TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Pratica profissional

Por:   •  29/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AMANDA APARECIDA OLIVEIRA DOS SANTOS, RU 731698.

SHEILA PAZZINI DOS REIS SILVA XAVIER, RU 727916.

SYBELLE GONÇALVES, RU 723701.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – CONTEXTOS           EDUCATIVOS

ILHABELA

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AMANDA APARECIDA OLIVEIRA DOS SANTOS, RU 731698.

SHEILA PAZZINI DOS REIS SILVA XAVIER, RU 727916.

SYBELLE GONÇALVES, RU 723701.

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – CONTEXTOS EDUCATIVOS

Relatório de Portfólio de Pesquisa e

Prática Profissional - Contextos

Educativos apresentado à UTA –

Gestão Educacional, no curso de

Pedagogia a Distância da Faculdade

Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Elizabete Martarelli

Centro Associado: Ilhabela

ILHABELA

2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2- A VISÃO DO QUE SÃO OS CONTEXTOS EDUCATIVOS..........................05

2.1.- APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS........................................08

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11

4- REFERÊNCIAS.............................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Nosso trabalho de Pesquisa e Prática Profissional foi realizado na Instituição Não Formal, Galpão das Artes, desenvolvido através de pesquisa com alguns profissionais da área da Educação Não Formal e observações do espaço estagiado, onde essa pesquisa tem a contribuição para a formação de novos profissionais na área da Educação, nós futuros pedagogos.

Foi feita uma análise de todo material que coletamos, colocamos em foco o principal das ideias e conhecimentos dos entrevistados.

Após esta experiência profissional, nós futuros pedagogos, observamos que a Educação vai além do que possamos imaginar, observamos que é muito importante a existência destes lugares, eles tornam a vida dessas crianças, adolescentes e adultos mais complexos, mais felizes, e trazendo com tudo isso o prazer por estar ali participando, aprendendo. É um grande passo para essas pessoas poderem engrenar na área Escolar trazendo mais interesse pelos estudos.

O objetivo dessa pesquisa é saber o que esses profissionais entendem por Contextos Educativos, qual a sua percepção diante desse tema que tanto nos engloba, e também para maiores esclarecimentos diante desse assunto.

 É muito importante o conhecimento desses profissionais que atuam nesses Espaços Educativos, pois através desses espaços que os alunos têm oportunidades de aprendizado. Se esse profissional não tem um direcionamento, um objetivo a ser traçado, sem dúvidas que não haverá aproveito nenhum, mesmo que esse Espaço Educativo seja Não Formal, e que não aconteça a Educação Formal diretamente.

Alguns itens que serão informados nesse portfólio, uma pequena apresentação do Conceito de Contextos Educativos.  Apresentaremos a diferença entre Contextos Educativos Formais e Contextos Educativos Não Formais, mostraremos o Panorama Histórico da Escola Brasileira, enfatizando a criação dos Espaços Educativos, algumas Ações Socioeducativas que possibilitam a aproximação entre os Espaços Escolares e os Espaços Não Escolares e também algumas possibilidades de trabalho em Espaços Escolares e Não Escolares.

Depois de apresentar todos os itens citados à cima tem uma pequena apresentação de todos os dados coletados da pesquisa, e para encerrar nosso Portfólio tem nossas Considerações Finais e Referências.

2- A VISÃO DO QUE SÃO CONTEXTOS EDUCATIVOS.

 

Não é de hoje que se iniciam os Contextos Educacionais, eles surgiram muito antes da Pré-História. Nesse tempo qualquer espaço era utilizado para educar, ensinar, pois não havia formação de professores, qualquer pessoa poderia ensinar, não tinha nem um espaço físico definido para prática de ensino.

Ao decorrer do tempo houve um processo evolutivo em nossa sociedade, que foi a necessidade de ter um lugar adequado para o processo Educacional. A partir daí que surgiu a escola, isso tudo na era antes de Cristo.

Com o passar do tempo, na Idade média esses ambientes, ”escolas”, foram-se multiplicando.

A educação também é um processo pelo qual os alunos consigam ampliar seus conhecimentos, mas a Educação em si, ensina-os e prepara-os para as disciplinas escolares e tornando-os mais capacitados para a sociedade e para as disciplinas da vida.

Existem muitas formas de aprendizagem nos Contextos Educativos, podem ser em Contextos Educacionais formais e Contextos Educacionais Não Formais.

A Educação Formal é aquela que acontece na escola, a Informal acontece no Espaço Não Escolar.

Há varias maneiras de aprendizagem, tanto na Educação Formal quanto na informal, o principal é que dentro desses ambientes haja o envolvimento desses alunos, ou participantes, valorizando a vida cultural de cada um e respeitando as suas diferenças.

O Contexto Educacional tem a necessidade de um aprendizado contínuo, que desperte no aluno o envolvimento e a capacidade de suas habilidades.

Não podemos esquecer que em Contextos Educacionais são de imensa importância para a ação e para o conhecimento dos professores e do corpo profissional que compõe o grupo, o que vale do espaço físico se não tem formação adequada para esses alunos? Por isso é necessário se preocupar com a formação destes.

Contexto educativo é todo lugar que pode acontecer à educação seja ela dentro ou fora de escola.

Sendo assim as principais diferenças onde se passa esses Contextos Educacionais Formais e Não Formais. O Formal é a escola, o local onde se cria se refaz a Educação, onde se coloca as disciplinas educacionais em práticas; Já a Não Formal são lugares fora das escolas, mas apropriados para gerar educação, lugares onde se interage cidadania. São pessoas que se juntam e que se preza que trabalham no coletivo, independente de sua idade, estudo, conhecimento, etc. Colaboram por um mundo melhor, lutam pela justiça social, pela igualdade, pela liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com