 alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com