TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ciclo Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  18/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

PEDAGOGIA – EAD

PORTFÓLIO CICLO 3

Portfólio desenvolvido por, RA:, como requisito da avaliação da disciplina: Atualidades em educação e diversidade.

Polo Rio Claro – SP

Novembro – 2020

A análise do texto “O menino, o vento e a pipa” nos permite compreender que os autores buscam mostrar a constante transformação das percepções que temos sobre a vida, uma vez que, o personagem da história tinha uma percepção sobre o mundo, e após a convivência com o menino João, tudo se transformou. Além disso, o texto nos faz refletir sobre como temos a capacidade de enfrentar às adversidades que possam surgir nas diversas fases de nossa vida.

Assim, quando pensamos em educar para a diversidade, devemos levar em conta que este ato envolve o respeito às diferenças e consequentemente a valorização dessas alteridades, além da capacidade de expandir o horizonte reflexivo dos educandos para além do etnocentrismo e do egocentrismo. Uma vez que, pensando na sociedade brasileira, enquanto multicultural, complexa e que se fundamenta sobre os princípios democráticos, o ato de educar para a vida em sociedade envolve educar para a diversidade.

Infelizmente, em diversos ambientes, inclusive na sala de aula, ainda escutamos narrativas de preconceito racial, cultural, classe, orientação sexual e xenofobia. No ano de 2017, durante o estágio da minha primeira graduação, pude observar que um aluno negro sofria preconceito racial de diversos colegas da sala de aula. Esse aluno sempre recebia apelidos e comentários sobre sua aparência e por esse motivo ficava afastado dos demais colegas.

Desse modo, buscando diminuir situações como essas em sala de aula, é de suma importância que os educadores sejam capacitados para lidar com essas situações e tenham abertura para apresentar e discutir em sala de aula temas referentes ao desrespeito e negação à diversidade, visto que, o que define o ser humano é justamente a sua capacidade de expressar a unidade pela diversidade, que se expressam nos modos de ver, entender e atuar no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com