TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

Por:   •  24/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

8015276 - JOSELICE DE ALMEIDA MOURA

PROJETO – O currículo na Educação Infantil e o cuidar e educar como aspectos

Indissociáveis

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento.

TAGUATINGA – DF

2019

INTRODUÇÃO

O Projeto de Prática da disciplina Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo verificar o currículo da escola, vemos que o ato de fragmentar o conhecimento das crianças em apostilas é incoerente com a proposta de formação integral e interdisciplinar. Deve-se procurar aprofundar-se na discussão sobre o trabalho com as diferentes linguagens, e será observado que tem que ser combatido o modelo escolarizado da educação infantil construindo um currículo voltado para essa etapa do desenvolvimento da criança. O saber curricular fragmentado já vem sendo questionado nos ensinos fundamental e médio; dessa maneira, não podemos “importá-lo” para a educação infantil. Também foi feito nesse projeto uma observação em sala de crianças de 3/ 4 anos ou 4/ 5anos onde podemos observar que o cuidar e o educar na educação infantil, novamente é destacado a importância de se atentar à indissociabilidade dessas duas dimensões. Isso significa que não podemos dividir essas funções entre dois profissionais – um para cuidar do corpo e outro para ensinar conteúdo. Foi observado também que com relação à organização do tempo e do espaço, é importante destacar que ambos devem, em primeiro plano, ser estruturados em função das necessidades das crianças, e não das necessidades dos adultos. O tempo, na educação infantil, é feito de acordo com o que o adulto pensa ser o melhor, e, nesse caso, em grande parte das vezes, não são respeitados os diferentes ritmos das crianças. No caso da organização do espaço, o mesmo acontece, pois este passa a ser organizado segundo o que é cômodo para o adulto, e não de acordo com as características e as necessidades das crianças. Após, com autorização da direção, será realizada uma entrevista e nela constará o registro das observações feitas, em forma de perguntas e respostas, na íntegra.

ENTREVISTA COM DIRETOR (A)

1) Como devemos pensar o currículo na Educação Infantil? Deve ser elaborado por meio dos processos afetivos, cognitivos, emocionais, sociais e disciplinares.

2) Em qual concepção de criança o currículo da escola está embasado? Está na função do processo de ensino aprendizagem, onde o ato de cuidar e educar se relacionam de forma direta e complementar.  

3) A senhora ou o senhor poderia me mostrar a proposta pedagógica da escola? O documento fica disponível para consulta, mas não pode ser fotografado nem xerocado.

4) Como o desenvolvimento da criança é trabalhado, estimulado? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) são trabalhadas de acordo com o currículo proposto? Este contexto inicia desde o planejamento das aulas, sua aplicabilidade nas rotinas diárias de sala de aula como: organização, espaço temporal na sala de aula, hora da história, atividades psicomotoras e as atividades pedagógicas.

5) Como é visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar? Significa ser o mediador nos processos cognitivos, emocionais promovendo o desenvolvimento global da criança tendo a intencionalidade de propiciar e mediar o processo ensino aprendizagem.

6) Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil? De acordo com a faixa etária das crianças e interesse dos mesmos. A rotina escolar nesta faixa etária deve atender as necessidades intrínsecas contidas nesta fase de desenvolvimento onde se faz necessário estimular a linguagem, a psicomotricidade, o cognitivo, as relações sociais.  Deve–se elaborar uma grade que contenha horários e rotinas pré-estabelecidas no planejamento da unidade didática.

7) Qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil? O papel deste profissional é fundamental, pois ele é o mediador nesta fase de desenvolvimento, estimulando as áreas cognitiva, social, emocional e familiar da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com