TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pedagogia

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.825 Palavras (28 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

michelle nunes duarte

[pic 2]

A importância da família no âmbito escolar

[pic 3]

        

Piracanjuba

2019

A importância da família no âmbito escolar

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título A importância da família no âmbito escolar

Orientador: Prof.ª Natália Gomes dos Santos

Tutor a distância:  Jacqueline C. Grade

Tutor de sala: Sandra de Paula Teixeira

[pic 4]Piracanjuba

2019

Duarte, Michelle Nunes. A importância da família no âmbito escolar: 2019. 20 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Piracanjuba, 2019.

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema a importância da família no âmbito escolar. O presente estudo teve como objetivo geral verificar a importância da participação familiar no cotidiano escolar dos educandos. Como objetivos específicos, buscou-se analisar a importância da família na educação dos filhos, verificar como a família e os professores podem contribuir na aprendizagem dos educandos, analisar o rendimento escolar dos alunos cuja família não é participativa na escola e levantar o porquê de alguns pais não acompanharem os estudos de seus filhos na escola. Tanta a escola como a família, juntas podem contribuir para a formação do indivíduo, fato este que me levou a questionar: De que modo a família pode contribuir para a melhoria do aprendizado na educação escolar? Quais as políticas e estratégias são definidas pela literatura especializada para fortalecer essa relação? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, possibilitando o uso de livros, artigos teses e outros, foram utilizados autores como, Tiba (1996) Fredo (2004), Macedo (1994), Prado (1958) Lane (2006) Macedo (1994), Brandão (2007), Zagury (2008) Aquino (1998), Vasconcelos (1989), Gohn (2001) e Paulo freire (1921-1997) e etc. Ficou claro através da pesquisa, que o apoio familiar fortalece na construção da identidade e no desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Em meio a tantos conflitos e desordens, a escola se impõe para cumprir o seu papel social e intervir para que não se multiplique crianças e adolescentes com depressão ou traumas emocionais por motivos relacionados a ausência dos pais.

 

Palavras-chave: Família. Escola. Aluno. Aprendizagem. Desenvolvimento Humano.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................5

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA........................................................................        ......7

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO..........17

3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................17

3.2 Justificativa.................................................................................................17

3.3 Problematização........................................................................................17

3.4 Objetivos        ....................................................................................................18

3.5 Conteúdos..................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto        ..........................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................20

3.9 Avaliação...............................................................................................        ....21

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................24

INTRODUÇÃO

O presente artigo reflete sobre as relações entre a família e a escola, e o desafio de preparar as crianças para a vida em sociedade. O objetivo do texto, além de demonstrar a importância da família na escola, é a abordar sobre as consequências de pais ausentes, pois devido ao sistema capitalista os pais buscaram ter posição e êxito profissional e o tempo de se dedicar aos filhos passa a ser prejudicado, e por este motivo algumas crianças acabam sendo entregues a escola.

Nas famílias ditas pós-modernas, a união entre elas não tem sido algo mais prioritária, o crescimento profissional é colocado em primeiro plano, de forma que os filhos passam a ocupar outro espaço em suas vidas. Visto que a família e a escola são os principais contextos de desenvolvimento e formação humana, é de fundamental importância entender quais são os principais problemas da relação entre a família e a escola, segundo a literatura especializada.

Diante do exposto, segue as seguintes indagações: De que modo a família pode contribuir para a melhoria do aprendizado na educação escolar dos alunos? Quais as práticas pedagógicas que a escola tem utilizado para chamar atenção dos pais e manter o aluno presente na instituição além de garantir a presença deste aluno na escolar? Como chegar então a um consenso e determinar essas ações que possam estabelecer melhores condições de aprendizado e desenvolvimento escolar e familiar para a criança?

 O objetivo dessa pesquisa é enfocar a importância da família no processo de aprendizagem escolar das crianças. Destacar a influência que a família pode exercer para o sucesso e fracasso da vida escolar dos seus filhos, demonstrar como o Orientador Educacional pode contribuir para o envolver a família na vida escolar de suas crianças, analisar quais os processos envolvidos na construção da aprendizagem.

A reunião de pais e um instrumento importante para aproximação entre a família do aluno e a escola. Não é o único instrumento importante mas pode ser fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação. A presença dos pais nas salas de aulas também e uma boa forma para a aproximação entre pais, alunos e escola e também a interação com o filho em casa na hora da atividade pode ser uma forma bem simples de estar presente sempre na vida escolar do filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (251.5 Kb)   docx (279.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com