TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.820 Palavras (20 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 20

 

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

CAROLINA FORTUNA TAMAGNINI

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Pedagogia

Relatório desenvolvido como requisito para aprovação no componente curricular Estágio Curricular Obrigatório no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

        

São Paulo - SP

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESCRIÇÃO DA CONCEDENTE        3

3. GESTÃO E PPP        5

3.1. Biografia do Patrono        6

4. ATIVIDADES OBSERVADAS                                                                                                              7          

5. CONCLUSÃO        14

6. REFERÊNCIAS        16

7. ANEXOS                                                                                                                                              18

  1. INTRODUÇÃO

O estágio de observação aconteceu no EMEI Arthur Etzel localizado no bairro Jardim São Paulo na cidade de São Paulo.

O objetivo da experiência do estágio é compreender  o que é ser professora de ensino infantil na prática. O tempo de observação foi de 100 horas, que durou do mês de outubro a dezembro de 2021. O estágio se constituiu em imersão em sala de aula com os alunos, realizando a observação e também de intervenção junto às necessidades da professora e dos 20 alunos de 5 anos. O EMEI Arthur Etzel tem um diferencial da maioria das escolas públicas e até das particulares de São Paulo, com mais de 600 m² de área verde com seus três bosques, um parque de areia e playground completo onde as crianças têm uma experiência próxima com a natureza e o brincar ao ar livre. O ar livre cria ricas oportunidades de aprendizagem para as crianças e uma sensação de liberdade que não pode ser recriada dentro de casa.

Palavras-Chave: Estágio de observação, Pedagogia, Livre brincar, Educação infantil, Docência.

  1. Descrição da concedente

O EMEI Arthur Etzel fica localizado no bairro Jardim São Paulo e está subordinado à Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé.

Seu tamanho total é de 5.859 metros quadrados sendo 660 metros quadrados dentro do Parque Domingos Luís. Tem um total de 10 salas de educação infantil e o horário das aulas é das 7:00 às 13:00 e das 13:00 às 19:00.

Foi inaugurado em dezembro de 1955, com o nome de Recreio Infantil Mínimo do Jardim São Paulo e atendia crianças de 3 a 12 anos.                                                                                                                                       A estrutura do EMEI Arthur Etzel conta com: pátio interno/refeitório, cozinha, 1 copa para funcionários com 1 vestiário feminino e 2 banheiros, 3 salas de aula internas, 2 salas de aula anexas com banheiro, 1 sala de informática, 1 espaço multiuso com livros, 1 almoxarifado para material de limpeza, 2 banheiros internos com 4 chuveiros, 2 banheiros externos com 2 chuveiros, 1 sala dos professores, 1 sala de uso da secretaria e direção com 1 banheiro, 1 sala de uso da coordenação pedagógica com 1 banheiro feminino e 1 banheiro masculino para uso dos funcionários. Todas as salas possuem ventiladores e grandes janelas que permitem a circulação de ar. Espaço externo: Um parque de areia completo, com dois gira-gira, um trepa - trepa, um escorregador, um trenzinho de cimento onde as crianças entram e escalam, uma casa de boneca em alvenaria, quadra coberta, bosque com playground infantil completo e brinquedos de tronco de madeira. A sala de informática conta com dois projetores e dois computadores para realização de atividades com recursos midiáticos.                                                                                                                                    

3. Gestão e PPP

A escola dispõe de verbas federal e municipal para atendimento às atividades do projeto pedagógico. Com a verba Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF – SME), conforme o art. 3º, da Lei Municipal nº 13.991/2005, os recursos transferidos são aplicados: I – na aquisição de material permanente; II – na aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da Unidade Educacional; III – na manutenção, conservação e pequenos reparos da Unidade Educacional; IV – no desenvolvimento de atividades educacionais; V – na implementação de Projetos Pedagógicos da Unidade Educacional e VI – na contratação de serviços. Além dos recursos públicos, a escola organiza eventos e campanhas para arrecadação de fundos para a Associação de Pais e Mestres, quando necessário, visando a melhoria da qualidade das condições de ensino-aprendizagem.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o EMEI Arthur Etzel busca como eixos de suas ações pedagógicas: Organizar um currículo escolar que busque articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral da criança na faixa etária atendida. Considerar o aluno o centro do planejamento curricular, sujeito histórico e de direitos que, através das interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com