TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  5/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]12

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Aluno: Neiriane Sousa da Costa

Pedagogia

Prof. orientador de estágio: Fabio Maia

Local, 21 de julho de 2022

1.APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

Nome da instituição: Escola classe 02 do Paranoa

Tipo de Instituição:

(  ) Escola/Creche Pública Estadual.

( x) Escola/Creche Pública Municipal.

(  ) Escola/Creche Particular.

(  ) Escola/Creche Filantrópicas.

b. Endereço: quadra 30 conjunto E lote 17

c. Dias / Horários de funcionamento: De Segunda a Sexta das 07:15 as 12:15 e as 13:00 ate as 18hs

d. Telefone de contato:39017563 ou 39017563                        

e. E-mail: escolaclasse@gmail.com

f. Nome da direção/coordenação: Maria de fatima de oliveira lisboa

g. Nome do docente supervisor da Unidade Escolar: Maria de fatima de oliveira lisboa

h. Contexto relacionado ao estágio:

( x ) Fundamental – Anos Iniciais

(  ) Ensino Médio.

(  ) Educação de Jovens e Adultos.

(  ) Coordenação. Orientação e Supervisão.

i. Disciplina relacionada ao estágio. Todas as Materias


2.OBSERVAÇÕES SOBRE A INFRAESTRUTURA DA UNIDADE ESCOLAR

A  Escola Classe 02 do Paranoá é muito boa para as crianças, possui 9 salas grandes, onde tem capacidade para 25 crianças cada sala,mais devido a pandemia eles não colocam esse tanto de criança em cada sala somente 15, a sala possui ar condicionado, mesas, cadeiras, uma mesa de professor e um armario, quadro branco. Possui Janelas de vidros nas salas e grades nas mesmas e umas porta todos de cores laranjadas.

A Escola classe 02 do Paranoa tem 1 sala de laboratorio, 9 salas de aula, 4 banheiros, sendo 2 dos professores e 2 dos alunos. É  usado cada banheiro conforme o seu sexo, no banheiro das crianças tem choveiro e 4 vazos e 3 pias grandes, vi que falta muita organização em relação ao banheiro das criancas porque vi qye faltava direto papel e sabao para o uso da crianças. Já no dos professores tem 5 vasos em seu compartimento e 1 pia grande com sabão e alcool em gel, para o uso dos mesmos. temos tambem1 sala dos professores 1 direção,1 sala do pedagogo, varios bebedeiros com agua gelada e natural. No meio do patio temos a cozinha da escola que ali tbm é servido o lanche de todos em mesas que sao fixadas ao chão com bancos e todas as crianças sentam ali na hora do lanche. E logo após temos o recreio que as crianças são liberadas para ir pra quadra de esporte ou para outro patio que la tem pula pula, piscina de bolina, mesa de jogos, e também temos a briquedeoteca que também é liberada na hora do recreio com um monitor pra ficar observando as crianças. Uma coisa que observei na salade jogos a (Briquedeoteca) que  não possui brinquedos suficientes para todas as crianças na hora das me3smas usarem a sala. Cada sala tem um armário grande onde os professores guardam suas coisas que usam no dia dia. Não possui disponibilidade de muitos recursos audiovisuais nem para as crianças e nem para os professores, o único recurso é a tv, onde os professores e as crianças se interage através de vídeos reproduzidos com tema da aula. Todos os recursos pedagógicos são compartilhados com todos. Tbm temos uma sala de video que tem 1 televisao  e tatame no çhão que é onde as criancas se setam para assistir.

A escola tem uma cozinha enorme, com geladeira, freezer, armários grandes que são colocados alimentos para todos, tem uma mesa grande no centro da cozinha, fogão, tres pias, na frente da cozinha temos um refeitorio enorme com varias mesas fixadas aos chão com bancos para o uso dos alunos.

A limpeza do espaço é ótima, uma escola reformada  recentimentee está constantemente sendo reparada quando precisa. Os funcionaris da limpeza mantem a escola sempre limpa, uma coisa que observeio muito foi a limpeza das salas os professores levam cada turma ao banheiro 3 vezes durante as aulas e o pessoal da limpeza vai la e passa alcool em todas as carteiras.

A internet temos disponibilidade em todas as salas somonte para professores e funcionarios. Internet boa, eles usam bastande em aulas. A secretaria onde a comudade é atentida possui ar condicionado, banheiro e janela ampla que é por la que todos sao atendidos da comunidade. Na entrada da escola tem um quartinho para o porteiro e uma escada. Todos os materias pedagogicos da escola ficam na direção da escola em um comodo que so a diretora tem a chave.


3. OBSERVAÇOES SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA UNIDADE ESCOLAR

 A base da filosofia que é abordada na escola e a piaget. “ Que é dando enfase nos seus estudos ao carater construtivo, que é bem trabalhada pela coodernação e os professores com planejametos semanais de aulas com horarios e brincadeiras pedagogicas.  As brincadeiras dirigidas pedagógicas, são feitas em cima do planejamento, porém na maioria das vezes tem que ser adaptada por falta de algum recurso ou material.

Já as atividades pedagógicas são maravilhosas para as crianças fazem as etapas das crianças direitinho, trabalham coordenação motora com as crianças, e fazem atividades em folhinhas, sempre tem  a ajuda das professoras. Sempre as atividades são realizadas de acordo com o grau de conhecimento de cada classe ou aluno, os professores tem seus auxiliares para ajudar os alunos na cordenação motora . “ Uso de tesouras e colagens.”

A escola tem orientador pedagógico,  tem uma equipe de direção e coordenadoras que trabalham juntos. A equipe de coordenação tem um contato muito bom com os funcionários e pais da escola, dando um suporte para todos, principalmente para equipe de sala de aula, professoras e auxiliares entre outro.

 Já os pais ficam mais distanciada da escola, percebo que muitas crianças são levadas e buscadas por familiares  condução escolar, cheguei a ver criancas indo sozinhas para escola.

A  Escola tem um relacionamento muito bom a comudade, entres todos, principalmente entre as crianças e professores. Tem uma comunicação muito boa com todos,  atendendo e resolvendo tudo  com agilidades e orientadoa todos, entrando em contato com os pais ou responsáveis deixando sempre todos apar de tudo que acontece no ambiente escolar de seus filhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (597.7 Kb)   docx (531.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com