TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagogica

Por:   •  5/4/2016  •  Artigo  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

Por qual razão é importante refletir sobre o assunto?

Mas você é só um professor!

Qual a relação com você?

Como poderia ser observado na escola? Quais dados revelariam de fato como é que funciona na escola?

  1. A presença da comunidade dentro da escola (mutirões para melhoria, amigo da escola...)

É importante refletir pela união que pode haver entre escola e comunidade, criar laços que contribua para o ensino.

Tem relação, pois o diálogo entre professor e comunidade tem uma forte vinculo para melhoria tanto da escola e também para o aluno.

A comunidade não é apenas para mutirões, mas sim para agregar o aprendizado dentro e fora de casa.

  1. Ações sociais da escola para comunidade (apoio a família do aluno, comunidades no entorno da escola)

A participação da escola na comunidade faz com que reconheçam

 a importância de seu envolvimento para o sucesso escolar do filho/aluno.

A relação que existe é  referente a educação o ato de educar, o professor dentro de sala não é capaz de assumir o papel de educar sozinho ele necessita do amparo da  comunidade da família.

poderia ser observado na pratica com a Integração Escola, Família e Comunidade, que abre as portas para atividade de integração entre diversas Famílias, a escola e a comunidade local.

  1. Administração financeira da escola. Dinheiro que a escola recebe do governo e de projetos

É importante refletir pelo fato de trazer melhorias para o conhecimento e para melhor explicação ilustração do professor.

Tem relação porque com este recurso podemos investir em materiais que possa ajudar a aperfeiçoar o conhecimento, garantindo de certa forma que o aluno aprenda melhor.

Pode ser obsevado quando a escola faz  a aquisição de materiais, manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e desenvolvimento de atividades educacionais.usando o dinheiro que recebe do governo.

  1. Adoção e uso do livro didático

Importante refletir pois o livro didático é a base que o aluno e professor vai ter para seguir, em sala.

Tem relação pois o livro didático enquanto instrumento de apoio aos professores é a base para a preparação e desenvolvimento das aulas.

Um recurso muito bom, porem necessita de uma visão mais ampla e muitas das vezes o professor segue apenas o livro não pesquisa mais recurso vídeos, exercícios diferentes, isso faz com que o ensino seja monotomo.

  1. Adoção método de ensino

É importante refletir pois a partir daí estabelece uma ordem um modo de aprendizado que vai contribuir para o educar.

A relação é que com o método de ensino o professor saberá como agir em sala de aula, quais recursos utilizarem e linha de pensamento.

Funciona por exemplo na maioria das escolas é utilizado o método tradicional aonde observamos que a escola tem como foco o professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas.

  1. Alimentação oferecida pela escola (almoço, merenda...etc)

É importante pois  a alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis e, sobretudo, para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens nas escolas.

Promover uma alimentação de qualidade é trabalhar por uma melhor educação, porque se o aluno estiver bem alimentado ele irá render muito mais em sala de aula.

Observamos na hora do intervalo que as crianças saem durante um período estabelecido pela escola, para ter uma refeição que é variada desde saladas, frutas saudáveis que faz com que o aluno se alimente com qualidade.

  1. Aprovação de alunos

É importante refletir, pois o aluno esta dando um passo a frente em sua jornada escolar a cada ano aprovado, e isso é muito importante em sua vida.

Total relação pois o professor tem a  responsabilidade tanto de apresentar o conteúdo e cobra-lo, e assim analisar se o aluno tem ou não capacidade de ser aprovado ou não.

Na escola pode ser observado no conselho de classe quando o professor divide suas experiências que teve com os alunos com os outros professores, analisando em conjunto se o aluno tem como ser aprovado ou não.

  1. Arrecadação de verbas realizadas pela escola além das recebidas oficialmente (Bingos, festas, rifas, churrascos...)

É importante pensar pois estes eventos acontecem geralmente pela escola estar precisando de algum recurso e pela falta de dinheiro.

A relação que existe entre o professor e estas arrecadações esta  vinculada no professor e  a escola ser os maiores beneficiários, como melhorias no ambiente escolar, materiais novos, etc.  

Por exemplo quando a escola organiza uma festa junina no meio do ano, o dinheiro arrecadado, vai para ajudar alguma instituição de caridade, ou até mesmo para fazer uma mudança na escola como uma quadra de esportes coberta. Existe vários o pontos.

  1. Associação de pais e professores (APMF)

É de de extrema importância que pais, professores, funcionários e equipe diretiva, que compõem a diretoria da APMF, tenham consciência que toda e qualquer decisão tomada em reunião deverá ser discutida, sejam questões de ordem pedagógica ou administrativa, pois essas decisões terão um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.

A Relação como professor é que com esta união entre país professores e funcionários ajuda a entender o que esta se passando com o aluno com a ajuda de toda a família.

Nas reuniões realizadas.

  1. Atividade extracurricular

Importante refletir porque a escola pode e deve ir além do obrigatório, pois hoje em dia estamos passando por diversas mudanças tanto sociais quanto econômicas e  isso deve ser abordado.

Estas atividades  extracurriculares esta ligado ao professor pois acrescentam, combinam e transformam os conteúdos.

Exemplo quando organizam alguma atividade voluntária independente da ação mostra que o aluno tem o desejo de estudar, generosidade.

  1. Atividades de contra turno (curriculares)

Esse programa constitui-se de atividades integradas ao Currículo Escolar, que oportunizam a aprendizagem e visam ampliar a formação do aluno.

Esta relacionada porque por meio deste programa, cada escola pode propor uma atividade para ampliar a o conhecimento desejado.

Podemos ver nas escolas quando realiza a melhoria da qualidade do ensino por meio da ampliação de tempos, e oportunidades educativas em contraturno na escola ou no território em que ela está situada, afim de entender ás necessidades socioeducacionais dos aluno.

  1. Avaliações

É importante refletir sobre a avaliação, porque a partir daí se tem uma noção do andamento do aluno, como ele esta lidando com as dificuldades.

O professor é uma pessoa com que o aluno tem chance de se abrir expressar o que esta sentindo e o professor tem poder de ajudar a enfrentar e lidar com este problema.

Poderia ser observado nas escolas, com palestras, com uma conversa aberta sobre assunto a fim de fazer com que os alunos entendam o mal que estão cometendo e se redimir.

  1. Bulling

É importante se refletir sobre o Bulling pois, é algo que muitas das vezes não são vistos pela família, e o aluno sofre calado, então refletir sobre este assunto é lidar emocionalmente com esta pessoa.

O professor é uma pessoa com que o aluno tem chance de se abrir expressa o que esta sentindo e o professor tem poder de ajudar a enfrentar e lidar com este problema.

Poderia ser observado nas escolas, com palestras, com uma conversa aberta sobre assunto a fim de fazer com que os alunos entendam o mal que estão cometendo e se redimir.

  1. Capacitação de professores realizada pela escola

O professor é um pesquisador por este motivo ele sempre esta estudando, pesquisando, se atualizando refletir sobre a capacitação faz com que entendemos esta necessidade continua.

Total relação o professor necessita desta capacitação para melhor qualidade do ensino.

Nas escolas vemos os professores muitas vezes em semana pedagógicas, realizando alguns cursos.

  1. Como a escola resolve problemas

Refletir sobre este assunto faz com que criamos normas, ideias debates sobre problemas contínuos que vão ter que ser resolvidos.

O professor vai ser a pessoa que estará na frente em sala então ele é quem vai ter que ter a decisão e argumento para resolver os problemas que irá aparecer.

Pode ser observado numa briga em sala de aula, como vai ser encarado e reprendido, resolvido este problema, muita das vezes é passado direto para o pedagogo que irá ver realmente o que aconteceu analisar e tomar a medida necessária.

  1. Compromisso com metas (quais metas? Aprendizagem? IDEB? ENEM?

É importante refletir sobre as metas pois isto influencia na aprendizagem nas nota,s no desempenho do aluno.

Relação porque o professor que ira executar estas metas traçadas em conjunto.

Quando o professor conversa com os alunos, pensando em conjunto como lidar com cada situação.

  1. Conselho de classe (como ele funciona?)

O conselho de classe é um dos vários mecanismos que possibilita a gestão escolar democrática.

O profissional da educação este envolvido porque ele quem vai elaborar o projeto pedagógico, ele quem vai decidir se o aluno tem o conhecimento para seguir nas séries seguintes.

Pode ser observado na escola com relação a um aluno que foi bem em todas as matérias e apenas em artes ele reprovou no conselho de classe os professores vão conversar se ele pode ser aprovado ou não.

  1. Conselho tutelar (como funciona?)

O conselho tutelar possui varias atribuições para garantir e defender o estatuto da criança e do adolescente.

A relação com o professor é que trabalhando em parceria com o conselho tutelar garantimos a aprendizagem e segurança do aluno.

Pode ser observado na escola quando, por exemplo, um aluno não esta se concentrando na aula, aparece machucado e não se abre com ninguém não tem  amigos, algo pode estar havendo em casa o professor analisa aquele aluno, e com parceria do conselho tutelar pode ir até a residência ver o que pode estar acontecendo, e tomar as providências necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com