TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇOS EDUCATIVOS COM A AÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

IRIS OLIVIA SCHECK EVARISTO

ESPAÇOS EDUCATIVOS COM A AÇÃO DO PEDAGOGO

[pic 3]

Rio Negro

2011

IRIS OLIVIA SCHECK EVARISTO

ESPAÇOS EDUCATIVOS COM A AÇÃO DO PEDAGOGO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação II, Educação e Diversidade e O trabalho do pedagogo no espaço educativo .

Professores: Lilian Salete, Daniele Fioravante, Fabio Luiz Silva e Vilze Vidotte Costa.  

Rio Negro

2011

INTRODUÇÃO

Levando em consideração que vivemos em meio há uma imensa diversidade de fatores que oportunizam um grande aprendizado através das diferenças encontradas no ambiente escolar e na sociedade como num todo, diferenças estas como: cultural, racial, econômica, religiosa e política, sendo que todas devem ser neutralizadas no Ambiente Escolar, e é neste sentido que se faz indispensável a presença de um pedagogo, figura esta que tem a função de orientar, analisar e coordenar a elaboração do plano de curso, de Unidade e de Aula, assim como acompanhar e assegurar a execução dos mesmos concomitante com a ação do professor em sua aplicação. (Saber que ensinar não é transferir conhecimento mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção)” Paulo Freire”

DESENVOLVIMENTO

Quando o assunto é Ambiente Escolar, o aprendizado é certeiro. De uma forma ou de outra ele sempre acaba acontecendo, partindo do princípio que cada aluno possui  cultura, costumes, crenças, e valores diferenciados que precisam ser neutralizados na sala de aula tornando-os degraus rumo a aprendizagem. O professor é um grande aliado neste processo, pois o mesmo esta em contado direto com o educando. Desta forma consegue observar todas as suas dificuldades, sejam elas: de aprendizado, relacionamento e desenvoltura.  Sabendo que hoje o Ensino Regular conta com a inclusão de alunos com necessidades especias das mais diferentes formas, perante essa questão muitas vezes o professor sente  dificuldade  de transferir o conhecimento ou de relacionar-se com o aluno mesmo contando com o 2º professor que acompanha o educando procurando socializa-lo com os demais. Para que este trabalho obtenha sucesso faz-se necessário a parceria entre professor e pedagogo, figura esta que irá auxiliar com atividades lúdicas e promover o intercâmbio com a família através de entrevistas, diagnósticas e laudos médicos. Sendo que no espaço escolar o responsável pela criança será o professor com a supervisão do pedagogo que precisa estar em sintonia com a familia para que a socialização do mesmo obtenha resultados positivos perante a sociedade, trabalhando em grupo, promovendo recursos, meios, equipamentos, linguagens e conhecimentos que os apoiam no acesso e participação ativa no ensino regular.

“Se partirmos do princípio de que hoje a educação da criança visa basicamente levá-la a descobrir a realidade que a circunda, a ver realmente as coisas e os seres com que ela convive, a ter consciência de si mesma e do meio que esta situada, a enriquecer-lhe a intuição daquilo que esta para além das aparências e ensiná-las a se comunicar eficazmente com os outros, a linguagem poética destaca-se como um dos mais adequados instrumentos didáticos. É nesse sentido que cabe aqueles a quem esta entregue a orientação da infância, preparar-se para extrair deste instrumento suas mil virtualidades.” (COELHO, citado por HEMIELEWSKI, 1994, p. 26).

A organização do pedagogo é baseada no projeto político-pedagógico,  documentos que dão vida dinâmica a escola. É feito em conjunto com pais, comunidade, professores, diretores e alunos. Passa para o pedagogo a função de mediador, agindo em todos os espaços de contradição e conflitos, para que se coloque em prática e o aluno tenha um ensino baseado no que foi escolhido por todos e que o mesmo seja flexível, atendendo as diversas especificidades em sala de aula abrangendo a todos sem discriminações. Diversas situações incluindo a forma de falar. A escola orienta os alunos a respeitar as diversas dificuldades encontradas neste ambiente pela maneira de se expressar.

Para ARROYO (1994, p.31) devemos perceber claramente o fato de que:

“Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos num realidade plural, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O aprendizado e vivência das diversidades de raça, gênero, classe, a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da afetividade e sexualidade, o respeito a diversidade cultural, entre outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos e, como tal, não podem ser desconsideradas pela escola”.

Segundo professores que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais, as maiores dificuldades encontradas para o desenvolvimento dos trabalhos é a falta de interesse dos educandos, pois dispersam muito a sua atenção preocupando-se com as demais em sua volta. Outro ponto é a falta de material concreto e específico para trabalhar as dificuldades e necessidades do aluno. Inserido no ensino regular, este aluno também sofre alguns tipos de discriminações, cabe então ao professor amenizar as diversas situações encontradas no cotidiano levando os alunos a refletir sobre os preconceitos dos colegas e tratando-os com o devido respeito. O aluno precisa confiar no professor, este deve estimular e motivar o mesmo para que sinta-se seguro e capaz de superar suas dificuldades, buscando meios e métodos  essenciais na relação entre ambos. Neste processo o aluno deve ser avaliado continuamente conforme o seu desempenho e considerando sempre as suas dificuldades. A avaliação  sugere reflexão sobre  a prática, tanto para o pedagogo, o professor, quanto para o aluno, que deve fazer dos resultados obtidos instrumentos norteadores à efetivação dos ajustes necessários para se garantir a aprendizagem.                  Em todo ambiente escolar existem alunos com os mais variados tipos de dificuldades, levando em consideração que os mesmos veem de famílias com culturas diferenciadas, isso faz com que alguns sejam tímidos, com dificuldades de relacionamento com colegas e nas apresentações de trabalhos, outros são muito extrovertidos, porém possuem dificuldade de concentração. Problemas com higiêne é um fotor muito preocupante. As vezes por não saber, ou não considerar importante, deixam de fazer as higiênes básicas, como por exemplo, tomar banho. Quando isso acontece os outros alunos acabam isolando o indivíduo, até pelo mau cheiro, o que torna difilcultosa a socialização do mesmo. A forma de falar também muitas vezes gera preconceito, cabe ao professor exclarecer os demais que esta não conceitua uma pessoa, explicar  que existem as diferenças regionais, sociais geográficas, históricas que fazem parte da construção do ser humano. É muito importante fazer com que eles aprendam a conviver e a respeitar as diferenças, orientando-o que elas estarão presentes em todos os lugares, seja em casa, no trabalho, no lazer, na escola e que saber conviver com elas tornará o indivíduo muito melhor e mais feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com