TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPI ESCOLA DA FAMÍLIA VERSÃO FINAL

Por:   •  13/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.869 Palavras (32 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 32

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

Escola e Família

A relação da família com a escola 

Jaqueline de I. Estevam - 516007

Silvana Pereira de Souza - 1517643


SÃO PAULO

2015

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

FACULDADE SUMARÉ

Escola e Família

A relação da família com a escola 

Trabalho Elaborado para Disciplina: PPI, Curso de Pedagogia, Turma: 2° NM - A

Docente Responsável: Prof.ª Roseli Pereira Silva

SÃO PAULO

2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO I        

Escola e Família        

Os Desafios da Relação Escola/Família        

CAPÍTULO III        

3.1 Motivação e justificativa        

3.2 Delimitação do Problema        

3.3 Hipótese        

3.4 Objetivos específicos        

3.5 Referencial Teórico        

CAPÍTULO IV        

METODOLOGIA        

4.1 O Ambiente Escolar        

4.2 Sujeitos da Pesquisa        

4.3 Coleta de Dados        

4.4 Entrevista com a Família        

4.5 Entrevista com a Escola        

CAPÍTULO V        

ANÁLISE DOS DADOS        

CAPÍTULO VI        

CONCLUSÃO        

Referências Bibliográficas        

ANEXOS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho fala sobre a relação Escola/Família, mais especificamente sobre os desafios da participação da família no ambiente escolar, tendo como objetivo descrever, analisar, verificar, conhecer, averiguar e identificar como se dá essa participação tão fundamental para o desenvolvimento do aluno e um trabalho de excelência para todos os envolvidos no processo.

Nos dias atuais essa participação tem sido cada vez mais complexa, devido a correria do cotidiano, dificultando essa participação, e os fatores são muitos como divórcios, filhos de pais solteiros, casamento com diferentes parceiros. Nessa perspectiva é notável o distanciamento da família da vida escolar de seus filhos. Sendo assim a família é responsável pela forma como seus filhos se relacionam com o mundo, como também como esses alunos desenvolvem no ambiente escolar.  Oliveira (2010) define família como:

Focalizando a realidade brasileira que no que concerne à definição de família, a Constituição da República Federativa do Brasil (1988) estabelece os princípios fundamentais em relação a instituição familiar e reconhece como entidade familiar a união estável entre homem e mulher, ou a comunidade formada por quaisquer dois pais e seus descendentes. Nota-se uma diferença significativa na definição estabelecida pela Constituição Brasileira em relação as apresentadas anteriormente quanto à não inclusão das relações não heterossexuais enquanto unidade familiar. (OLIVEIRA, 2010, p. 100)

Sendo assim, é de suma importância que escola e família se entrosem, no sentido de conhecer as realidades e limitações desse envolvimento, buscando alternativas que melhorem essa participação, ajudando aos alunos a terem sucesso na educação.

Mas que para esse processo tenha êxito, a instituição deve ter um gestor líder que desenvolva um trabalho norteado pela sinergia, fator pelo qual todos trabalham em prol de um bem comum, com motivação e não por obrigação. Segundo Luck (et al. 2002, p. 34).

“as escolas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em grupo, capazes de trabalhar junto com os professores e colegas, ajudando a identificar suas necessidades de capacitação e a adquirir as habilidades necessárias”.

Com base na autora, vemos que a escola tem que desenvolver habilidades para que a participação da família junto a instituição seja algo real, e não apenas devaneios, pois esse relacionamento entre escola e família é de suma importância para o processo educativo dos alunos e o gestor deve ser o articulador que deverá por meio do Projeto Político Pedagógico organizar seu trabalho de forma que a escola e a família se unam por um bem comum. Para Romão e Padilha (apud JESUS, TORETE, 2000 p, 26):

O diretor de escola é, antes de tudo, um educador. Enquanto tal, possui uma função primordialmente pedagógica e social, que lhe exige o desenvolvimento de competência técnica, política e pedagógica. Em sua Gestão, deve ser articulador dos diferentes segmentos escolares, em torno do projeto político-pedagógico da escola.

Nossa preocupação é discutir nesse estudo a relação da família com a escola e que forma tem sido feita essa aproximação. Para isso dividimos o trabalho em 4 capítulos:

No primeiro capítulo abordaremos “os Desafios da Relação Escola/ Família” pontuaremos as dificuldades encontradas em inserir a família no meio escolar.

No capítulo II abordaremos a motivação e justificativa, ou seja, motivos que nos levaram a pesquisar tal assunto, buscando uma justificativa para que possamos trazer elementos que nos ajude a mostrar a importância dessa parceria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)   pdf (277.2 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com