TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente escolar e não escolar

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Ambientes Escolares

“Uma família que se transferiu de uma cidade para outra, procurou uma escola pública para matricular seus dois filhos respectivamente com 8 e 11 anos de idade, no ensino fundamental. Eles não possuem qualquer documentação escolar que comprove a escolaridade anterior, como uma declaração de transferência ou histórico escolar”. (Questão adaptada do caderno de provas do concurso para diretor de escola da PMSP – 2009, Fundação Carlos Chagas).               Considere os fragmentos legais abaixo para fundamentar a elaboração de um texto dissertativo que destaque o direito ao acesso e a permanência à educação básica, destacando as disposições legais que asseguram o atendimento à necessidade de transferência escolar, como citado na situação acima.

Direito à educação, exercício da cidadania.

Ao se apresentar numa escola necessitando de vaga para seus filhos a lei resguarda este cidadão mãe ou pai a obtê-lo, mesmo que este não apresente ou tenha documentação.  A educação abrange os processos que formarão e desenvolverão o futuro cidadão no caso agora crianças e este é um direito adquirido para o exercício da sua cidadania.

Aos pais a responsabilidade de procurar e exigir este direito sendo que o descumprimento destes deveres deles como pais e tutores destas crianças pode ser considerado e identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é matriculada na escola), cabendo a eles essa obrigação.

Numa forma de facilitar para as crianças o meio do ingresso delas seria que a instituição de ensino pode proporcionar um teste de nivelamento, para que seja especificado e classificado com esta avaliação ao qual nível estes alunos serão matriculados, este será então o primeiro registro de desempenho que eles receberão por não terem toda a documentação necessária. Desempenho este que servirá para acompanhamento destes futuros alunos nesta instituição.

Estas crianças após as avaliações dadas pela escola serão realocadas nesta nova escola, pois em nenhuma hipótese há motivo e ou justificativa para o não prosseguimento desta matricula. Garantindo e assegurando este direito conforme as três principais leis que regem este tema: Constituição da República Federativa do Brasil, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96.

Afirmando que o direito está garantido aos pais que estão solicitando quanto as crianças que necessitam dessa vaga na escola.

Conforme LDBEN 9394/96 art.2 esta lei reforça a abrangência da família como um todo dos seus direitos e obrigações.

No intuito de manifestar pela instituição de ensino a motivação para que esses futuros alunos de que este é a verdadeira forma de cidadania e de forma gratuita, para o seu desenvolvimento como cidadão para o seu futuro e preparação para o mercado do trabalho.

Referências:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

Ambientes não escolares

1. Qual é o papel do pedagogo no contexto de uma empresa? Em quais áreas ele pode atuar neste ambiente?

Antigamente o pedagogo era somente um profissional conhecido por trabalhar nas escolas como educador. Nos dias atuais esta mesma profissão tem uma vasta área no mercado de trabalho. Existem inúmeras possibilidades entre elas: hospital, Ong e orientação, supervisão e administração escolar. Também na área empresarial há essa possibilidade exercendo pedagogia empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com