TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento Centro Universitário Licenciatura em Pedagogia

Por:   •  12/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  21.891 Palavras (88 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 88

UniAGES

Centro Universitário

Licenciatura em Pedagogia

 

 

 

 

 

JAQUELINE BARRETO DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE INFANTIL E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA NOS CONTEXTOS SOCIAL E ESCOLAR

 

 

 

 

 

 

 

Paripiranga

2019


JAQUELINE BARRETO DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

NO PUBLICIDADE INFANTIL E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA NOS CONTEXTOS SOCIAL E ESCOLAR

 

 

 

Monografia apresentada no curso de graduação do Centro Universitário AGES como um dos pré-requisitos para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

 

Orientadora: Profª. Ma. Josefa Risomar Oliveira Santa Rosa.

 

 

 

 

 

 

 

Paripiranga

2019

JAQUELINE BARRETO DOS SANTOS

 

 

 

 

PUBLICIDADE INFANTIL E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA NOS CONTEXTOS SOCIAL E ESCOLAR

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de licenciado em Pedagogia, à Comissão Julgadora designada pela Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso do UniAGES.

 

Paripiranga, ______de__________________2019.

 

 

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________________

Prof.ª Josefa Risomar Oliveira Santa Rosa

UniAGES

____________________________________________________

Prof. Examinador

UniAGES


Dedico este trabalho aos meus amados pais, Rosangela e Juscelino, por todas às vezes que me deram palavras de força e conforto, assim como não mediram esforços para eu chegasse neste trilho da minha caminhada, e sempre estivem ao meu lado em todos momentos da minha vida.

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus, por ter sido essencial em minha vida e autor do meu destino, em momentos de dor e alegria durante este ciclo.

Ao meus pais, Rosangela e Juscelino, por todo cuidado e todas as palavras de carinho que me propuseram para seguir em frente. E pelas inúmeras vezes que acreditou em no meu potencial, sem o apoio de vocês, não teria conseguindo realizar este sonho, que é tão importante. Amo vocês!

A minha irmã, Gabriele, por ser um grande incentivo em minha vida e por estar me favorecendo alegrias a todo instante.

A minha amiga, Katiucia, por sempre está comigo durante estes 4 anos de lutas e produções, por acreditar em mim e por todas às vezes que dividimos nossas tristezas e alegrias.

A minha amiga, Geovana, diante de tantas coisas que passamos, sempre esteve em todo os meus dias como uma luz, e por estar sempre me apoiando em cada decisão.

Ao Eduardo dos Santos, pela sua presença em minha vida e pelos ensinamentos depositados e que sempre acreditou que eu seria capaz de alcançar os meus melhores méritos e pelas inúmeras vezes de companheirismo e afeto, e que, em nenhuma momento hesitou em dizer um “não”, quando mais precisei, além de me tornar uma pessoa melhor, seu amor incondicional, e seu feedback constante, durante o processo de escrita, foram indispensáveis, amo-te!, Obrigada por ser tão incrível, levarei comigo pelo resto de minha vida.

A minha dupla de estágio, Jucimare, que me ofereceu momentos de alegrias em tempos de tempestade e por estar sempre à disposição.

E a todos aqueles que, de forma direta e indireta fizeram parte deste sonho.


Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Fernando Pessoa


RESUMO

O presente estudo tem como foco a publicidade infantil como ferramenta que apresenta efeitos sob o desenvolvimento da criança. Entende-se que a publicidade infantil gera atitudes voltadas para o consumo infantil no que se refere a cultura consumista. Tal publicidade acontece por meio de outdoors, anúncios publicitários e propagandas que que podem reconfigurar a infância, roubando sua essência e desencadeando mudanças no convívio escolar e familiar. Para tanto, a presente pesquisa teve como investigação a análise de campanhas e anúncios publicitários em que a criança está redigida como o centro do consumo por meio de técnicas de atração para um determinado produto, que nem sempre apresenta um teor positivo, ou seja, que favoreça a vida do sujeito em processo de formação. A metodologia da pesquisa foi básica e bibliográfica com abordagem qualitativa. O corpus de análises discursivas, selecionamos cinco anúncios publicitários em que tem como protagonista a figura infantil. Como pontos de sustentação teórica recorremos diferentes estudiosos, a exemplo de: Ariès (1981); Rousseau (2005);  Dornelles (2005); Postman (1999); Bauman (1999); Miranda (2012) e Giles (2010). Concluimos, pois, que toda publicidade que tem a criança como interlocutor pode gerar um desrespeito a identidade da criança.

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade. Consumo Infantil. Infância. Cultura Consumista.


ABSTRACT

The present study focuses on child advertising as a tool that has effects on child’s development. It is understood that child advertising generates attitudes towards child consumption regarding consumer culture. Such advertising happens through billboards, commercials and advertisements that can reconfigure childhood, stealing its essence and triggering changes in school and family life. Therefore, the present research had as an investigation the campaigns and commercials analysis in which the child is written as the consumption center through attraction techniques for a certain product, which does not always have a positive content, that is, that favor the subject’s life in the formation process. The research methodology was basic and bibliographic with qualitative approach. The corpus of discursive analysis, we selected five commercials in which the child figure is protagonist. As theoretical support points we resorted to different scholars, such as: Ariès (1981); Rousseau (2005); Dornelles (2005); Postman (1999); Bauman (1999); Miranda (2012) and Giles (2010). We conclude, therefore, that all advertising that has the child as an interlocutor can generate a disrespect to the child's identity.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (141.9 Kb)   pdf (544.3 Kb)   docx (198.5 Kb)  
Continuar por mais 87 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com