TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodolia e pratica de ensino da matematica e ciencias

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  6.228 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA E PRÁTICA DO E. DA MATEMÁTICA E CIENCIAS

QUESTIONÁRIO UNIDADE 2

Pergunta 1

Figura da cadeia alimentar

Resposta Selecionada: Correta a. Meio Ambiente.

Feedback da resposta: O bloco temático Meio Ambiente a partir dos princípios da Educação Ambiental tem como objetivo acabar definitivamente com a crença de que o homem é o senhor da natureza e alheio a ela, verifica-se a necessidade de reconstrução em relação homem-natureza, de forma a garantir a ampliação do conhecimento acerca de como a natureza se comporta e como a vida se processa.

Pergunta 2

Analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições:

A propaganda, que também apresenta responsabilidade sobre a educação, possui grande influência nos hábitos alimentares da população. ENTRETANTO, os alunos somente poderão fazer uma leitura crítica do que veem na mídia se forem estimulados por informações científicas valiosas e pelo espaço de debate que o professor pode proporcionar na escola. Sobre as duas asserções, é CORRETO afirmar que

Resposta Selecionada: Correta a. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda, uma advertência correta da primeira.

Feedback da resposta: Devido à influência da mídia como formadora de opinião é advertido que a escola desenvolva o espírito crítico e investigativo nos alunos, com intuito de buscar informações científicas que comprovem ou não as informações transmitidas nas propagandas.

Pergunta 3

Associe os blocos temáticos apresentados na coluna A com as respectivas afirmativas destacadas na coluna B.

Coluna A (1) Ambiente. (2) Recursos Tecnológicos. (3) Ser Humano e Saúde.

Coluna B ( ) Favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço pelo próprio copo e pelas diferenças individuais.

( ) O enfoque é dado às transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários à vida humana, como aparelhos, máquinas, instrumentos e processos que possibilitem as transformações e implicações sociais do desenvolvimento e do uso das tecnologias.

( ) Traz a discussão a respeito da relação entre os problemas ambientais e os fatores econômicos, políticos, sociais e históricos.

A sequência correta dessa associação é:

Resposta Selecionada: Correta b. (3), (2), (1).

Feedback da resposta: Apenas a alternativa B corresponde corretamente à associação de acordo com as definições para cada bloco de conteúdo

Pergunta 4

Leia o trecho abaixo: Atualmente, a ____________ tem se incumbido de ditar a alimentação mediante a veiculação de propagandas. Entretanto, é muito importante estar atento às ciladas que a propaganda prega, pois o consumo é o seu principal objetivo.

A partir de uma postura crítica e investigativa, orientada pelo ensino das Ciências Naturais, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada: Correta a. mídia

Feedback da resposta: Apenas a alternativa A preenche corretamente a lacuna. A mídia, tendo como principal objetivo o consumo, tem se incumbido de ditar a alimentação mediante a veiculação da propaganda.

Pergunta 5

O ______________ é uma estratégia de trabalho em equipe que busca a solução de um dado problema e favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas de conhecimento. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

Resposta Selecionada: Correta c. projeto.

Feedback da resposta: O projeto é que preenche adequadamente a lacuna, pois constitui como estratégia de trabalho em equipe, que nasce de um problema compartilhado e que favorece a interdisciplinaridade. Portanto a resposta correta é a alternativa C.

Pergunta 6

Para fins didáticos, é possível agrupar os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais em blocos temáticos.

Assinale a alternativa que indica o bloco temático que é orientado pela concepção de corpo humano como um sistema integrado que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito.

Resposta Selecionada: Correta b. Ser Humano e Saúde.

Feedback da resposta: O bloco de conteúdo: Ser Humano e Saúde é orientado pela concepção de corpo humano como um sistema integrado que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito.

Pergunta 7

Pode-se considerar como procedimento para o ensino de Ciências Naturais EXCETO:

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com