TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS NA DIDÁTICA

Por:   •  7/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS

O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os educandos para que eles sejam participativos para que aprendam de forma autônoma, a partir de situações do cotidiano deles.

A finalidade é que o aluno seja o centro do processo de aprendizagem e o professor que antes só passava o conteúdo, passa a ser um facilitador (tutor) para que a aprendizagem aconteça de forma significativa.

É muito importante proporcionar aos alunos um olhar atrativo para os conteúdos abordados trazendo prazer em estudar, aptidão para resolver problemas, autonomia, colaboração entre os alunos/professor. Essas metodologias trarão ao educando a confiança necessária para aprimorar seus conhecimentos e um senso crítico sobre os temas a serem trabalhados em sala de aula.

Aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em estudo-ouvindo, falando, perguntado, discutindo, fazendo e ensinando-sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebe-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa, o professor atua como orientador, supervisor, facilitador do processo de aprendizagem, e não apenas como fonte única de informação e conhecimento. (SENAC, 2013)

2.1.1 ALGUMAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS METODOLOGIAS ATIVAS.

2.1.1.1 Aprendizagem entre pares ou times

Como o próprio nome diz, se trata da formação de equipes (grupos) dentro da sala de aula para que os conteúdos passados possam ser feitos em conjunto tendo compartilhamento de ideias. Com isso no mesmo tempo aprendem e também ensinam, formando o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões embasadas e levando em considerações opiniões divergentes.

2.1.1.2 Aprendizagem baseadas em problemas

O objetivo é tornar o aluno capaz de construir o aprendizado, por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mercado de trabalho.

2.1.1.3 Aprendizagem baseadas em jogos

Esta aprendizagem indica o uso de games para estímulos do aprender, pela ideação, desenvolvimento e/ou interação de um jogo

2.1.1.4 Aprendizagem baseada em inquérito

Também conhecida como ¨Aprendizagem baseada em investigação¨. Trata-se de um modelo de ensino e aprendizagem que trabalha a solução de problemas de maneira colaborativa por intermédio de métodos científico, sendo o professor mediador desse processo.

2.1.1.5 Sala de aula invertida

A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, é uma metodologia ativa amplamente conhecida, derivada do ensino híbrido. Seu diferencial reside no uso da tecnologia – especialmente a internet, pois mistura a experiência digital e de sala de aula, potencializando o aprendizado.

2.2 PLANO DE AULA

• Duração: 50 minutos

• Segmento: 3° ano do Ensino Fundamental

• Área de conhecimento: Conscientização ambiental

• Matéria: Geografia

• Habilidades da BNCC (EF03GE08):

Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com