TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/11/2021  •  Monografia  •  17.219 Palavras (69 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 69

CACILDA BERNARDES DE SOUZA

                                                 RAKEL NUNES OLIVEIRA  

OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

           

MINEIROS – GO

2019

CACILDA BERNARDES DE SOUZA

RAKEL NUNES OLIVEIRA

OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

           

Monografia apresentada à Faculdade como requisito parcial para obtenção do título de especialista em: Pós Graduação Gestão em Atendimento Educacional Especializado.

Orientador (a): EDUARDO SILVA PEDROZO

MINEIROS-GO

2019

Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada à fonte.

Catalogação na publicação

Serviço de Documentação Universitária

[pic 1]

FOLHA DE APROVAÇÃO

CACILDA BERNARDES DE SOUZA

RAKEL NUNES DE OLIVEIRA

        

OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada à Faculdade como requisito parcial para obtenção do título de especialista em: Gestão de Atendimento Educacional Especializado.

                                                               

                                 

Aprovada em: ___/___/2019

Examinadores:

___________________________________________

Prof. Coordenador

___________________________________________

Prof. Orientador

___________________________________________

Prof. Co-Orientador

DEDICATÓRIA

 À minha família, amigos, que sempre me incentivaram, tiveram paciência e compreensão, nas horas que estive ausente, e contribuíram para o êxito deste almejado sonho.

                                                                    DEDICO.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por iluminar e guiar meus caminhos.

Aos meus familiares pelo incentivo, apoio e compreensão nos momentos em que necessitei estar ausente ou estudando.

Aos professores da FAEC, especialmente aos professores do Curso De Especialização Em Gestão de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da IES -  Instituição de Ensino São Francisco que me forneceram subsídios ao meu enriquecimento profissional.

EPÍGRAFE

O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.

                                                         (RUBEM ALVES)

RESUMO

Souza Cacilda  Bernardes de, OLIVEIRA, Rakel Nunes. Os Cuidados do Professor e da Escola para a Criança com Deficiência Auditiva na Educação Infantil. Monografia apresentada ao Curso de  Pós Graduação em Gestão de Atendimento Educacional Especializado pela Faec- Instituto de Educação.

 A pesquisa teve como objetivo geral: Verificar os cuidados que o Professor e a Escola devem ter para a criança com deficiência auditiva na Educação Infantil.  A metodologia adotada na pesquisa teve como princípios básicos um estudo de cunho bibliográfico, referendado em estudos realizados por estudiosos no assunto. Os recursos e materiais utilizados foram: documentos, legislação, livros, artigos, revistas, dissertações, teses, dentre outros, sendo eles impressos e ou eletrônicos. A inclusão de alunos especiais com algum tipo de deficiência é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988, regulamentado na LDB, 9394/96, bem como em legislações e regulamentações especificas. Observando a questão da deficiência no contexto histórico, observa-se que inicialmente eles eram excluídos totalmente do convívio social chegado a serem sacrificados, pelos familiares. Com o passar dos tempos o numero de deficientes foram aumentando, em especial na classe alta, forçando e possibilitando a sua inclusão .O Brasil é um país capitalista em que a exclusão não acontece só pela deficiência, e sim por varias outras vias, como: raça, credo, poder aquisitivo, gênero, cultura, intelectualidade, deficiência e muitos outros. Numa sociedade capitalista com classes sociais distintas e antagônicas não se pode tratar da inclusão de forma isolada e sim contextualizada. Necessário se faz refletir essa questão, numa holística, em que nos leva a entender que o deficiente auditivo não é o único ser humano que precisa ser incluído na sociedade e na educação brasileira. Quantos meninos e meninas, homens e mulheres nesse país foram e continuam sendo excluídos de receber os atendimentos básicos a que tem direito, como, moradia, saúde, educação, trabalho, salário digno, lazer, diversão entre outros. Direitos que estão assegurados na Constituição Federal, e em outras legislações. Sabe-se que uma grande parcela da população se quer conhece esses direitos. A inclusão do deficiente auditivo precisa ter os vários olhares sobre o problema. Este trabalho tem a intenção de contribuir com os avanços em relação ao tratamento que o professor deve dispensar as crianças deficientes auditiva na fase inicial dos seus estudos importantíssima para os seus paços futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109.9 Kb)   pdf (352.5 Kb)   docx (210.6 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com