TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ambientes escolares e não escolares

Por:   •  1/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

ATIVIDADES DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM

AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

                 FLORISMAR XAVIER DA COSTA                                 RA 1502828

Polo Freguesia do Ó

2017

  1. Qual é o papel do pedagogo no contexto de uma empresa? Em quais áreas ele pode atuar neste ambiente?

Nos dias atuais sabemos que muitas profissões sofreram muitas mudanças e transformações, uma das afetadas a essa mudança é a pedagogia, pois antigamente era vista como apenas formação de professores de educação infantil e fundamental I. Hoje temos uma nova percepção e visão quanto a pedagogia, pois a mesma atua em todos os espaços educacionais onde ocorra a aprendizagem. Uma empresa também é um ambiente educacional e a pedagogia se encaixa perfeitamente neste cenário.  Partindo da ideia que a aprendizagem não acontece apenas nas escolas, mas sim em espaços sociais, em hipótese alguma podemos delimitar a atuação do pedagogo, pois o mesmo pode também atuar fora dos muros da escola.

Com um novo cenário de mercado e com a globalização a escola deixa de ser o único ambiente de trabalho para o profissional pedagogo. O papel do pedagogo no contexto empresarial é de outorgar a extensão da educação básica que foi muito escassa na vida escolar de muitos colaboradores, nos dias atuais sabemos o quão se tem dificuldades e das falhas que o ensino tem e muitas vezes o profissional contratato mal consegue interpretar um texto, tem dificuldades da linguagem culta, com isso o mercado acaba recebendo uma mão de obra de certa forma desqualificada e despreparada para o trabalho. Com a formulação da nova grade do ensino médio será possível que muitos desses alunos já ingressem em empresas com determinados conteúdos para agregar em sua formação, nem por isso devemos extinguir o papel do pedagogo empresarial, pois o mesmo estará lá para difundir, treinar e capacitar os profissionais.

Nesse sentido, O papel do pedagogo nada mais é de capacitar os profissionais, adequando-os para a empresa. As áreas em que o pedagogo pode atuar nesse ambiente empresarial são: Treinamentos T&D onde o mesmo ira capacitar os profissionais; O Recursos Humanos(RH) recrutando profissionais; Gerenciamento do conhecimento organizacional. E através de um incentivo governamental através da Lei nº 6297/75 (artigos 1º e 2º). O pedagogo pode também atuar na Coordenação de ações culturais; Desenvolvimento de RH; Direção e administração de escolas; Elaboração de políticas públicas; Gestão e desenvolvimento de instituições do terceiro setor e Gestão de pessoas.

A atuação do pedagogo empresarial cabe perfeitamente no papel de analista, consultor e assessor na área de gestão de pessoas. Cabe ressaltar que o pedagogo, compartilha, produz e difundi o conhecimento realizando seu papel de educador.

O pedagogo empresarial contribuindo através de intervenções educativas torna-se capaz de transformar, modificar, renovar o ambiente organizacional, utilizando de métodos inovadores e diversos recursos.

 O que podemos observar é que o pedagogo empresarial tem um importante papel dentro de uma organização, vinculando as reais necessidades junto a gestão de conhecimentos. Compete ao profissional desta área incentivar as mudanças comprtameitais dos indivíduos envolvidos, contribuindo para ambas as partes, pois funcionários motivados produzem e sentem-se peça importante dentro da organização e consequentemente mostram-se felizes e vestem a camisa da empresa e do outro lado a empresa consegue obter os resultados esperados, pois seus funcionários matem um nível de qualificação desejável aumentando significativamente os resultados e lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (92.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com