TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LEITURA LEITURA NA PRAÇA

Por:   •  7/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE LEITURA

LEITURA NA PRAÇA ; MUDA MUNDO!

INTRODUÇÃO

O Homem sempre sentiu a necessidade de registrar seus acontecimentos como o objetivo de servir como instrumento de transformação das sociedades futuras. E com esse desejo ele foi marcando a sua história apontando diversas leituras de mundo através de registros.No inicio utilizou papiros, tijolos cascas de arvores e outros para demarcar suas experiências e conhecimentos . E nesta cronologia o livro surge e sobrevivi todos os intempéries sociais.

Em 1454 Johannes Gutenberg oferece a sociedade sua invenção; uma máquina que permitia fabricação de livros de forma mais dinamizada. Apesar importância do feito, observamos que na Idade Moderna a leitura e a escrita ainda se conservavam atreladas aos privilégios desfrutados pelas elites. Ler e escrever eram prazeres ainda destinados aos nobres e burgueses enriquecidos. E neste processo o livro foi marcando o seu espaço, e no século XlX ele chega como filho das inovações tecnológicas, marcando uma época de grandes produções,e liberalização dos Estados Nacionais teve grande influência na disseminação do ensino público e no consequente incremento do número de leitores. Com o barateamento dos custos de produção, a leitura passou a atingir grandes parcelas da população. A partir de então nasceram os famosos e ainda bastante procurado os grandes escritores.

Desta forma o mundo da leitura foi expandindo tornando-se um campo de estudos muito profícuo a partir dos anos 1970, com a matriz da historiografia desenvolvida na França uma nova história cultural, que se desenvolveu o interesse por novos objetos de estudo, novas abordagens e novos problemas para a História. Um desse novos “objetos” foi exatamente a “prática de leitura”. Segundo o historiador Roger Charter,o impacto que as práticas de leitura exerceram naquelas que ele denominou “comunidades interpretativas” ,uma postura diferenciada diante da dinâmica da vida.

Contudo não se pode negar que a leitura auxilia no desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa, proporciona diversos benefícios, pois quem lê absorve uma quantidade substancial de informações ideias ,expande o vocabulário amplia a visão de mundo do leitor.

JUSTIFICATIVA

Ao longo da história a sociedade vem perdendo cada vez mais seus leitores. Os avanços dos recursos tecnológicos especialmente a internet e a televisão e a facilidade no poder de manipulação,formação de opinião e praticidade,tem gerado o distanciamento entre as pessoas e o habito de leitura. Afinal nada se compara a capacidade de imaginar e o poder de raciocínio que a leitura pode proporcionar. Muitas histórias de vida foram transformadas após a leitura de um livro. Ler indica caminhos para maturidade e desperta consciência de qualquer ser humano.Os leitores devem ter a concepção de que todos os benefícios alcançados a partir da leitura são individuais e podem ser decisivos na formação de suas vidas.

Já dizia Monteiro Lobato “um pais se faz com homens e livros.A partir do momento em que há pratica de leitura em qualquer nação se constrói com ela o desenvolvimento intelectual,a visão de mundo, as opiniões que abre caminhos para uma vida melhor.

Desta forma este projeto surge de uma iniciativa minha e de meu esposo,que acredita que o mundo pode ser mais humano a partir da leitura. Exemplos estes que sempre foram transmitidos pela família em que fomos criados, e quanto a minha pessoa acrescida pelos ensinamentos das missionárias do Santíssimo Sacramento que nunca poupou esforços em minha formação, religiosa e acadêmica. Criamos os nossos filhos com esta mesma concepção onde leitura e os livros seriam o maior legado que poderíamos deixar para cada um deles. Assim o desejo de transmitir essa importância aos outros sempre existiu só nos faltava o primeiro passo que se deu de forma tímida e que aos poucos foram tomando forma. Este projeto social se localiza na praça, José Martins, aos domingos dás 10h ás 18h atende várias faixas de idade,e não visa fins lucrativos. A dinâmica do projeto acontece numa perspectiva de aguçar ainda mais os valores humanos e despertar gosto pela leitura. Haja vista que são disponibilizados livros num período de quinze dias onde a palavra e o compromisso credita o locatário. Não tem ficha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com