TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Por:   •  29/10/2019  •  Artigo  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

                                

CÁTIA DOS SANTOS BARBOSA

                                R.A. 3601633006

GESTÃO ESCOLAR

        OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

RIO DE JANEIRO

2019

GESTÃO ESCOLAR

OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

PROJETO DE PESQUISA Á ANHANGUERA-UNIDERP, COMO REQUISITO PARCIAL PARA O APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR II, DO 7º ANO DO CURSO DE PEDAGOGIA.

TUTOR Á DISTÂNCIA: FERNANDA MARTINS VALLA

        

RIO DE JANEIRO

2019

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

RESUMO

A presente pesquisa teve por objetivo analisar, estudar e pesquisar sobre gestão escolar, e os desafios sobre a relação entre família e escola, a metodologia usada foi bibliográfica, quantitativa. Está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, que as escolas têm por obrigação de se associar com as famílias e os pais têm direito a também ter ciência do método pedagógico, e também em participar da determinação das propostas educacionais. Mais esse nem sempre é o foco considerado quando se forma o vínculo entre diretores, professores e coordenadores pedagógicos e a família dos alunos. Muitos gestores e professores, relatam em seus discursos muitas das vezes da falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos, até atribuindo isso ao baixo desempenho deles, não se mostram nada confortáveis quando alguém da família ou da comunidade cobra qualidade no ensino ou questiona algo na rotina da escola. Alguns gestores entendem esta atitude como uma intromissão e uma tentativa de afetar a autoridade deles. A maioria dos pais, não participa, alguns por não conhecerem seus direitos. Outros por não sabem como, e ainda tem os que até tentam, pois nas poucas experiências de aproximação não foram bem vistos e se retiraram. A escola foi criada para servir à sociedade. Com isso, ela e os gestores tem a obrigação de apresentar contas do seu trabalho, e explicar o que faz e como coordena a aprendizagem das crianças e criar assim métodos, para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos, se fazendo presente no espaço escolar e ajudando assim os gestores, a tornar um ambiente cada vez melhor.

Palavras-chaves: Gestão escolar; Família; Escola; Desafios.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO_________________________________________

DESENVOLVIMENTO___________________________________

CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________

INTRODUÇÃO

A escola transmite conteúdo enquanto a família ensina valores é uma definição de papeis muito simplista para o atual contexto em que estão inseridas essas duas importantes instituições de nossa sociedade. As mudanças sofridas nas relações sociais e familiares nos últimos anos têm gerado dificuldades no estabelecimento dos limites de atuação dos pais e educadores.

Entretanto, a parceria entre escola e família continua sendo reconhecida como fundamental para formar cidadãos de maneira íntegra, dentro dos critérios de ética e moral desejáveis às pessoas de bem.

Todos os envolvidos no fazer educacional são igualmente responsáveis no sentido de contribuir para a formação integral do aluno, nos dias atuais é inconcebível se desvincular dessa ideia, há funções inerentes a cada instituição. A formação de caráter e de valores de um indivíduo é de responsabilidade da família, em primeiro lugar, e esses princípios são reforçados na convivência escolar. Cabe a escola instruir seus alunos e prepará-los para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, com instrumentos e recursos para uma vivência completa no mundo, mas essa formação passa pela integração e fortalecimento dos vínculos de confiança da família junto à escola.

A proposta de parceria entre família e escola em prol da formação completa de indivíduos preparados para a vida contemporânea não pode ser compreendida como a venda de responsabilidades. Existe um interesse comum entre esses dois institutos, que é o aluno, e a comunicação precisa ser clara e o diálogo sempre aberto, para se chegar ao entendimento da parte que cabe a cada indivíduo, nesse processo de educação,  pois o enfraquecimento da família ou da escola gera reflexos na vida dos alunos.

A partir desse entendimento é que se estabelecem os constantes desafios de manter integrados os ideais e expectativas da família e da escola numa visão coletiva, de gestão de conhecimentos e valores, no cotidiano educacional.


DESENVOLVIMENTO

Nossa sociedade nem sempre foi tão preocupada com a educação, a visão de que havia necessidade de passar para as crianças mais do que bens e um nome é do final da idade média, conhecendo essa trajetória histórica é que podemos compreender melhor as mudanças no comportamento familiar.

Entre o fim da Idade média e os séculos XVI e XVII, a criança havia conquistado um lugar junto de seus pais, lugar este a que não poderia ter aspirado no tempo em que o costume mandava que fosse confiada a estranhos. Essa volta das crianças ao lar foi um grande acontecimento: ela deu à família do século XVII sua principal característica, que a distinguiu das famílias medievais. A criança tornou-se um elemento indispensável da vida quotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro. (ARIÈS, 1978, p. 189)

O entendimento do papel da família e da escola e a noção de que as responsabilidades se cruzam e se complementam é fundamental para a educação na atualidade. A escola precisa ir mais além do que somente promover a aprendizagem, é necessário também primar pelo desenvolvimento moral, afetivo, psicológico e físico, mesmo que essa também seja a função precípua das famílias. Pois segundo Villela e Archangelo (2017):

[...] Se a escola é responsável pelo aluno durante várias horas por dia, ao longo de anos, não seria razoável imaginar que pudesse se abster de promover seu desenvolvimento moral, emocional e psicológico durante todo esse período. Não se pode imaginar que aspectos fundantes do sujeito possam ficar “em suspensão” enquanto a atividade intelectual se desenrola. (p.31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com