TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRE TCC EM PEDAGOGIA

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

2017


 CARINA DE FATIMA WENCESLAU[pic 6]

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Unopar Cascavel

Orientador: Prof(ª). Gislaine Buraki

Cidade

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICE        16

ANEXO        17


1 INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho tem como objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil, tendo como foco principal a necessidade de mostrar o quanto o brincar ajuda no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Estamos vivendo em um mundo com tantas mudanças que estamos esquecendo-se de repassar que o brincar é também um recurso escolar.

A proposta deste trabalho será mostrar que a imaginação a criatividade, desenvolvimento motor, estímulos de competências, melhoramento da expressividade, regras e limitações, laços afetivos, interação social e outros benefícios só são oferecidos através do brincar.

É necessário também que os pais e educadores estejam cada vez mais estimulando e conscientizando que o lúdico deve ser vivenciado na infância não somente como diversão mais também de forma agradável e como uma forma de aprendizado. Será abortado o que alguns pensadores falam sobre o lúdico na educação infantil e as transformações que vem sendo feita ao longo dos anos.

Neste estudo serão mostradas algumas brincadeiras, as razoes para brincar e quais são os objetivos das brincadeiras e como estão sendo usadas em escolas nas redes municipais de Cascavel- PR. Neste sentido, o objetivo deste estudo é explorar um pouco afundo tudo que envolve o lúdico e sua importância na Educação Infantil.

1.1 O PROBLEMA

Quais os são os objetivo das brincadeiras na educação infantil?

Como as brincadeiras são abordada e vista hoje nas escolas?

Como as brincadeiras são visto por pensadores como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Marina Montessori entre outros pensadores?

As mudanças que vem ocorrendo nas brincadeiras.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

Mostrar a importância de praticar as brincadeiras e brinquedos na educação infantil e o quanto pode beneficiar a criança em seu desenvolvimento e ter a oportunidade de explorar, inventar e criar que só o brincar proporciona, e as suas praticas pedagógicas e qual o seu papel dentro de sala de aula.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

1. Mostrar a importância das brincadeiras e brinquedos na vida das crianças e como ela vem sendo introduzida nas vidas dos mesmos.

2. Observar de que forma vem sido desenvolvida no dia a dia das crianças e dentro da escola.

3. Como vem sendo aplicadas essas brincadeiras e como são avaliadas seus objetivos.


3 JUSTIFICATIVA

        É através das brincadeiras e brinquedos que as crianças aprendem a criar, descobrir, estimular a imaginação, construir sua autonomia conseguem se expressar com maior facilidade, ouvir e também a respeitar e cada vez mais ela ira se prepara para seu meio social, ou seja, o brincar é de extrema importância e esta cada vez mais presente em nossas vidas.

        É na educação infantil que a criança começa desenvolver estímulos que auxiliam no seu crescimento, sendo assim e nas brincadeiras que a criança mostra formas de pensamentos, cria capacidades emocionais e físicas também é onde ela ira criar uma visão do mundo e acrescentando o desenvolvimento da sua criatividade.

Hoje o brincar está sendo deixado de lado, o brincar além de trazer vários estímulos pode combater a obesidade o sedentarismo e desenvolve o motor da criança. Muitos pensadores acreditam que o brincar nesse milênio é uma necessidade humana, pois proporciona inúmeras coisas boas e trás estímulos alem do esperado. Como metodologia será usada texto pautado nos autores como Vygotsky, Marina Montessori, Kishimoto, Piaget, Cunha entre outros.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As brincadeiras fazem parte do nosso cotidiano há anos, antigamente elas eram vistas como um momento apenas de divertimento e desconsiderava o quanto ela tem uma importância pedagógica enorme. É através das brincadeiras que a criança constrói, reconstrói, organiza e desorganiza seu ‘mundinho’, o brincar para a criança é uma linguagem secreta.

Hoje as brincadeiras são usadas como forma de aprendizagem e estão cada vez mais presentes no meio pedagógico, as brincadeiras se estendem até a vida adulta mais diminuem a importância conforme os anos vão passando.

O proveito de aprofundar esse estudo desperta interesses em muitos pesquisadores. Teixeira (2003, p 231) declara que:

As brincadeiras são fundamentais na vida da criança, porque são

nessas atividades que ela constrói seus valores, socializa - se (...), cria seu mundo, desperta vontade, adquire consciência e sai em  busca do outro  pela necessidade que tem de companheiros.  Portanto, não permitir as brincadeiras será um a violência para o desenvolvimento harmônico das crianças. (TEIXEIRA, 2003, p.234).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (296.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com