TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular supervisionado em Gestão Educacional

Por:   •  9/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de estágio

curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Felipe De Jesus Silva Cordeiro

RGM: 25723758

Disciplina: Estágio Curricular supervisionado em Gestão Educacional

Ano/semestre realização do estágio: 2023/ 6°

Quantidade de horas realizadas: 80 horas

Características da escola

Nome da Escola: U. E Prefeito Jonas Rodrigues

Endereço: Rua Alexandre Sendim nº 304, Bairro: Parque Bitaru, cidade: São

Vicente/SP

Dependência administrativa: Publica

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: SEDUC (Secretaria

Municipal da Educação de São Vicente)

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Fase I e II

Características Físicas da Escola

          A estrutura que a Escola Jonas Rodrigues possui: Sala de leitura, salas de aula com projetor, lanchonete, refeitório, quadra poliesportiva coberta, playground, brinquedoteca, sala de Música. Uma estrutura comum de uma escola pública numa região carente. As salas são bem ventidadas e arejadas, não possuem ar condicionado, apenas ventiladores de teto. A escola necessita de cuidados no que se refere a pintura interna e externa.

Introdução

           O relatório descreve a experiência que vivenciei nas atividades proposta pela disciplina Estágio Supervisionado em educação infantil. Tais atividades ocorreram na turma da fase I e II durante o período da tarde, no endereço que citei nos dias 10/08/2023 até o dia 05/09/2023, com duração de 76 horas.

PERFIL DA PROFESSORA

           Foram realizadas 76 horas de estágio na Escola Prefeito Jonas Rodrigues acompanhando a professora Rosana, nas atividades diárias com os alunos da fase I e II. A professora Rosana é graduada em Pedagogia, atua há quinze anos na docência escolar, é muito dedicada, paciente, receptiva, dando atenção e apoio nos momentos necessários aos alunos. O meu estagio foi acompanhado por diversos professores mas vou citar apenas esta professora porque foi com quem mais acompanhei os conteúdos em sala de aula

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

           Observando a turma de Educação Infantil, com a professora Rosana uma aula muito rica em detalhes, “a professora é democrática, adota uma abordagem sócio-construtivista, permitindo que os alunos pensem e construam seus conhecimentos em momentos de discussão e respeito aos saberes e opiniões dos mesmos. a aula em que ela propôs para as crianças a atividade de pintar as letras dos nomes onde cada criança pinta a letra do seu nome, a professora estava trabalhando de forma lúdica a identificação pessoal. Com atividades como esta, espera-se que a criança desenvolva coordenação motora, além de propiciar um início de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia a dia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

            O estágio foi divido em três momentos, sendo eles: observação, coparticipação e regência da sala de aula. No primeiro momento (observação), o objetivo era visualizar e aprender sobre o funcionamento da escola, assim como a atuação da professora regente. No segundo momento (coparticipação), o objetivo era auxiliar a professora em todas as atividades que eram propostas para a turma, e por fim, o terceiro e último momento (regência), que consistiu em atuar como professor regente, direcionando as atividades que seriam elaboradas. No primeiro dia de estágio,  de conheci toda a estrutura da escola antes que os alunos começassem a chegar, em seguida, me dirigi até a sala onde iria atuar, guardei o meu material e aguardei as crianças chegarem.

               Observei passo a passo como a professora os recebia na porta da sala, ela chamava todos os alunos pelos seus próprios nomes, assim como recomenda os Critérios para um atendimento em educação infantil que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças (BRASIL, 2009, p.15) “Chamamos sempre as crianças por seu nome”, “Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e na saída da Creche”. Durante o restante do turno, foram observadas as atividades de rotina,  O período da observação teve duração de uma semana, tempo para me familiarizar com o ambiente, as práticas diárias, os colegas da escola e os alunos da turma em que eu estava estagiando. No restante do estágio eu auxiliava a professora nas atividades em sala de aula ou ao ar livre, auxiliava a montar as brincadeiras, atividades com músicas, danças, organização das filas no recreio, manuseios de diversos brinquedos, jogos de montar, massinha de modelar, rodas de conversas com diferentes temas, atividades de colagem, cantigas de roda, brincadeiras tradicionais, fantoches, contação de histórias, entre outras atividades pertinentes a faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com