TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino - Objeto da Didatica - Questoes Respondidas

Por:   •  6/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino: objeto da didática

CASTRO, Amélia Domingues. O ensino: objeto da didática. In: CASTRO,  A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: CENGAGE LEARNING, 2001, p. 13-31.

Questões

  • A partir do texto, faça um levantamento de quais seriam as consequências negativas de um ensino inadequado para o sujeito da aprendizagem?

O “ensino” sendo inadequado para o sujeito da aprendizagem não passará de mais um processo de comunicação entre as partes, sem esforço para a transmissão de um conhecimento, onde a sua intenção não seria de produzir aprendizado, mas sim, apenas informar e dessa forma não proporcionando uma transformação intelectual no indivíduo. Como consequências negativas podemos citar a falsa impressão de absorção de conhecimento, possíveis dificuldades nas interações sociais e desenvolvimento de uma certa fragilidade na capacidade de pensar, dificultando assim, a formação de um posicionamento crítico por parte do indivíduo, deixando-se de lado a autonomia buscada no ensino.

  • Critique o atual ensino de informática e seu significado na formação integral de um sujeito social e como isso dificulta a construção da autonomia para a conquista de cidadania plena dos seus alunos?

O atual ensino de informática, em algumas instituições, busca apenas a formação técnica do indivíduo, muitas vezes esquecendo que para a formação integral de um sujeito social, fatores essenciais da comunicação são necessários, para um desenvolvimento moral, intelectual ou físico pleno, gerando significação para o educando, se tornando mais construtiva para a formação de sua personalidade, ampliando ainda mais sua autonomia.

  • Conceba alguma situação educativa de ensino de Informática, visando a aquisição e/ou desenvolvimento de instrumentos intelectuais que tragam melhorias para o pensamento e ação social do sujeito da aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental II.

Um exemplo de situação educativa adequada que possibilitasse a aquisição e/ou desenvolvimento de instrumentos intelectuais seriam as aulas de campo, onde seriam abordadas as questões chave da disciplina em estudo, onde se utilizasse, como forma de entendimento, a interação entre os conhecimentos prévios do estudante e os novos conceitos abordados na atividade de aprendizagem, desafiando o mesmo de uma maneira participativa/colaborativa a desenvolver seu intelecto, e assim contribuindo com a construção de sua identidade social e moral.

  • Utilize estas informações e sugira como poderíamos fazer isto com o ensino de Informática?

O ensino de informática poderia trazer mais significado para os estudantes no momento em que os mesmos pudessem, no decorrer da formação, se identificar como propósito do curso, percebendo assim seu desenvolvimento intelectual e ampliação de sua autonomia frente aos desafios que ocorrerão em sua vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com