TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ludico na educação

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra[pic 2]

2014

Autor: Daiana Marta Gomes de Oliveira

RA: 1161437208

Autor: Mayra Nélia Perrella

RA: 1184394232

Autor: Tauana Bastos Portante

RA: : 2541421275

Autor: Thamires Garcez

RA: 2505003580

Orientador:  

Profº Edison Deny Nunes

[pic 3]


O LÚDICO NA EDUCAÇÃO

RESUMO

Este trabalho irá abordar o conceito de Lúdico na Educação, apresentará a importância do lúdico no âmbito escolar, tendo como pressuposto o ensino e a aprendizagem, também orientará aos leitores e futuros professores como se desenvolve o lúdico nas salas de aulas e quais são as vantagens proporcionadas quando utilizado com criatividade e com o objetivo de que as crianças aprendam por meio de jogos e brincadeiras, práticas com profissionais que participam ativamente do contexto escolar, relatando suas ideias sobre o processo de desenvolvimento das crianças, as técnicas eficazes, a assimilação da realidade e acontecimentos registrados por meio do lúdico nas instituições escolares e não escolares.

ABSTRACT

This paper will address the concept of Playfulness in Education, will present the importance of playfulness in the school, with the assumption teaching and learning, will also guide the readers and future teachers as the play develops in classrooms and what are the advantages provided when used with creativity and with the goal that children learn through play and games., practices with professionals who actively participate in the school context, relating their ideas about the process of child development, effective techniques, the assimilation of reality and events recorded by the playful in school and non-school institutions.


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como objetivo mostrar os efeitos positivos da importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil, aprender aplicar adequadamente a ludicidade para realização dos movimentos naturais e fundamentais, levando em consideração os aspectos cognitivos, físicos, visuais e auditivos, aprofundando os estudos em teorias que tratam sobre a importância do lúdico, analisar os efeitos positivos da importância do mesmo para o desenvolvimento infantil e crescimento na infância para estimulação e possibilidade de intervenção profissional na prática precoce no refinamento da habilidade motora e para desenvolvê-lo com propriedade esse artigo irá aprimorar os conhecimentos e através dos mesmos mostrar a importância no processo de ensino – aprendizagem.

Segundo pesquisas, o trabalho com o lúdico atualmente faz com que os educadores ensinem de forma prazerosa e neste caso, porque não através de uma brincadeira? Porque não desenvolver um tema em sala de aula e transforma-lo em um jogo, uma roda de músicas? Assim as aulas ficariam mais participativas e prazerosas para ambas as partes.

Além de contribuir na preparação da criança, também possibilita o aluno a se desenvolver e relacionar num convívio social, possibilitando o professor desenvolver métodos e formas de educar de forma lúdica, conhecer a diferença entre jogos, brincadeiras, brinquedos, falhas e os métodos de sucesso é o objetivo desse artigo.

  1. REVISÃO DE LITERATURA
  1. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.

O livro “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação”, apresenta a diferença entre jogos, brinquedos e brincadeiras e faz uma reflexão sobre a importância no cotidiano dos educandos e educadores.

“Cada contexto social constrói uma imagem de jogo conforme seus valores e modo de vida, que se expressa por meio da linguagem” (MORCHIDA, 2011, p.19).

Antigamente os jogos eram vistos como um elemento de recreação e relaxamento, mas a partir do Renascimento, passaram a ser vistos como instrumento que desenvolve a inteligência e facilita os estudos, assim os jogos são vistos como instrumento de ensino de matemática e de outros conteúdos.

A brincadeira é uma conduta livre e espontânea e ao manifestar à conduta lúdica a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos.

Vale ressaltar a importância das brincadeiras de faz de conta, também conhecida como brincadeiras ou jogos simbólicos, ela surge com o aparecimento da linguagem a partir dos 2 / 3 anos, quando a criança começa a alterar o significado dos objetos e a assumir papéis presentes no contexto social.

Os jogos de construções são de extrema importância no desenvolvimento da criança, pois desenvolve a criatividade e habilidades, os tijolinhos ou blocos de construção permitem que as crianças construam cidades e bairros e estimulem a imaginação infantil.

Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam recebendo novos conteúdos. A força de tais brincadeiras explica-se pelo poder da expressão oral.

A função das brincadeiras tradicionais é de perpetuar a cultura infantil, desenvolvendo as formas de convivências sociais e permitir o prazer de brincar.

O brinquedo é o parceiro das crianças nas brincadeiras, sua manipulação leva a criança à ação e a representação, também valoriza o imaginário, pois as crianças o transformam em outros objetos e mudam seu significado, como exemplo um cabo de vassoura que é transformado em um “cavalinho”. Brincar de boneca permite-lhe representar seus sentimentos, como o amor pela mãe e os ciúmes do irmãozinho mais novo, que recebe os cuidados maternos.

Ao assumir a função lúdica e educativa, o brinquedo educativo merece algumas considerações como:

Função Lúdica: O brinquedo propícia diversão, prazer e até desprazer.

Função Educativa: O brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.

As duas funções estão presentes quando uma criança está diferenciando cores ao manipular livremente e prazerosamente um quebra cabeça disponível na sala, mas se a criança estiver empilhando peças do quebra cabeça, fazendo de conta que está construindo um castelo, certamente estará completando o lúdico, a situação imaginária, a habilidade para a construção do castelo e a criatividade na disposição das cartas. Essas são as funções do brinquedo educativo, apesar das situações de aprendizagens que propicia nunca se tem a certeza de que a construção do conhecimento efetuado pela criança será exatamente a mesma desejada pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (744.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com