TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Anos Iniciais Pedagogia Unopar

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  11.359 Palavras (46 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

                SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        12

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        14

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        15

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        17

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        19

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        20

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        23

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        25

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        28

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        30

13        PLANOS DE AULA        39

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        50

15        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        58

CONSIDERAÇÕES FINAIS        59

REFERÊNCIAS        61

INTRODUÇÃO

O presente relatório de Estágio de ensino fundamental I tem como objetivo principal, fazer uma amostragem do plano de ação com o tema Educação financeira

As atividades que envolvem a ludicidade como método de ensino pode ser planejada e desenvolvida com uma brincadeira, um jogo, uma roda de leitura, ou em outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Mas acima de tudo e mais importante é que a disciplina que traz a prática do lúdico se torna mais prazerosa no aprendizado. É necessário observar e avaliar o conjunto, de como esta sendo a interação do aluno com as atividades propostas.

A implementação do plano de aula se deu na turma do 1º ano A, com a observação da professora  regente G.

No período da manhã das 08:00 as 12:00, com duração de quatro(horas dirias durante cinco dias de aula)

O principal objetivo é mostrar que é possível, planejar atividades lúdicas voltadas para alunos do ensino fundamental I principalmente no 1ºAno, onde foi realizando o plano de regência utilizando ADIÇÃO, BINGO, REGANDO A MUDINHA DE PLANTA, COFRINHO e FEIRA LIVRE entre outras metodologias.

Assim os alunos poderão trabalhar várias práticas pedagógicas. Essa temática foi escolhida através de pesquisa realizada com o coordenador pedagógico do Coordenador Pedagógico da escola.

No dia-a-dia percebe-se uma grande dificuldade de falar sobre o lúdico, pois por alguns profissionais da área pedagógica não é considerado uma  metodologia de ensino e aprendizagem.

Na sala de aula, ou em sua residência o aluno aprende desde pequeno como funciona o setor financeiro ao seu redor, deve ser tratado no sentido de dedicação atribuições significativas, pois o trabalho com educação financeira envolve vários fatores, não é somente números e contas.

Foi verificado que o lúdico na inserção da matemática ou em outra disciplina  tem sido um caminho trilhado com sucesso quando tem uma boa fundamentação teórica.

As atividades lúdicas garantem uma aprendizagem significativa para o aluno com dificuldades de aprendizagem, bem como o prazer a socialização, o respeito, a individualidade.

Assim o aluno estará aprendendo no seu ritmo, criando hipótese, chegando á conclusão e elaborando regras.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O presente Estágio Anos Iniciais busca a inserção da língua portuguesa como articulador deste processo de ensino e aprendizagem.

A Constituição Federal de 1988 garante a todos e diz que é dever do Estado garantir e oferecer uma Educação de qualidade, e manter e zelar por estas garantias com o objetivo do pleno desenvolvimento do sujeito.

Com esse direito garantido em nossa Constituição, a LDB 1996 regulamentou o sistema de ensino  de todo o país, organizando diretrizes de educação nacional.

O 2º art. Da LDB 1996- Diz que “A educação é dever da família, do Estado inspirada nos princípios de liberdade e nos ideal de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (BRASIL, 1996)

A educação passou por muitas mudanças e transformações desde 1934, em 1967 deu um pequeno avanço, em 1996 deu mais um pequeno passo, mais em 2004 deu um passo significativo onde mudou e está vigorando até presente momento o currículo do Ensino Fundamental que passou de 8 anos de estudos para 9 anos, visando ampliar o tempo que o aluno  fica no ambiente escolar, com o objetivo de formar um cidadão com a Educação Básica.

Através da Educação Básica o aluno desenvolve suas habilidades de ler e escrever, formando opiniões sobre a sociedade em que vive.

A publicação da (BNCC) Base Nacional Comum Curricular em 2017, documento que norteia o sistema de ensino, definido na LDB art.26 diz que:

        “Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e    

         do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser  

         complementada, em cada sistema de ensino e em cada

                estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.3 Kb)   pdf (388.4 Kb)   docx (148.3 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com