TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA EM ESPAÇO NÃO ESCOLARES

Por:   •  27/9/2022  •  Dissertação  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Aluna: Gabriela Medrado Mesquita. Matrícula: 2622563506

Pedagogia- Licenciatura. 6° semestre

PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Ao pensar em pedagogia já imaginamos uma sala de aula repleta alunos, com o professor da frente da lousa ensinando crianças. Uma visão bem ultrapassada do pedagogo.

O pedagogo tem uma a possibilidade de atuação bem vasta embora pouco conhecida até mesmo por esses profissionais, que aos poucos vão ganhando espaço além dos muros da escola. Em tempo da globalização a vida escolar, a educação formal, não deixa de ser um foco importante para o Pedagogo, mas deixa de ser o único. Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado, para enfrentar os desafios que se articulam dentro dela e em todos os seus segmentos, desafios gerados pelos avanços tecnológicos, a tão inovadora e desafiadora era da informação.

Com toda esta nova proposta, o profissional Pedagogo também se transforma, se adequando a esta nova realidade, se posicionando como profissional capacitado para caminhar junto a esta transformação da sociedade.

Libâneo (2005) caracteriza o profissional da Pedagogia como alguém que pode atuar em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente, dentro ou não de uma organização, porém tendo objetivos de formação humana definidos. Pode-se dizer então, que o campo de atuação do pedagogo é bastante amplo, não podendo apenas ser resumido ao ambiente escolar. Dessa forma, é necessário desenvolver novas competências que exigem ainda mais da qualidade do período inicial de formação, visto a importância de sua atuação. Tornando-se fundamental manter a formação do pedagogo e prepará-lo para uma atuação em diferentes contextos culturais, sociais e educacionais.

Compreendendo que a aprendizagem é constante e cabe em qualquer ambiente, escolar ou não escolar, é importante que o profissional esteja em uma capacitação diária, para atuar nesses diversos campos, pois este profissional irá exercer sua função através da educação, com a formação de sujeitos, respeitando seus conhecimentos prévios.

Dentre as áreas e atuação está a pedagogia hospitalar, voltada a educação de pacientes, nesse caso além dos conhecimentos na área pedagógica, o profissional deve compreender a enfermidade de cada aluno, as causas deste estar hospitalizado, para que atue superando as dificuldades ocasionadas pela doença, além de possibilitar uma qualidade na educação.

Outra área que vem ganhando espaço é a pedagogia empresarial, neste o pedagogo atua promovendo capacitação e motivação aos funcionários, para que estes adquiram conhecimentos, para melhoria coletiva e individual. Segundo Ribeiro,2008, p.11, o pedagogo empresarial é um profissional multifacetado, um profissional especialista que trabalha com pessoas para a aprendizagem e capacitação dos elevados índices de desempenho na produtividade e qualidade do trabalho, desenvolvimento de conhecimentos pessoal, intelectual, social e afetiva que atendam ao mercado de trabalho. Assim o pedagogo empresarial atua promovendo mudanças para uma organização nesse espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com