TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras para Todos

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 1][pic 3]

Programa Especial de Extensão na Área de Teorias e Práticas em Pedagogia

_________________________________________________________________________________________ Projeto Libras para Todos

______________________________________________________

      PLACAS-PARÁ

2014

[pic 4][pic 5][pic 6]

Programa Especial de Extensão na Área de Teorias e Práticas em Pedagogia

        

_________________________________________________________________________________________

Projeto Libras para Todos

______________________________________________________

Trabalho apresentado à Disciplina Libras com objetivo de obter nota, orientado pelo professor especialista Raimundo.

Acadêmicos (as):

Cleidiane da Silva Mota Martins

Graciane da Silva Mota

Dina Conceição de Jesus

Williama Ramalho da Silva

Jose Pereira Ramalho

Deusemar Rodrigues de Lemos

Josiane da Silva

Solande Viana Silva

Ana Karize Alves Cardoso

Ana Cleide Oliveira Gomes

Glória Maria de Matos dos Santos

Welder Ferreira Nascimento

Jonas Avelino da Silva

Samuel de Matos Santos

Josilene Alexandre da Silva Martins

Domingas Lima Gonçalves

Luzineide Paxeco de Oliveira

Nota obtida:________

PLACAS-PARÁ

2014

     I APRESENTAÇÃO

  A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei  nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

  Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologiamorfologia,sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. 

O antigo Instituto dos Surdos-Mudos, hoje, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857 e teve como primeira denominação o nome Colégio Nacional para Surdos-Mudos (de ambos os sexos). Foi a partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, que, definitivamente, nasceu a língua brasileira de sinais (Libras).

Em 2005, através do decreto 5.626 a língua brasileira de sinais foi regulamentada como disciplina curricular. Já em 2007, a estrutura de língua foi aplicada a Libras, já que ela é uma língua natural e possui complexidades próprias e comunicação eficaz. Em 2010 foi regulamentada a profissão de Tradutor/ Interprete de Libras através da Lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010, simbolizando mais uma grande conquista.

É dever do Poder Público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional. Sendo assim esse projeto visa conscientizar todos acerca da importância do uso de Libras pela Sociedade.

II JUSTIFICATIVA:

         Através do preconceito existe uma grande dificuldade dos surdos se interagirem na sociedade e há necessidade da sociedade se adaptar com as pessoas portadoras de deficiência auditiva.

         Também atualmente, um dos desafios da educação é contar com professores competentes, éticos, críticos e reflexivos quanto ao seu papel social e pedagógico em relação aos alunos com necessidades especiais matriculados no ensino regular.  Essa preocupação é um dos significativos e mais importantes desafios que se tem enfrentado, pois para que exista inclusão faz-se necessário alunos, professores, gestores e funcionários em geral aprenderem Libras como proposta para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.

       E as exigências cada vez maiores de qualificação do cidadão para sua inserção no mundo do trabalho requerem a busca constante por uma formação universalista que o capacite, não só na área técnica, mas, também, em outras áreas que lhe deem suporte ao desempenho de sua formação específica. Assim sendo, o conhecimento e proficiência na Linguagem de Sinais, no momento atual, deixou de ser apenas um diferencial na formação profissional do indivíduo para ser um suporte necessário à realização de muitas de suas tarefas profissionais cotidianas.

        Por tanto este projeto tem como finalidade proporcionar aos participantes a formação de profissionais, alunos e a sociedade em geral que utilizem a Língua Brasileira de Sinas em nível básico, para comunicação com desinibição corporal,  com  pessoas  surdas  usuárias  de  Libras  em diversos contextos sociais, visando a inclusão de pessoas portadoras de deficiência auditivos tanto na escola quanto na sociedade.

III OBJETIVOS:

       Quebrar preconceitos de ambas as partes e Contribuir para a compreensão de que não só os surdos devem ter direito e acesso a língua de sinais, mas os ouvintes também, para que a comunicação seja para toda a sociedade em geral, dando oportunidade o acesso dos surdos ao mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (536.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com