TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PINÓQUIO AS AVESSAS E AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 14

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

TRABALHO ACADEMICO DAS ABORDAGENS PEDAGOGICAS

UNIP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2019

PINÓQUIO AS AVESSAS E AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

RUBEM ALVES

MIZUKAMI

BECKER

THAIS M.S FERREIRA - F104EH9

NIEDJA S. FERNANDES - F071IH2

UNIP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2019

INTRODUÇÃO

A introdução ao trabalho se da inicio com as abordagens realizadas em sala de aula, e apontadas por Mizukami. Usando assim o livro de Rubem Alves, “Pinóquio ás avessas”. As abordagens serão a Tradicional, Comportamental, e Humanista, tendo de inicio o resumo explicativo de cada abordagem para se ter um entendimento melhor sobre o livro. Livro do qual o autor em forma simples fala sobre elas e expõe seu ponto de vista.

No livro o autor procura de forma clara e critica falar sobre a abordagem tradicional, que conta a historia de Felipe, um menino que cresceu aprendendo de uma maneira tradicional, ou seja, o alune é apena o receptor e o professor comanda a aula.

Abordagem Tradicional

A Abordagem Tradicional pode-se dizer que é uma pedagogia diretiva, pois o tipo de relação que encontramos nela é a do mito de transferência de conhecimento, assim como Fernando Becker sito em seu texto de modelos pedagógicos e modelos epistemológicos trabalhado em sala. Que diz que o professor é o ativo (objeto) e o aluno é o passivo (sujeito), é um modelo verbalista e assimétrico, ou seja, o professor tem o controle da aula que através de um monologo transfere o conhecimento para o aluno, que é considerado uma tabula rasa.

Nesse modelo de ensino autoritarista e ditatorial, o medo imperava, pois o conhecimento estava todo centrado na figura do professor, dessa forma descartando a criatividade e a curiosidade do aluno. Esse método de ensino passou a ser usado na época da revolução industrial que aconteceu na Inglaterra entre 1760 e 1840, considerando seguro pois era usado para reprodução de ideologias que visavam por sua vez a reprodução do autoritarismo, da ausência de autonomia, da submissão, entre outros. Passada de geração em geração, preocupando-se com a capacidade de armazenamento de conteúdo e descartando sua capacidade, reflexiva e critica.

Em uma das citações dada em sala de aula. Paulo Freire propôs que esse tipo de abordagem pode se aplicar a expressão educação “bancaria”, onde o professor deposita conhecimento, informações e fatos. O aluno é apenas o receptor de informações e é considerado um “adulto em miniatura” que esta sendo atualizado, não a dialogo entre aluno e professor.

Abordagem Humanista

A Abordagem Humanista se enquadra na Pedagogia não diretiva, uma abordagem totalmente voltada para o aluno, onde o aluno é o ativo (sujeito) e o professor o passivo (objeto), portanto a preocupação aqui é com o emocional e psicológico do aluno. Esse aluno em questão tem a capacidade de controlar a aula, ou seja, escolher o que vai aprender, e os outros alunos caso se identifique com tal tema se juntam ao outro aluno formando assim grupos de aprendizagem de determinados assuntos. Essa abordagem de aprendizagem foi utilizada na escola de Sumerhill, fundada por Alexandre Neill em 1921 em Leiston Inglaterra. A escola de Sumerhill era baseada em princípios Humanistas, e não havia provas, testes ou exames, a aprendizagem estava no processo e não na avaliação final, os alunos escolhiam o que aprenderiam respeitando assim seus interesses e o seu emocional, o ensino era centrado no aluno. E a conclusão desse ensino seria a de o aluno ser mais feliz e não ficar preso em um mundo de bens materiais e consumo. O professor não interferia na aprendizagem do aluno para não causar pressão, porem ele atendia o aluno caso fosse solicitado.

Abordagem Comportamental

A Abordagem Comportamental é uma pedagogia diretiva disfarçada de internacionalista, tendo como um dos principais nomes do comportamentalismo, Skinner considerado por muitos o criador da psicologia comportamentalista. Nesse tipo de abordagem o ensino e aprendizagem caminham juntos, o professor molda o aluno para ser o que a sociedade deseja e que ele aprenda coisas uteis para sua vida em meio a sociedade. O professor procura transmitir o conhecimento para o aluno, decidindo o que ele vai ou não aprender, porem o aluno não precisa se esquecer de seus sonhos ou desejos, tendo uma relação participativa na sala de aula, usando de conhecimentos antigos para que o novo possa ser assimilado, mas nesse tipo de abordagem o professor ainda possui o controle do processo de aprendizagem. Nessa abordagem é necessário que o aluno tenha um professor, transmissor da cultura, que o molde para conviver na sociedade e que seja influenciado por ele podendo assim tomar as suas decisões. Ao final do processo de aprendizagem o aluno passa por um teste que o resultado pode revelar se ele realmente aprendeu e esta pronto para prosseguir, e a conclusão desse ensino seria a de o aluno viver na sociedade fazendo seu papel e ser influenciado para tomar suas decisões.

PINÓQUIO ÁS AVESSAS – RUBEM ALVES

“Recontada por Rubem Alves a história do boneco de madeira que vira menino, ganha novos contextos, e de história para criança, passa á história pra gente grande pensar. Nesta versão, ilustrada por Mauricio de Sousa, ele aponta o perigo que correm nossas crianças ao ingressar em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, mas antes tentam enquadra-las num sistema educacional rígido, conservador e sufocante. O conto é, assim apresentado “ás avessas”, para provocar uma grande reflexão que suscite mudanças significativas em favor de uma educação verdadeira, edificante, que preserve a criança no ser humano – a capacidade de sonhar, criar, transformar e se realizar”.

Como podemos observar na contagem encontrada no livro, está contida uma critica velada ao sistema educacional Tradicional, porem é importante ressaltar que Rubem Alves não nega em nenhum momento durante a história a eficácia da abordagem pedagógica tradicional. Já que a mesma é totalmente eficaz naquilo que se propõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com