TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

DESAFIO PROFISSIONAL:

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA


SUMÁRIO

  1. Introdução................................................................................................

03

  1. Justificativa..............................................................................................

05

  1. Objetivo Geral..........................................................................................

07

  1. Objetivos Específicos..............................................................................

07

  1. Metodologia.............................................................................................

09

  1. Cronograma.............................................................................................

12

  1. Avaliação.................................................................................................

13

  1. Referências Bibliográficas.......................................................................

14


  1. Introdução

O Colégio do Futuro foi estruturado pensando nas reais e atuais necessidades de nossos alunos em serem preparados para seu Futuro profissional.

Nossa escola possui uma infraestrutura pensada em atender da melhor forma as necessidades de todos os alunos nela contida. Sendo ela da rede pública de ensino, oferecemos o ensino médio.

Sua estrutura física possui 2.100m2 de construção, divididas em 12 salas de aulas com carteiras individuais, lousas brancas e sistema de automação que suportam a transmissão de vídeos e projeções para aulas de multimídia, palestras e oficinas. Possui também uma sala de informática com 18 microcomputadores para cada 2 alunos, laboratório para as aulas de química física e biologia, um anfiteatro para as aulas de teatro, palestras educacionais e apresentações em geral. Pátio para os intervalos e atividades externas e quadra poliesportiva.

Possuímos uma média de 34 alunos por sala de aula, atendendo no período da manhã e tarde, podendo eventualmente haver aula nos sábados de oficinas específicas na escola ou fora dela. Também contamos com uma biblioteca com um acervo variado de livros, revistas e materiais de ensino profissionalizante e de preparação pré-vestibular que são utilizados nas aulas específicas.

O material didático adotado pela escola foi o Universitário Sistema Educacional, este material pensa não só na simples transmissão de conteúdo, mas na necessidade de preparar as pessoas para a vida na sociedade atual.

O colégio conta com a constante participação da comunidade nos projetos educacionais, participação ativa dos pais na vida dos alunos e incentivo a convivência e colaboração com os mais necessitados através de campanhas e projetos sociais.

Nosso corpo docente conta com 12 professores do ensino médio, todos graduados e com especialização em formação continuada pré-vestibular. Sendo uma escola completa com alta qualidade de ensino, tendo esses em média 5 anos de trabalho na escola. Trabalhamos com psicólogos, pedagogos professores e funcionários especializados para melhor atender e orientar nossos alunos.

O Colégio do Futuro tem em vista o atendimento da população de classe média e baixa, trabalhando todas as diferenças socioeconômicas e de multiculturalismo através da inserção de problemáticas sobre gênero e religião, para o entendimento das diferenças e respeito entre si.

Possui em média 6% de do numero total de alunos como repetentes, cerca de 10% dos alunos da escola possuem alguma atividade remunerada ou programa de estágio. As aulas são no período matutino e vespertino, podendo eventualmente haver aulas aos sábados.

Tendo em vista a preparação dos alunos para a vida profissional e escolha vocacional, escolhemos nossos professores com especialização na preparação pré-vestibular, além dos vários projetos incluídos durante o ano letivo voltados aos conteúdos profissionalizantes para o incentivar os alunos a conhecerem todas as áreas e optarem para a que melhor se encaixem.


  1. Justificativa

A globalização trouxe a tona as dificuldades e retrocessos que nossas escolas vêm sofrendo ao longo dos anos.

Com o mundo em constante evolução, percebemos que as escolas não vêm acompanhando esse desenvolvimento, e que ela não deve ser vista apenas como uma instituição que seja o único meio de conhecimento e desenvolvimento de habilidades para a vida.

Até hoje, apesar de toda a evolução, os alunos não veem a escola como a base para seu futuro, pois ela não vem mostrando isso no seu sistema de ensino.

O progresso da escola continua muito lento se analisarmos as mudanças que a sociedade vem sofrendo, e com isso precisamos repensar nesse sistema e no adequar a essas mudanças. As exigências do mercado de trabalho, os hábitos de consumo e a constante evolução da tecnologia pedem pessoas mais preparadas para serem inseridas nesse meio, e sempre tendo suas habilidades buscadas cada vez mais cedo. Por isso a exigência de jovens preparados para essas mudanças devem começar já em seus anos letivos.

Através de uma pesquisa realizada pela Fundação Lemann sobre “O papel da escola na vida dos jovens”, podemos ter uma noção do quão importante é trabalharmos na preparação e formação desses jovens.

O Colégio do Futuro montou então o projeto “Construindo meu Projeto de Vida”  visando não apenas a introdução do aluno nos ensinos históricos e exatos, mas sim preparar e formar cidadãos que pensarão em seu futuro, e serão preparados e qualificados para isso.

O projeto tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de seus alunos e fazê-los reconhecer suas capacidades e potenciais que possuem. Aprende a planejar e criar metas, trazendo resultados que vão levar par seu futuro, levando-os a reconhecer suas próprias competências e capacidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com