TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Português Na Escola: História De Uma Disciplina Curricular

Por:   •  5/8/2023  •  Exam  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no texto “Português na escola: História de uma disciplina curricular” de Magda Soares (2012), desenvolva os tópicos a seguir (por escrito) para debater em sala.

  1. Assumindo uma perspectiva histórica sobre a instituição da disciplina língua portuguesa, em nosso cenário nacional, Soares (2020), a ponta duas razões que se fazem considerar nesse processo (internas e externas). Faça uma reflexão sobre cada uma.

Nos primeiros momentos do Brasil colonial, a língua portuguesa era omissa, tanto no âmbito educacional, quanto no convívio social. Neste interim, a razão interna está ligada às próprias condições de trabalhos na área da educação, a qual teve influencias dos Jesuítas, pois, apesar da expulsão dos Jesuítas, suas riquezas implantadas em relação a o ensino teve um  reconhecimento camuflado, às suas técnicas e métodos utilizados para evangelizar e catequizar, além das peças dramáticas e a língua portuguesa que eram  utilizadas para alfabetizar, permaneceram no período de Pombal. Com isso, as experiências e modo de ensinar dos Jesuítas permaneceram por bastante tempo, a qual foi se transformando, evoluindo e principalmente se adequando a realidade vivida pela população.

Em decorrência do presente cenário, foram surgindo profissionais da área da educação, os que já atuavam passaram a ensinar a língua portuguesa, além de surgir os meios de orientação, de amparo em relação às atividades esplanadas em sala de aula.

 Desse modo, apesar das dificuldades encontradas, da escassez de recursos humanos e materiais a língua portuguesa passou por vários processos positivos e significativos, um dos processos é a questão das mudanças do modo de ensinar, no primeiro momento a língua tinha como aspectos conhecimentos da gramática retórica, poética e posteriormente a disciplina abrangente que se denominou português, além de ter também a comunicação e a expressão de comunicação em língua portuguesa, a qual logo voltou a ser só língua portuguesa, ponto em decorrência disso a evolução da própria área de conhecimento sobre a língua demorou bastante tempo, porém teve grande progresso que percorre até hoje, tanto no ambiente escolar quanto no meio social.

Por conseguinte, em relação às razões externas, a língua portuguesa está ligada à questão social, política, cultural e entre outros. Assim, a língua portuguesa tornou-se disciplina e fluente no Brasil muito tardio, pois pelo fato de não ser muito usada no cotidiano, em uma determinada região, na Cultura brasileira e também nos seus costumes, tradição dos indivíduos, não era vista como importante. Com a vinda de Marques de Pombal os avanços, conhecimentos e oportunidades foram surgindo, o que antes era apenas para os favorecidos, isto é, para a burguesia, passou a abrangi e oferecer oportunidades também aos sujeitos de direitos, tanto no ambiente escolar, quanto fora. Dessa forma, foram surgindo algumas regalias que amparasse os direitos das pessoas, não só da classe alta, mas no geral. Com isso, a língua passa por um processo de valorização e torna-se utilizada pela maioria dos brasileiros, onde cada região se comunica da sua forma com a suas especificidades, isto é, gramática.

Em vista disso, conclui-se então que tanto questão interna , como a externa foram muito importante para o avanço da língua portuguesa, pois apesar de ter passado por diversas mudanças, tanto no seu modo de se comunicar, quanto no de ensinar, esse processo foi muito positivo para o cenário daquele momento e que faz parte da realidade de muitos até hoje, pois se não existissem a disciplina de língua portuguesa, muitos não teriam a capacidade de entender, compreender outras áreas do conhecimento e outras realidades vividas pela a humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (368.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com