TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS PEDAGOGICAS

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.

Introdução.

Entende-se criança como um ser diferente do adulto, diferenciado na idade, na maturidade, além de ter certos comportamentos típicos.

Porém, tirando a idade, o limite entre criança e adulto é complexo, pois este limite está associado á cultura, ao momento histórico e aos papéis determinados pela sociedade.

A valorização e o sentimento atribuídos á infância nem sempre existiram da forma como hoje são concedidas e difundidas, tendo sido modificadas a partir de mudanças econômicas e políticas da estrutura social.

Também é direito de toda criança crescer em um ambiente diversificado, desafiador e acolhedor, influenciando assim a sua aprendizagem. A forma primordial de construção de seu conhecimento é através do jogo. É pelo que nós chamamos de brincadeira que aprende a conhecer a si própria, as pessoas que a cercam, as relações entre as pessoas e os papéis que assume, incluído um desenvolvimento de valores e direitos da criança, ampliando assim sua própria história para que ela possa viver e conviver no mundo.

A infância é algo que esta em permanente construção. A concepção que nossos pais tinham quando éramos crianças é muito diferente da concepção que hoje nos possamos ter sobre nossos filhos. Para o historiador francês Philippe Ariés (1978), o conceito de infância, apesar da semelhança cronológica, muda ao longo da historia em função d diferentes fatores sociais econômicos, políticos e culturais.

Durante muito tempo a preocupação do estado com a criança começava a partir dos 7 anos. A década de 80 mostrou á sociedade brasileira que isto não é verdade, a infância deixou de ser apenas objeto dos deveres públicos do Estado, da sociedade como um todo.

O educador deve ter consciência do seu papel enquanto educador da infância. Infância que muda que constrói que aparece não só como sujeito de direitos, mas comio sujeito público e social de direito. Outro ponto muito importante é o movimento da identidade, pois avançou muito ultimamente e nos mostrou que cada idade tem sua identidade.

Cada idade exige uma educação própria, uma realização própria e não um preparo para outra idade. Isto tem revolucionado incrivelmente a concepção da infância.

A importância da brincadeira na Educação Infantil.

É necessário sensibilizar os professores de educação infantil sobre importante papel que brincadeiras, jogos e brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. É imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.

“Para entende o universo lúdico é fundamental entender que as crianças brincam entre si e sozinhas, elas não estão “perdendo tempo”.

Na idade pré-escolar e nos primeiros anos de escola, contar e ler histórias em voz alta e falar sobre o livro de gravuras e importantíssimo para o desenvolvimento do vocabulário e mais importante ainda, para a motivação da leitura.

A educação do ensino fundamental buscou-se a fazer com que o conhecimento do aluno seja construir progressivamente, de modo eficaz e significativo. A fim de promover a forma, mas capaz de desenvolver o intelecto do pensamento.

Que se considere que a infância seja sempre desenvolvida de modo que a criança sempre brinque.

Bibliografia:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, vol.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com