TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Educar para vida ou para o trabalho

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

Cidade

Ano


[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]        


  1. introdução

O presente trabalho traz o intuito e objetivo de mostrar através do texto: Educar para a vida ou para o trabalho, escrito por José Adir Lins Machado, a observação referente a transmissão e a construção da educação desde a Antiguidade (Grécia), Idade Média e Moderna.

Na antiguidade a educação está firmada no modelo ocidental de tradição, cultura, arte e civilização, isto é, no centro da vida social, e esta, não era apenas limitada a formação profissional e econômica, mas também a formação integral do caráter humano.

Assim, através desta educação que teremos uma grande revolução nos aspectos de valores culturais ao longo da história, tais como: de convivência em sociedade levando o homem a cumprir com a sua natureza de animal racional e político, rumo a realização de um ideal maior de vida, a felicidade.


2. DESENVOLVIMENTO

Com base no texto “Educar para a vida ou para o trabalho”, evidencia-se a influência cultural como processo ativo de construção e transmissão do conhecimento do indivíduo comparados a partir do século V A.C (Paidéia) onde esta traz a proposta de uma pedagogia voltada a capacidade humana e seu conhecimento para ação do indivíduo ao longo de sua existência. Destaco algumas idéias do mesmo que expressam mudanças nos padrões da educação e aos valores.

Hoje a educação apresenta avanços tecnológicos e científicos, mas em virtude de “[...] problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo.”(§1°) Motivo disso é por que as virtudes presentes na construção do conhecimento foram substituídas pela satisfação própria, bem como econômica  e financeira do que pela melhoria do caráter humano e social.

Dessa forma a educação cultural e a tradição ficam impossibilitadas de ocorrer, pois segundo o autor: ”qualquer povo altamente organizado tem um sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana” (§5°), pois estes educavam para a vida na pólis (cidade-estado), “a história da educação está condicionada pela transformação dos valores para cada sociedade” (§4°).

A aretê foi também um importante elemento na paidéia grega, o conceito de educação integral para a formação de um cidadão virtuoso e capaz de desempenhar qualquer função na sociedade estava intimamente ligada à aretê e esta a questão da honra, pois os gregos preferiam morrer a viver sem honra; “[...] a defesa dos amigos, o sacrificar-se pela pátria, abandonar dinheiro e bens para “fazer sua a beleza”; e assim o heroísmo é o que há de mais peculiar no sentimento de vida dos Gregos”. (§15°)

Nesse contexto a educação na Grécia e Idade Média consideravam “o indivíduo um canal pelo qual se manifestava uma inteligência universal e divina” (§18°) já na era moderna, “os homens não descartaram todas as crenças, mas partiram daquilo que era transmitido e investigaram criticamente suas bases e o resultado destas revisões foi uma revolução das concepções de mundo” (§22°),”a revolução da modernidade não se deu por rejeição absoluta da tradição, mas pela luta por maior liberdade de pensamento” formulando assim, “a idéia de indivíduo isolado, fonte de uma nova moral de uma nova ordem social, uma instância oposta ao mundo” (§22°).


2.1 COMPREENSÃO DO TEXTO

 No tempo (Grécia, Idade Média e Moderna), a educação buscava considerar suas reais necessidades a cada período da história. Para cada necessidade histórica, a educação mostrou-se vagarosa e em conflito com a educação anterior a seu período. Isso ocorreu por que novas fases, ou seja, novas exigências foram sendo fixadas no cenário da vida social em determinados acontecimentos do momento vivido.

Creio que a educação a partir de um contexto histórico é importante, pois nela estão expostas as raízes do presente. A educação de cada povo surge através da sua história de vida, como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, é de suma importância resgatar a história da educação, para que possamos abranger a época moderna.

Sendo assim, a educação de cada época é formada por uma série de fatores, destacando como principais ideias (cultura, econômia, valores sociais) e o interesse do ser humano pela construção e desenvolvimento pelo conhecimento. Contudo, é responsabilidade nossa de operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade uma linha defensora do progresso referente à educação/sociedade e de seu desenvolviemento. Pois como dizia Paulo Freire (1921-1997); ”Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”.

2.2 CONSTRUÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO (antiguidade).

Na antiguidade a educação teve como objetivo fundamental a formação do homem como indivíduo e sua interação recíproca com a pólis (cidade-estado grega), pois além de formar o homem, a educação deveria também formar o cidadão.

Platão define Paidéia“[...] a essência de toda a verdadeira educação, ou Paidéia, é que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e obedecer, tendo a justiça como fundamento” (cit. in Jaeger, 2001).

Assim encontrava-se um grande grau de envolvimento ético, pois além de ser uma transmissão de ofício, este visava formar o caráter do indivíduo através de exercícios de hábitos saudáveis favorecendo seu amadurecimento até se tornar um homem digno e honrado na sociedade.

2.3 SURGIMENTO DO HUMANISMO RENASCENTISTA

O Renascimento começou no século XV e XVI, e tornou-se conhecido por toda a Europa. Foi um período da história marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O movimento Renascentista elegia a razão como a principal forma pelo qual o conhecimento seria alcançado, assim, este deu privilégio ao estudo da matemática  e as ciências da natureza, novas técnicas de proporção e perspectivas quanto a arte (pintura e a escultura).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com