TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Por:   •  27/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.688 Palavras (15 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        LEITURAS INDICADAS OBRIGATÓRIAS                                                         4

2    PROJETO POLÍICO PEDAGÓGICO                                                                  6

3   ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC                                                                                                                  9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA                                                                12

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo adquirir experiência no campo pedagógico por meio do estagio remoto devido a pandemia do Covid-19.

            Com a análise do material apresentado pela instituição, desenvolvemos um relatório que abordam assuntos sobre o desenvolvimento da criança nas séries iniciais e como o pedagogo pode auxiliar no desenvolvimento educacional e social da criança diante da cultura em que ela vive.

O trabalho contém ainda uma breve explicação sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e qual a importância desses documentos no âmbito escolar.

Também relata a rotina do pedagogo e como seu trabalho, juntamente com a equipe pedagógica e administrativa da escola pode transformar a vida das crianças, tanto no âmbito escolar quanto na vida em sociedade.


  1. LEITURAS INDICADAS

               Todo resultado positivo provém de um projeto bem elaborado, com isso entendemos         que o sucesso dos alunos depende muito do plano de aula bem executado. O planejamento das aulas aulas é a ferramenta que direciona o professor ao alcance dos objetivos proposto no início do ano letivo.

              A inserçao de métodos atualizados que facilita o ensino e aprendizagem se faz necessário cada dia mais, pois os alunos são passivos de todo tipo de informação através das mais diversas fontes. O professor tem o papel de filtrar essas informações e ajudá-los a aplicar corretamente, separando aquilo que é util daquilo que é dispensável, ou seja, usar as informaçães (conhecimentos) para facilitar a aprendizagem.

             Embora permitindo o acesso a quantidades inimagináveis de recursos, a Internet traz-nos na maior parte das vezes grandes problemas em termos de seleção da informação disponível. O principal problema que se coloca é o de descobrir o que mais se adequa aos objetivos pretendidos, entre as enormes listas de referências que qualquer motor de busca nos devolve, ou seja, excluindo tudo aquilo a que alguns chamam "lixo cibernético" e que, em vez de nos ajudar, nos faz perder tempo e, por vezes, a paciência.

             Uma melhor organização do ensino era, aliás um dos propósitos iniciais da proposta de Bernie Dodge, visando ajudar simultaneamente professores e alunos a tirarem partido da enorme quantidade e riqueza de recursos que, de forma exponencial, ia crescendo na Internet. Ainda que indiretamente os beneficiários últimos sejam os alunos, as WebQuests constituem, de fato, uma ajuda preciosa para os professores, já que lhes fornece uma proposta de trabalho concreta, bem fundamentada do ponto de vista teórico, com uma estrutura muito clara e de grande utilidade prática em diferentes níveis.

             Uma forma de desenvolver o aprendizado também é  a  metodologia da Aprendizagem Baseada em Métodos (ABM), que recomenda iniciar as aulas com um desafio aos aluno que os levarão ao desejo de adiquirir mais conhecimento. Com o desafio lançado, o professor os conduzirá em sua busca de conhecimento, onde cada aluno irá extrair conteúdos exclusivos e compartilhará com os colegas e todos serão enriquecidos, inclusive o professor.

             Na avaliação, o professor irá perceber onde será necessário trabalhar com cada aluno, quais foram as difilcildades encontradas, quais as dúvidas precisarão serem sanadas e quais alunos precisam de uma atenção maior ou diferenciada. Uma estratégia que levará o professor a conhecer a realidade individual de cada aluno, visto que cada  um tem uma personalidade diferente devido seu ciclo social.

       


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

2.1  O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
                 

              O PPP é um documento que estabelece o objetivo da escola. Todas as escolas deve elaborar esse documento segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), daí a sua importância, mas muitos gestores e diretores educacionais tem dúvidas sobre a elaboração deste documento.

             O Projeto Político Pedagógico é uma espécie de mapa que serve para guiar a escola em seu crescimento e na melhoria de sua qualidade de educação. Assim o PPP deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.

           

2.2  A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

             O PPP é o documento que traça o objetivo da instituição, e a BNCC é o documento que ensina como chegar neste objetivo. A BNCC determina as aprendizagens que todos os alunos da educação infantil até o ensino médio devem desenvolver ao longo da educação básica e deveria ser implantada até o ano de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (322.6 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com