TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 80h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Muitos são os métodos utilizados em sala de aula para se ensinar os alunos. Defina método de ensino e cite um dos métodos que constam no módulo, e como você utilizaria em sala de aula.

Definição de Método de Ensino: pode ser no entanto como ações do professor, como meio de organização das atividades de ensino e para que também os alunos possa atingir os objetivos do trabalho docente, em relação a certo conteúdo especifico. Estabelecendo formas de interação entre ensino e aprendizagem com professor e aluno, que resulta em assimilação consciente dos conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos. Ao aplicar os métodos o professor deve possuir conhecimento das características dos alunos, conforme idade, nível de desenvolvimento mental e físico e quanto as suas características socioculturais e individuais.

Em Pedagogia, metodologia abre diferentes caminhos para proporcionar a aprendizagem.

  1. Escreva o que você entende sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem.

MOREIRA (2006, p. 38), resume desta forma: “a aprendizagem significativa é o processo por meio das quais novas informações tem significado somente por meio da interação (não associação) com aspectos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva”, ou seja, aquele com conhecimento inato. Ressalto que é de extrema importância que o novo conteúdo deve ser significativo e que o aluno manifeste disposição para aprender. Conforme a teoria de Ausubel (1976), quando a aprendizagem significativa não se efetiva, o aluno utiliza a aprendizagem mecânica, isto é, “ele apenas decora” o conteúdo, assim acaba não possuindo nenhum significado para ele, armazenando de maneira isolada, podendo inclusive esquecê-lo em seguida. É o caso de estudantes que depois de fazer a prova, esquecem tudo o que lhes foi ensinado.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1779-8.pdf

  1. Escreva um pequeno texto diferenciando conhecimentos prévios e problematização.

Conforme a leitura do texto em evidência na apostila referente a conhecimentos prévios ou concepções alternativas e por buscas em outras fontes posso destacar estes pontos:

Conhecimentos prévios é aquele conhecimento que o individuo já possui. São como bagagens de vivências levada consigo.

Problematização tem como objetivo de criar questões ou situações que possam ser resolvidas entendidas pelos alunos, mas que não podem ser respondidas de imediato, provocando neles a vontade de saber. Como forma de cada um ir à busca de soluções e não ficar ociosos para que o professor possa resolver para eles. É uma forma de provocação em sim mesmo, o ato de questionamento.

  1. Explique os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Piaget. Como estes conceitos se relacionam com a aprendizagem?

A assimilação age como mecanismo que integra ou incorpora novas informações e experiências em esquemas que já existem.

A assimilação faz verificação de quando usamos esquemas existentes para dar sentido a outros novos acontecimentos e experiências. É através da assimilação que respondemos a uma nova situação de modo semelhante ao que adotamos, por exemplo, em uma situação familiar, sem necessidade de modificar os esquemas que já existem. Existe assimilação quando um novo objeto ou casualidade suscita uma atividade inata, ou seja, um conhecimento existente no subconsciente e que ainda não desenvolvido na prática.  Um exemplo prático disto é a de um bebê que usa o esquema de sucção para se alimentar. Isso demonstra assimilação.

Acomodação é tratada como um mecanismo de ajustamento dos esquemas existentes (ou de novos sendo criados), quando as novas informações e experiências não podem ser assimiladas.

Se estes dados absorvidos não podem ser incorporados nos esquemas existentes é necessário o desenvolvimento de esquemas ou estruturas mais apropriados, procurando estabelecer o equilíbrio.

Por exemplo, a criança que vê um cachorro, ela entende que o animal possui pêlos, tem rabo, orelha, olhos, patas, etc., mas quando ela observa um cavalo ela entra em conflito, gerando desta forma a assimilação e logo se faz uso da acomodação, o que permite a criação de novos esquemas ou estruturas de modo relativamente equilibrado, levando a novas adaptações da realidade.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. A partir das informações do texto, explique o que significa construtivismo.

Uma forma de aprendizagem autônoma no processo de construção do conhecimento, onde o aluno passa a ser o sujeito da sua aprendizagem.

Jean Piaget explica que o conhecimento é desenvolvido pelas pessoas em diferentes fases (momentos) de sua vida. As pessoas constroem seu conhecimento na medida em que agem sobre o objeto de conhecimento e sofre a ação deste objeto. A criança participa ativamente do próprio aprendizado e o professor faz a mediação entre pesquisas e trabalhos em grupo.

2. Explique a relação existente entre aprendizagem significativa, conhecimento velho e conhecimento novo.

Conhecimento velho parte de uma aprendizagem Mecânica, que é baseada na memorização. Para David Ausubel a aprendizagem significativa acontece a partir de conceitos já existentes e esta ligação com o que é novo, vai proporcionar uma aprendizagem que possuía significado para este aluno. O que consiste na ampliação da estrutura cognitiva por meio de incorporação de novas idéias. No ensino por transmissão pressupõe não possuía nada de conhecimento e basicamente era o professor detentor do saber e que iria depositar este conhecimento. Então na aprendizagem significativa pressupõe que já existem alguns conceitos pre estabelecidos e que é importante para que o professor entenda estes conceitos que os alunos já trazem, dando sentido ao novo aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (683.5 Kb)   docx (148 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com