TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDUCAR PARA A VIDA

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?

QUESTÃO 1

O artigo de José Adir Lins machado visa questionar o que faz com que problemas éticos e sociais continuem acontecendo apesar de se ter um importante avanço tecnológico e cientifico e um maior índice de formação escolar nos dias atuais

Talvez porque o que era virtude moral e que se encontrava presente na transmissão do saber foi sendo substituído por outras virtudes práticas com excelência em atendimento e o relacionamento deixou de ter virtudes morais como honra, coragem e prudência para ter como elemento principal o recurso financeiro e econômico.

Com isso, o sucesso acadêmico é medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria do caráter do cidadão.

A educação é o princípio do qual o homem conserva e transmite sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão. A educação pertence à comunidade,faz parte do caráter do homem enquanto animal político.

Mas se a tradição é destruída, a educação não ocorre.

Os gregos viram que a educação tem de ser um processo de construção consciente e o conteúdo dela deve ser moral e prático, ou seja, educação e formação integral do homem.

Filósofos gregos como Platão e Aristóteles baseiam na honra, no dever, na ética que vão de encontro ao EU que não é o sujeito físico, mas o mais alto ideal de homem que todo nobre aspira e que são as ações morais: defesa dos amigos, sacrificar-se pela pátria, abandonar dinheiro e bens, para fazer sua a beleza.

Na idade moderna acontece então o dualismo que demarcou as mentes individuais e o mundo entre uma mente e outra, e a antítese entre conteúdos (mundo) e método(mente). E essa educação implica uma concepção errônea da relação entre conhecimento e interesses sociais.

Os homens na era moderna não descartaram todas as crenças, mas investigaram criticamente o que era transmitido partindo de suas bases e o resultado foi uma revolução das concepções de mundo.

Ocorreu então um individualismo moral estabelecido pelas separações conscientes entre as diferentes áreas da vida, onde a consciência de cada pessoa é um continente fechado em si, muito embora a ação se dê em um mundo público e comum. Assim, como pode ocorrer a ação voltada par os outros, se é admitida uma consciência egoísta?

QUESTÃO 2

Através da leitura do texto pode-se concluir que nos tempos antigos a educação era voltada para aquisição de virtudes como honra, coragem e prudência e para a formação integral do homem que teria ética e aspiraria a nobreza (que são as ações morais: defesa dos amigos, sacrificar-se pela pátria e abandonar dinheiro e bens). Com o advento da modernidade e o aparecimento do dualismo que demarcou as mentes individuais e o mundo e a antítese entre o mundo e mente, a educação se transformou em uma educação que busca mais o sucesso acadêmico medido pelo sucesso financeiro do que pela melhoria do caráter do cidadão. Isso demonstra porque a educação pelo trabalho se tornou individualista, enfatizando cada pessoa como um ser fechado em si, apesar de sua ação se dar em um mundo público e comum.

Porém a consciência embutida em cada um transforma o sujeito em um ser fechado e portanto egoísta, o que faz com que as ações que ele faz sejam voltadas apenas para si e não para os outros. Isso acontece em todos os ambientes de trabalho de forma mais marcantes nos setores educacionais onde as pessoas estão cada vez mais individualizadas e não trabalham em equipe, pelo contrário deixam de compartilhar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com