TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÓDULO DE LIBRAS

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LIBRAS – 80h

UNIDADE 1

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A língua de sinais brasileira (LIBRAS) é reconhecida como meio legal de comunicação da comunidade surda brasileira através da Lei 10.436/2002. Pode-se afirmar que essa conquista foi possível devido às quais fatores, considerando os fatos históricos, sociais e culturais.

2. Nos dias atuais, observam-se dezenas de línguas de sinais espalhadas pelo mundo que apresentam diferentes estatutos e representações sociais que variam de acordo com fatores políticos, econômicos, e cultural dos países em que são usadas. Enquanto que em alguns Estados as línguas de sinais são conhecidas como “línguas oficiais” ou meios de expressão legal (Brasil e Portugal), ou dispõem de uma série de dispositivos constitucionais que as regulam, em outros sequer são mencionadas em pré-projetos de leis ou em agendas políticas governamentais. Dessa forma, a Língua de Sinais tem características próprias, explique quais as principais características da LIBRAS, enquanto língua oficial Brasileira.

3. A língua de sinais passou por diferentes correntes comunicativas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Defina cada uma delas, e justifique qual das correntes é utilizada nos dias atuais e quais seus destaques em relação as demais.

4. De acordo com suas leituras, elabore uma interpretação da citação de Skiliar (1999, p. 17): “[...] ao invés de entender o surdo como uma exclusão e um isolamento no silêncio, entender como uma experiência e uma representação visual”.

Questões para saber mais

1. Realize uma pesquisa na internet a respeito do histórico e objetivos da FENEIS (FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SURDOS) destacando recursos ou ferramentas voltados à escolarização de surdos. (http://www.feneis.org.br)

2. Defina surdez e deficiência auditiva.

3. Quais as possíveis causas da surdez?

4. Atualmente, ainda ouvimos a expressão “surdo-mudo”; tal terminologia está correta ou não? Justifique.

UNIDADE 2

1. A inclusão escolar da pessoa surda só será de fato legítima se houver respeito a sua língua, identidade e cultura. Com base nessa afirmação, explique as vertentes teóricas que reconhece a língua, a identidade e a cultura surda como elementos fundamentais na formação desse sujeito.

2. A incorporação da língua de sinais à educação dos surdos motiva a criação de softwares para o ensino e utilização dessa língua no computador. Assim, podemos utilizar estes softwares e/ou aplicativos como recurso pedagógico. Pesquise um recurso tecnológico e sugira uma atividade prática com o mesmo em uma sala inclusiva (com alunos ouvintes e surdos).

3. Em seus estudos relacionados a cultura escolar, destaque os aspectos positivos e negativos da relação entre o surdo e a escola. Descreva como as culturas de minorias (e entre elas uma minoria linguística) podem afirmar sua identidade, tanto em ambientes escolares como na sociedade.

4. Analise a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05, aponte o aspecto central que norteiam estes documentos. Em seguida, descreva qual tema é tratado no Decreto 5.626/05, art. 13. E quais avanços esses documentos legais trouxeram à comunidade surda.

Questões para saber mais

1.Relacione o conceito de cultura e multiculturalismo com outras áreas do conhecimento no contexto educacional, como sociologia, filosofia, didática, avaliação, entre outras, e destaque como o professor poderia incluir os conceitos relacionados à Língua Brasileira se Sinais. Isto é, como o professor pode incluir os conceitos de LIBRAS, inclusão em outras áreas do conhecimento.

2. Quadro (2004) menciona que a “[...] língua natural é uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os seus usuários.” Com base nesta citação, explique além da LIBRAS, como a comunidade, família e estabelecem comunicação com os surdos.

3.De acordo com a Lei 10.436/02 no Capítulo V, trata da formação do intérprete de LIBRAS, explique como dever ser realizada.

UNIDADE 3

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. No início da vida das crianças, os gestos são uma ferramenta fundamental de comunicação dos bebês. Destaque a importância da linguagem gestual para o desenvolvimento de outras modalidades linguísticas. Em seguida, descreva a relação dos gestos com a LIBRAS.

2. A família, de uma forma geral, desempenha a função de cuidar, promover a saúde, o bem-estar e dar proteção. Em uma família com filho surdo, acrescenta-se a isto a função da aprendizagem de uma outra língua, a Libras. Desse modo, descreva as estratégias utilizadas pelas famílias para viabilizar o desenvolvimento da aprendizagem da criança surda.

3. O pluralismo é um conceito que tem aplicações em diversos âmbitos e que está associado à pluralidade e à convivência de coisas bastante diferentes umas das outras. Um sistema plural é aquele que aceita, reconhece e tolera a existência de diferentes posições, opiniões ou pensamentos. A heterogeneidade social, cultural, ideológica, religiosa e étnica é protegida pelo pluralismo. Sendo assim, explique como pluralismo de linguagens pode contribuir para a educação dos Surdos.

4. Silvestre (2007) afirma que para que uma escola seja realmente inclusiva o objetivo principal é proporcionar que o aluno surdo participe plenamente da vida e das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com