TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS PARA TODOS

Por:   •  1/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

PLANO DE TRABALHO

PROJETO

LIBRAS  PARA TODOS

        

JUSTIFICATIVA:

Segundo preconiza o Artº 12. parágrafo 2º da Resolução nº 2/2001 do Conselho Nacional de Educação que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica:

“Deve ser assegurada, no processo educativo de alunos que apresentam dificuldade de comunicação e sinalização diferenciada dos demais educandos, a acessibilidade aos conteúdos curriculares, mediante (grifo nosso) a utilização de linguagens e códigos aplicáveis, como o sistema Braille e a língua de sinais, sem prejuízo do aprendizado da língua portuguesa, facultando-lhes e às suas famílias a opção pela abordagem pedagógica que julgarem adequada, ouvidos os profissionais especializados em cada caso”.

 Esta Resolução entende a educação especial, modalidade da educação escolar, como um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais. Para tanto, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover na organização de suas classes comuns, dentre outros aspectos, a formação de professores.

Nesta perspectiva, com o respaldo da lei nº 10.436 sancionada em 24/04/2002 que reconhece a LIBRAS como um meio legal de comunicação e expressão, a Coordenação de Educação Especial propõe através deste projeto o curso de LIBRAS para professores  buscando propiciar um atendimento educacional de qualidade aos alunos surdos, viabilizando o seu acesso à aprendizagem, ao conhecimento e ao conjunto de experiências curriculares disponibilizados ao ambiente educacional.

Considerando que a aprendizagem da LIBRAS não dá conta da educação de surdos, incluímos no projeto uma carga horária de 16horas com docentes especialistas na área, para abordagens pedagógicas adequadas às necessidades educacionais do aluno surdo.

OBJETIVOS:

  1.     1- Refletir sobre a diferença entre Cultura Surda e Cultura Ouvinte;

          2- Informar as filosofias educacionais voltadas para o aluno surdo;

  1.     3- Definir Língua Brasileira de Sinais;
  2.    4- Derrubar mitos e tabus que construíram uma visão estereotipada dos surdos e da surdez;
  3.    5- Garantir ao aluno surdo, o acesso e permanência nas escolas da rede regular de ensino;
  4.    6-Viabilizar um atendimento educacional adequado às necessidades do aluno surdo;
  5.    7- Propiciar conhecimento básico da LIBRAS;

METODOLOGIA

 

O ensino da  LIBRAS( 40 horas aula/60min.) será da responsabilidade de instrutores surdos habilitados pela instituição contratada que deverão atender os objetivos 5,6 e 7 acima citados.

 Esta carga horária (40h) corresponde ao 1º nível do curso de LIBRAS que é composto de 3 níveis perfazendo 120 horas. Esta 1ª etapa permitirá ao professor estabelecer uma comunicação com o aluno surdo e no decorrer da interação com este aluno, a língua de sinais será aperfeiçoada assim como qualquer outra língua. Os níveis 2 e 3 que deverão ser oferecidos no próximo semestre, têm como objetivo principal promover maior fluência da língua.

 Nº de cursistas por turma: 60    

  1. Carga horária total por curso: 40 horas/ aula
  2. Período: Março/Abril  de 2008

NAPES – CR Médio Paraíba I – Barra do Piraí- R$ 3.500,00

RECURSOS HUMANOS

  1. Instrutor surdo 01

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com