TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA PEDAGOGICA

Por:   •  5/6/2015  •  Seminário  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

NOVA VENÉCIA-ES

2015

MONIELLI WALKER DOS SANTOS

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Pratica Pedagógica do 1º semestre do curso de Pedagogia. Orientadora: Eloisa Maria Sodero Jacomini de Carvalho

NOVA VENÉCIA-ES

2015

Introdução

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE KM 41

Origem e clientela

O nome da escola é Escola Família Agrícola do km 41. A origem do nome se deu devido às casas familiares na França onde as crianças pudessem ficar na escola como se fosse na família. A fundação da escola aconteceu dia 01 de maio 1972. A EFA do Km 41 tem sua História fundamentada em fatos reais, importantes e urgentes na sua implantação. Tudo começou no final da década de sessenta quando o Norte do Estado do Espírito Santo atravessava um período muito difícil. O meio rural que contava com a graça de ser bem recheado de agricultores com pequenas propriedades, pouco a pouco foi sentindo o desaparecimento das mesmas que foram vendidas a preços muito baixos. Em seus lugares a ocupação por latifúndios na exploração do eucalipto. Resultado: “Terra cheia de eucalipto, vazia de gente”, provocando o aumento da densidade demográfica nas periferias das cidades. Esse drama foi tão gritante que um grupo de agricultores ligado à Diocese de São Mateus com liderança nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) liderado pelo Pe. Aldo Luchetta procurou alternativas para diminuir o êxodo rural. Esse grupo foi até ao Sul do estado, precisamente em Anchieta, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul onde o MEPES (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo) já havia feito à experiência por sinal bem sucedida da Escola Família Agrícola na Pedagogia da Alternância, Filosofia e Metodologia próprias para atender aos agricultores e seus filhos, no sentido de sensibilizá-los em relação ao poder e o bem que nos traz a terra, aumentando assim o amor por ela. Nesta visita conseguiram perceber que esta era a “luz” que faltava para a nossa região. De volta, o grupo deu início a uma conscientização sobre a importância e a necessidade de se implantar as EFAs aqui no município de São Mateus. A ideia foi assumida pelas Comunidades Eclesiais de Base. Com campanhas para comprar tudo, até mesmo parte do terreno, porque uma parte foi doada por Paulo Sossai. Toda doação era convertida em dinheiro para compra de material. No dia 30 de abril de 1972 foi inaugurado, ainda inacabado, o primeiro pavimento da escola e no dia seguinte, 01 de maio, com uma equipe de três monitoras, iniciou-se as atividades com uma turma de jovens, que no começo era só de mulheres para o Curso de Economia Doméstica. Mais tarde passou para o Supletivo de Suplência de 1º Grau e em 1991 o ensino nesta EFA passou para o Fundamental Regular de 5ª a 8ª séries. Temos a alegria de relatar que passaram pela matrícula desta EFA um total de 1069 estudantes desde a sua criação. Como podemos perceber, valeu lutar por esta escola na região, ela conhece, valoriza, assume a identidade agrícola com os jovens agricultores e acredita que é na agricultura que ainda podemos depositar confiança de dias melhores com a resposta da nossa “Mãe Terra”.

Na época em que a escola foi fundada o presidente do Brasil era Emílio Garrastazu Médici que foi um militar e político brasileiro. Foi presidente do Brasil entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974, durante o Regime militar.

            E neste ano de 2014 houve outra conquista significante tanto para as famílias da região quanto para o município que foi conquistado com ajuda do governo o curso superior profissionalizante de 1º ao 4º ano, foi uma conquista bastante organizada com participação de pais de alunos e lideranças de assentamentos realizando reuniões e comitês de educação. A escola agora terá formação de ensino médio de nível técnico que contribuirá bastante na formação dos alunos para estarem contribuindo com seus conhecimentos na própria região.

Localização 

A EFA do km 41 localiza-se num bairro onde vivem aproximadamente 800 famílias, sendo distrito de São Mateus, onde o comércio local abastece os moradores, conta também com um posto de saúde para atender as famílias. Na escola existem quatro prédios sendo dois dormitórios, um masculino, e outro feminino, refeitório e cozinha, departamento administrativo, salas e auditório, atendendo as necessidades dos alunos. A vizinhança é de classe média baixa. Existem vários bares, não existe livraria, possui alguns orelhões públicos, os espaços de lazer da escola são uma quadra de areia e outra de cimento, um campo de futebol dentro do espaço da escola e outro na comunidade. A infraestrutura evoluiu bastante, mas há ainda muitas coisas a serem melhoradas e a escola sofre com a falta de água.

Reflexos da escola na comunidade

As festas da escola são feitas anualmente para reunir as famílias e celebrar. Os projetos comunitários são a capoeira com as crianças e a 3ª idade. A importância da escola é o reconhecimento das famílias na forma de ensinar e educar. Pode se dizer que o slogan da escola é a vida ensina mais do que a escola.

Concepção de educação desenvolvida na escola

A missão é organizar as pessoas, refletir o nosso dia a dia e transformar a sociedade. A forma de gestão é compartilhada reunindo uma vez por semana para organizar a mesma em vista de um ambiente democrático. A escola tem um espaço bom e agradável oferecendo para os alunos o estudo, lazer, organização e disciplina. Os planejamentos são feitos na 2ª feira coletivamente e são distribuídas as tarefas de acordo com as responsabilidades. São vários os métodos, as aulas são expositivas, áudio visual, slide e outros. As avaliações são qualitativas, somáticas, oral, escrita, individual, depende do monitor/professor. Outra avaliação que é utilizada é a avaliação das habilidades, sendo três: A habilidade do trabalho pratico, a habilidade nas relações sociais, a habilidade nos estudos. Os critérios são feitos primeiro do eu e depois do outro e a família responde do filho no seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com