TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Profa Dra. Lilian Paula D. Bérgamo

PROJETO DE PRÁTICA:

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

RIO CLARO – SÃO PAULO

2020

PROJETO DE PRÁTICA:

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

Aluno: Giuliana Garcia

RIO CLARO – SÃO PAULO

2020

Introdução

A concepção da criança como um sujeito de direitos é fruto de um longo processo que evoluiu com a forma em que se era vista a infância. A construção da visão sobre a criança se caracteriza por um processo sociocultural que evoluiu com as modificações da sociedade. (De Andrade & De Souza, 2013)

No Brasil, a educação infantil apenas foi colocada como direito da criança com a Constituição de 1988. Desde então são avaliados os instrumentos educacionais tanto para creches como para pré-escolas. Neste trabalho trataremos dos conceitos principais que envolvem a educação infantil.

O Currículo, que se define como as aprendizagens e trajetória dos alunos é bastante discutido, de forma que o protagonista do processo educacional. O objetivo final é o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades, sendo então o currículo de certa forma, auxiliador para que haja sucesso nos objetivos. O desenvolvimento infantil está diretamente ligado a obtenção de habilidades e a construção de conhecimento que serão importantes para todo o processo de aprendizagem subsequente. O cuidar e educar como processos indissociáveis do desenvolvimento infantil, tentando ultrapassar barreiras históricas sobre a cultura assistencialista da educação infantil. Além da organização do tempo e espaço diretamente relacionados com a aprendizagem efetiva das crianças.

A educação infantil tem ganhado espaço em relação ao reconhecimento de sua importância, e com isto os métodos educacionais ganham notoriedade.

Desenvolvimento

Atualmente, no Brasil, não há um consenso sobre como deve ser elaborado o currículo pertinente à educação infantil. Embora haja orientações propostas pelo MEC, que deixam claro que o educar e o cuidar devem seguir lado a lado, há a disponibilidade de apostilas conteudistas que separam as áreas de conhecimento de forma a não incentivar o desenvolvimento de habilidades que demandariam estímulos diferentes como a área mais criativa, o raciocínio lógico a movimentação corporal. O currículo deve ser pensado de forma que estimule a criança ao aprendizado. A organização de um currículo deve levar em conta uma relação entre a realidade diária e social. O currículo deve ser um documento que busca o desenvolvimento infantil levando em consideração as experiências pessoais. A elaboração de um currículo deve ter alguns aspectos norteadores, como a delimitação de metas e prioridades a serem atingidas, as quais levam em consideração os recursos disponíveis e as condições individuais de cada aluno. Deve-se valorizar as atividades, principalmente as lúdicas para a educação infantil assim como formas avaliativas correspondentes

O documentário “Educação infantil – high Scope – Rotina diária” propõe o método High Scope. Este método se utiliza do princípio da aprendizagem pela ação o qual já havia sido proposto por John Dewey. Neste aprendizado participativo estimula-se a construção do conhecimento dos alunos através de uma rotina diária a qual é justificada como fornecedora de um ambiente permissivo ao desenvolvimento de habilidades como a iniciativa pessoal e as relações interpessoais. Há semelhanças na elaboração do currículo no aspecto de buscar um ambiente permissivo ao desenvolvimento infantil, e também ao olhar para a criança como sujeito-histórico cultural (De Andrade & De Souza, 2013)

A criança aprende por meio de experiências, atividades lúdicas e interações sociais com adultos e outras crianças. Deve-se considerar as condições pessoais de cada criança e a forma a qual serão transmitidos. No desenvolvimento da linguagem oral, matemática e artes as atividades lúdicas podem desempenhar um papel fundamental, quando direcionadas e instruídas pelo educador. No documentário estas atividades seguem uma rotina diária, “planejar”, “fazer” e “rever”, onde este último é um dos principais fatores de aprendizagem; este seria o momento onde o aluno demonstraria o que já foi explicitado pelo educador.

Diretamente relacionado ao educar, temos o cuidar e, portanto, devem representar atividades indissociáveis no dia a dia das creches e pré-escolas. O Brasil possui uma herança histórica assistencialista, que representa o pensamento de que a função da educação infantil seria apenas garantir que as necessidades físicas e fisiológicas fossem atendidas e que não haveria necessidade de se desenvolver atividades educacionais (Fully & Veiga, 2012). No entanto, sabe-se que é de extrema importância o educar para as crianças que inclusive refletem diretamente na aquisição de habilidades importantes para o crescimento individual, desta forma busca-se não criar a dicotomia entre educar e cuidar (De Andrade & De Souza, 2013). Este fato indica que o professor deveria ser responsável por realizar estas duas atividades, no entanto isto não é observado na prática em muitos municípios onde contratam-se monitores que realizem o trabalho do cuidado. No documentário de análise high scope, há essa sinalização da importância do cuidar e ensinar como atividades contiguas. Um exemplo é na hora da alimentação, onde a professora está sentada com os alunos, alimenta-se junto e aproveita o momento para conversar e mostrar um livro durante o recreio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com